LEITURA ORANTE – Vocação de Mateus: Vim chamar à conversão os pecadores – Sábado 05/03/2022
Lc 5,27-32 = Vocação de Mateus: Vim chamar à conversão os pecadores.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo.
27 Depois disso, ele saiu e viu sentado ao balcão um coletor de impostos, por nome Levi, e disse-lhe: Segue-me.*
28 Deixando ele tudo, levantou-se e o seguiu.
29 Levi deu-lhe um grande banquete em sua casa; vários desses fiscais e outras pessoas estavam sentados à mesa com eles.
30 Os fariseus e os seus escribas puseram-se a criticar e a perguntar aos discípulos: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pessoas de má vida?
31 Respondeu-lhes Jesus: Não são os homens de boa saúde que necessitam de médico, mas sim os enfermos.
32 Não vim chamar à conversão os justos, mas sim os pecadores.
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
O coletor Mateus-Levi é tido como “pecador”, um corrupto que usa seu ofício para enriquecer-se à custa do povo. Mateus-Levi presta atenção a Jesus que passa fazendo o bem, e em seu coração sente o desejo do bem.
Jesus olha para a pessoa, e vê além de seus pecados, vê o coração dele e o chama para ser discípulo.
Isto não entra nos esquemas religiosos dos fariseus. Não entendem que Jesus veio para salvar, e não para condenar.
Mateus sente-se envolvido pelo amor de Jesus e responde com entusiasmo, oferece um banquete em homenagem ao novo Senhor e despedida de seus amigos que também são “pecadores”.
Jesus participa do banquete e não se importa de sentar junto com corruptos, “pessoas de má vida” porque é mais uma ocasião para evangelizar participando da alegria de Levi.
A Igreja celebra o tempo da Quaresma como convite para a conversão e Mateus-Levi é modelo do pecador que se converte em discípulo. É necessário sentir-se pecador para converter-se e ter a alegria da salvação. É necessário sentir-se doente para recorrer ao médico. Jesus é o médico de nossa humanidade, ele vai perto de quem se sente necessitado.
O Concílio Vaticano ensina que todas as pessoas tem um valor e que as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens deste tempo, dos pobres e especialmente dos que sofrem, dos que são excluídos, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo. Somente saindo de nós mesmos é que descobrimos os problemas dos outros e as soluções reais para uma vida digna. Isto é uma conversão.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Jesus, eu não quero condenar ninguém porque também eu sou pecador que precisa de salvação.
Ajuda-nos a ser “Igreja em saída” como ensina Papa Francisco. Ajuda-nos para sermos irmãos que sofrem e tentam remediar pelos erros dos outros, e não sermos pessoas violentas que desprezam quem está errado. É importante rezar por eles e ter a coragem de convidar à mudança de vida assim nosso comportamento poderá tocar o coração de alguns.
4º Contemplação: Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.
Colocamos nas mãos da Rainha da Paz nossas orações e nossos sacrifícios.ORAÇÃO FINAL em agradecimento