LEITURA ORANTE – Servir aos pequenos e não os escandalizar – Quinta-feira 24/02/2022
Mc 9,41-50 = Servir aos pequenos e não os escandalizar.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – A Palavra de Deus é sempre nova e atual.
41 E quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa.
42 Mas todo o que fizer cair no pecado a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e o lançassem ao mar!
43 Se a tua mão for para ti ocasião de queda, corta-a; melhor te é entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para a geena, para o fogo inextinguível
44 [onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga].*
45 Se o teu pé for para ti ocasião de queda, corta-o fora; melhor te é entrares coxo na vida eterna do que, tendo dois pés, seres lançado à geena do fogo inextinguível
46 [onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga].*
47 Se o teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o; melhor te é entrares com um olho de menos no Reino de Deus do que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo,
48 onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga.*
49 Porque todo homem será salgado pelo fogo.*
50 O sal é uma boa coisa; mas se ele se tornar insípido, com que lhe restituireis o sabor? Tende sal em vós e vivei em paz uns com os outros.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Jesus sabe que todos somos pequenos, frágeis e necessitamos da ajuda de nossos irmãos. Esta solidariedade se desenvolve no dom e não na troca interesseira.
Deus ama e protege os pequenos, os simples, e recompensa quem ajuda os outros em suas necessidades. Os pequenos são os pobres que esperam confiantes uma sociedade fraterna. Eles necessitam da ajuda e não de tropeço. Jesus nos alerta que quem se aproveitar da fraqueza dos pequenos será jogado no fogo da geena.
Jesus defende os pequenos contra os maus exemplos dos grandes e afirma que a justiça de Deus será severa contra quem leva os inocentes ao pecado. Os pequenos ficam escandalizados quando os discípulos vão em busca do poder e formam um grupo privilegiado.
Jesus tem afirmações fortes: renunciar ao que temos direito para salvar a inocência e a fé: cortar é renunciar ao olho que está cobiçando, renunciar à mão que pega o proibido, renunciar ao pé que leva ao mau caminho.
Todos temos nossas falhas, que devemos reconhecer e nos arrepender. Todos serão julgados, purificados, passados pelo fogo. Só quem estiver com Deus não vai queimar, e entrará na vida eterna. É melhor ser purificado agora, cortar os vícios, para poder entrar na vida eterna. Agora Deus é misericordioso com quem se arrepende, mas na eternidade ele é justo com quem não se arrepende.
Os discípulos de Jesus são como o sal que dá sabor à vida na comunidade conservam a paz e a alegria de estar com Deus.
Senhor Jesus, você veio para servir, e nos deu o exemplo de lavar os pés dos irmãos. Abençoa aqueles que se preocupam e ajudam os pequenos, os sofredores. Quando somos individualistas e buscamos as nossas vantagens em prejuízo dos outros somos um mau exemplo, sal que perdeu o sabor e não serve para nada. Ensina-nos a sempre buscar o bem dos irmãos.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.