LEITURA ORANTE – Renúncia para seguir Jesus – Sexta-feira 18/02/2022
Mc 8,34-9,1 = Renúncia para seguir Jesus.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – A Palavra de Deus é sempre nova e atual.
34 Em seguida, convocando a multidão juntamente com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
35 Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á.
36 Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida?*
37 Ou que dará o homem em troca da sua vida?
38 Porque, se nesta geração adúltera e pecadora alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os seus santos anjos.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Jesus anuncia a seus discípulos que sofrerá a perseguição até ser morto. Mas depois ressuscitará e alguns discípulos ainda nesta vida poderão vê-lo voltar em sua glória.
Então avisa seus discípulos e à multidão que o acompanha: “Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”.
Quem quiser salvar sua vida neste mundo, perderá a vida eterna. Quem aceitar perder as coisas neste mundo por causa de Cristo, salva a vida eterna. A cruz é suportar os sacrifícios da vida cristã. A cruz é especialmente as lutas e perseguições que enfrentarão os que seguem Jesus.
Jesus ensina a seus discípulos que é necessário renunciar a suas vontades pessoais para fazer a vontade de Deus. Por causa do pecado, nossa natureza humana está corrompida, e não pode participar da glória de Deus. É necessário corrigir os próprios defeitos, tomar a própria cruz. Este é o caminho para participar da alegria da glória de Jesus.
O Senhor nos convida a tomarmos nossa cruz, que consiste em recomeçar cada dia a caminhada da existência, levando nos ombros as nossas fraquezas e estendendo a mão àqueles que precisam de nossa ajuda fraterna.
Que adianta ganhar poucos anos de vida agora e perde-la para sempre. É necessário passar pela morte para que Deus possa renovar nossa natureza fazendo-a participar da ressurreição de Jesus. É necessário ter esperança, saber esperar o Filho do Homem quando ele vier na sua glória.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, que seu Espírito nos dê a força do “amor que se doa até doer”. Que eu medite sempre suas palavras: “O que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á”. Doa-me a graça de alegria quando encontrar a cruz, porque terei a certeza de estar acompanhando você bem de perto agora e na ressurreição.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto. Contemplemos como neste mundo há milhões de pessoas que com amor se doam aos outros, também no meio de muitos sofrimentos. Geralmente poucos reconhecem e agradecem. Mas Jesus acolhe este amor sofrido para fazê-lo participar de sua glória.