LEITURA ORANTE – Pedro declara sua fé em Jesus. Seguir Jesus até a paixão – Quinta-feira 17/02/2022
Mc 8,27-33 = Pedro declara sua fé em Jesus. Seguir Jesus até a paixão.
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – A Palavra de Deus é sempre nova e atual.
27 Jesus saiu com os seus discípulos para as aldeias de Cesaréia de Filipe, e pelo caminho perguntou-lhes: Quem dizem os homens que eu sou?
28 Responderam-lhe os discípulos: João Batista; outros, Elias; outros, um dos profetas.
29 Então perguntou-lhes Jesus: E vós, quem dizeis que eu sou? Respondeu Pedro: Tu és o Cristo.*
30 E ordenou-lhes severamente que a ninguém dissessem nada a respeito dele.*
31 E começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem padecesse muito, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas, e fosse morto, mas ressuscitasse depois de três dias.
32 E falava-lhes abertamente dessas coisas. Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo.
33 Mas, voltando-se ele, olhou para os seus discípulos e repreendeu a Pedro: Afasta-te de mim, Satanás, porque teus sentimentos não são os de Deus, mas os dos homens.
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
Os judeus esperavam um Messias rei poderoso para libertá-los do poder do império romano.
Depois de mais de um ano em que os discípulos acompanham Jesus anunciando o Reino de Deus, eles reconhecem que Jesus é o Messias. Mas Jesus “ordenou-lhes severamente que a ninguém dissessem nada a respeito dele” como Messias.
Porque o Reino de Deus não é só de cura e libertação. Jesus é o Messias que realiza a vontade do Pai. Deus é justo e dá a seu Filho Jesus a missão de expiar o pecado da humanidade, depois vai ressuscitar e entrar na glória. A Salvação começa agora, mas será completa na Ressurreição.
Então Jesus prepara os discípulos anunciando que deve ir até Jerusalém, sofrer a paixão para salvar a humanidade do império do mal.
Pedro reconhece que Jesus é o Messias, mas não aceita a paixão, quer que Jesus fique longe de Jerusalém onde está correndo perigo de vida. Então, Jesus chama Pedro de satanás, o tentador que tenta afastá-lo de seu caminho Redentor. “teus sentimentos não são os de Deus, mas os dos homens” Sentimentos dos homens são o egoísmo que quer aproveitar a vida neste mundo. Sentimentos de Deus são o amor que se doa totalmente a Deus e para a salvação dos homens. Pedro está pensando como os homens que querem sucesso e felicidade, não está pensando como Deus, que é misericordioso e quer salvar.
Hoje quem é Jesus? O que dizem os homens? O que dizemos nós, que queremos acompanhar Jesus como discípulos? Às vezes caímos na tentação de Pedro e não queremos acompanhar Jesus do jeito dele.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Jesus, eu amo você, junto com Pedro proclamo que você é o nosso Salvador, e quero seguir você. Mas tomar a cruz é uma renúncia sempre dolorosa. Você nos deu o exemplo através da sua renúncia nesta vida. Peço a força de seu Espírito Santo. Que possamos seguir você como discípulos, e renunciar a todas as nossas inclinações contrárias à vontade de Deus.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.
Contemplamos Jesus que se entrega à missão recebida do Pai.Também nós estamos seguindo Jesus quando cumprimos nossa missão com amor e sacrifício.