Mc 7,31-37 = Cura do surdo-mudo.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo.
31 Ele deixou de novo as fronteiras de Tiro e foi por Sidônia ao mar da Galiléia, no meio do território da Decápole.
32 Ora, apresentaram-lhe um surdo-mudo, rogando-lhe que lhe impusesse a mão.
33 Jesus tomou-o à parte dentre o povo, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e tocou-lhe a língua com saliva.
34 E levantou os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: Éfeta!, que quer dizer abre-te!
35 No mesmo instante os ouvidos se lhe abriram, a prisão da língua se lhe desfez e ele falava perfeitamente.
36 Proibiu-lhes que o dissessem a alguém. Mas quanto mais lhes proibia, tanto mais o publicavam.
37 E tanto mais se admiravam, dizendo: Ele fez bem todas as coisas. Fez ouvir os surdos e falar os mudos!
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
Apresentaram-lhe um surdo-mudo, rogando-lhe que lhe impusesse a mão. O homem sente-se marginalizado, mas não sabe onde buscar salvação. É necessário que outros intercedam por ele. Jesus acolhe o pedido em favor do surdo mudo, mas o leva em lugar apartado a sós para poder evangeliza-lo através de gestos. O surdo mudo não sabe nada de Jesus. Por isso Jesus dramatiza com gestos para que o homem possa compreender e participar: Deus está agindo e curando. Fazendo uma série de gestos significativos, Jesus prepara o doente para a cura:
+põe os dedos nos ouvidos que devem ser abertos;
+com a saliva toca a língua que deve falar;
+olha para o céu em oração para mostrar que a cura é pelo poder de Deus;
+suspira para suplicar.
Assim também o homem pode compreender e olhar para o céu invocando a Deus com fé para alcançar a graça. Jesus manda: “abre-te”: o doente se abre para a vida e comunica a todos sua alegria.
E todos louvam a Deus por Jesus: “Fez os surdos ouvir e os mudos falar”.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Jesus, você restaura o ser humano, na evangelização compreende nossos limites e se adapta, usa palavras e gestos que todo mundo compreende. Abre meus ouvidos às necessidades de meus irmãos, abre minha boca para confortá-los. Que eu saiba transmitir minha fé e meu amor por você com coração simples e humilde.
Jesus, você sabe quantas vezes nós permanecemos surdos e mudos frente ao Mistério do Reino de Deus. Pedimos para abrir nosso coração para reconhecer com humildade as mais simples manifestações do amor de Deus em nossa vida.
4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão.
É bom lembrar que também nós desde criança recebemos a fé através de gestos. Abraçar, mandar um beijo, se benzer, elevar a mão, ajoelhar. Os pais transmitem a fé através de gestos feitos de carinho e de respeito, porque o gesto é manifestação exterior do sentimento interior. E o resultado será bonito, agradável, quando os filhos chegarem a participar da fé dos pais. Precisamos de gestos feitos com amor e respeito para transmitir a fé, especialmente às pessoas mais simples, às crianças.ORAÇÃO FINAL em agradecimento