LEITURA ORANTE – O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior – Quarta-feira 09/02/2022
Mc 7,14-23 = O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo.
14 Tendo chamado de novo a turba, dizia-lhes: Ouvi-me todos, e entendei.
15 Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa manchar; mas o que sai do homem, isso é que mancha o homem.
16 [bom entendedor meia palavra basta.]
17 Quando deixou o povo e entrou em casa, os seus discípulos perguntaram-lhe acerca da parábola.
18 Respondeu-lhes: Sois também vós assim ignorantes? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode tornar impuro,
19 porque não lhe entra no coração, mas vai ao ventre e dali segue sua lei natural? Assim ele declarava puros todos os alimentos. E acrescentava:
20 Ora, o que sai do homem, isso é que mancha o homem.
21 Porque é do interior do coração dos homens que procedem os maus
pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos,
22 adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, desonestidade, inveja, difamação, orgulho e insensatez.
23 Todos estes vícios procedem de dentro e tornam impuro o homem.
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
Os escribas e fariseus chamam a atenção de Jesus porque os discípulos não observam os ritos da tradição de lavar as mãos, e comem com as mãos impuras.
Jesus esclarece e ensina o povo em que consiste o verdadeiro modo de honrar a Deus.
Tudo o que recebemos do Pai é bom, e acolhemos tudo com ação de graças. Não há comidas puras ou impuras, o que vale não é comer carne ou peixe. A bondade e a maldade estão no interior do coração humano, e a ação exterior é a manifestação da disposição interior. Deus não procura coisas materiais porque ele não precisa. Ele procura o nosso coração para poder derramar o seu amor.
A religião é o nosso encontro com Deus. A verdadeira religião que dá glória a Deus é uma atitude interior da pessoa, é uma convicção, um sentimento que está no coração e se manifesta com atos de culto. A adoração não está nas palavras, nem nos objetos usados.
O ato religioso é válido quando sai de um coração que procura o bem, que quer realizar o Reino de Deus. Todo mundo cumpre algum rito religioso. Rito é manifestação, símbolo do que acontece no interior. O rito religioso pode ser bem feito e até com cantos empolgantes, mas sempre será um gesto simbólico do que acontece no interior.
Hoje no mundo há muita preocupação para a saúde do corpo, regime dietético, dias de compras, costumes sociais que se tornam quase ritos religiosos.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Senhor Jesus, você aboliu as tradições da lei do antigo culto sobre os alimentos puros ou impuros. Derrama seu amor em nosso coração. Ajuda-nos a compreender e viver o verdadeiro culto a Deus, que se manifesta na adoração através de orações, gestos, roupas, imagens e objetos, mas que sempre deve manifestar o respeito para Deus e o serviço ao próximo.
4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão.
O ato penitencial é o início da celebração da Missa, e nos coloca na nossa verdade: pequenos e pecadores frente à imensa bondade de Deus nosso Pai. Na missa Jesus nos leva ao grande abraço do Pai.ORAÇÃO FINAL em agradecimento