Mc 6,53-56 = Todos os que tocavam em Jesus ficavam sãos.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo.
53 Navegaram para o outro lado e chegaram à região de Genesaré, onde aportaram.
54 Assim que saíram da barca, o povo o reconheceu.
55 Percorrendo toda aquela região, começaram a levar, em leitos, os que padeciam de algum mal, para o lugar onde ouviam dizer que ele se encontrava.
56 Onde quer que ele entrasse, fosse nas aldeias ou nos povoados, ou nas cidades, punham os enfermos nas ruas e pediam-lhe que os deixassem tocar ao menos na orla de suas vestes. E todos os que tocavam em Jesus ficavam sãos.
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
Jesus desembarca na região de Genezaré e logo é reconhecido pelos moradores do lugar. Todos o procuram e Jesus atende a todos, curando o corpo e a alma.
“Todos os que tocavam Jesus ficavam curados”. Os especialistas da religião consideravam um escândalo deixar-se tocar pela multidão doente, mas Jesus não se importa com a opinião dos escribas e fariseus. Ele mostra a generosidade do amor de Deus, “curava a todos”, atende a todos aqueles que tem um mínimo de fé e humildade.
Também hoje é possível “Tocar Jesus com fé para ser curado no corpo”. São milhões de pessoas que todo dia invocam Jesus em suas necessidades. Porém isto é só o começo, lembremos que a fé que pede cura do corpo ainda não é a fé que salva a alma.
É fácil tocar Jesus para pedir cura e saúde, é difícil deixar Jesus tocar nosso coração para curá-lo dos maus costumes, isto acontece quando amamos Jesus de verdade.
É necessário ser salvo da nossa fraqueza espiritual que nos leva à doença do pecado. A fé da salvação é confiar em Jesus e converter-se. É necessário se entregar a Jesus com toda nossa vontade para segui-lo obedecendo ao evangelho. E isto nem sempre é fácil.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Jesus, até que temos saúde, não sentimos nossa fraqueza, então nosso orgulho nos torna autossuficientes, até esquecer de Deus. Mas quando ficamos doentes sentimos nossa fraqueza e dependência dos outros e de Deus. Temos pressa para sarar. Mas esta situação de fraqueza pode levar-nos a valorizar os cuidados e o amor de quem nos está perto, e a confiança humilde em Deus que nos ama.
4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão.
O povo sente os sofrimentos do corpo, porque limitam a capacidade de ação. Mas a missão de Jesus é de salvar do pecado que é a origem de todo mal. São poucos aqueles que compreendem esta situação mais profunda, e abrem seu coração para a conversão.
Jesus mostra para todos a generosidade de Deus para que eles e se entreguem ao amor de Deus com confiança, abandonando seu orgulho e sua desordem moral. Jesus quer curar as profundezas do coração.ORAÇÃO FINAL em agradecimento