LEITURA ORANTE – Parábolas da lâmpada e da medida generosa – Quinta-feira 27/01/2022

Mc 4,21-25 = Parábolas da lâmpada e da medida generosa.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.

21 Dizia-lhes ainda: Traz-se porventura a candeia para ser colocada debaixo do caixote ou debaixo da cama? Não é para ser posta no candeeiro?*

22 Porque nada há oculto que não deva ser descoberto, nada secreto que não deva ser publicado.

23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça.

24 Ele prosseguiu: Atendei ao que ouvis: com a medida com que medirdes, vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará.

25 Pois, ao que tem, se lhe dará; e ao que não tem, se lhe tirará até o que tem.

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

Jesus é a luz de Deus para nós que resplandece no meio das trevas deste mundo hostil. Jesus revela a seus discípulos o mistério do amor infinito de Deus.  Ele acende a luz em cada um de seus discípulos. Eles são como a lâmpada, não podem guardar a luz para si, mas devem iluminar o mundo com seu exemplo e seu ensinamento. Nada deve ficar escondido, tudo deve vir à luz.

Nós discípulos, depois de experimentar o Reino de Deus em nossa vida, devemos testemunhá-lo aos outros, iluminar a humanidade e acender a lâmpada daqueles que necessitam da palavra de Deus. Neste mundo em trevas somos um pequeno grupo de discípulos. Nossa tarefa é de testemunhar a alegria e esperança no amor de Deus por nós.

Com a mesma generosidade com que recebemos de Deus, também devemos partilhar com os outros, e a recompensa será grande. Seremos julgados com a mesma medida da nossa generosidade.

Os dons de Deus não são nossa propriedade, e pode acontecer que, quem recebeu os dons e não deu os frutos esperados, vai perder até os dons que recebeu, como disse Jesus: “Ao que tem, se lhe dará; e ao que não tem, se lhe tirará até o que tem”.

3º Oração:

Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Jesus, a cultura da nossa sociedade está orientada para o consumismo capitalista, é trevas porque pensa só no bem-estar material, e porque exclui a maioria da humanidade, que não tem dinheiro para adquirir o que é necessário para a vida. Dá-nos coragem para sermos luz do mundo, ficar ao lado de quem está sofrendo, renunciar ao supérfluo e atender aos necessitados.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus. ORAÇÃO FINAL em agradecimento