LEITURA ORANTE – FESTA DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO, APÓSTOLO – Terça-feira 25/01/2022

Atos 22.3-16 = Paulo narra a sua conversão no caminho de Damasco

Mc 16,15-18 = Jesus entrega aos discípulos a Missão de evangelizar

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.

15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.

16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

17 Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas,

18 manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

Jesus envia seus discípulos pregar o Evangelho: Evangelizar é comunicar a grande novidade que Jesus nos salvou, que somos filhos de Deus, irmãos entre nós mesmos, e por essa razão devemos nos relacionar uns com os outros para formar a família de Deus. A fé se baseia no testemunho dos apóstolos que tiveram a experiência do ressuscitado presente com eles. Esta fé é transmitida e alimentada pela contínua experiência do Ressuscitado no meio de nós, pela sua ação salvadora. Os discípulos devem continuar a ação de Jesus.

Paulo, estava em viagem para Damasco com a finalidade de prender e castigar os judeus convertidos a Cristo, e de repente Jesus lhe apareceu a Saulo e lhe disse: “Por que me persegues?” e ele teve a experiência que Jesus está vivo no meio dos cristãos, estabelecendo um profundo relacionamento pessoal com todos, em cada situação e em cada momento. Saulo acolheu o chamado e se converteu. A conversão de Paulo manifesta o poder da graça que supera todo pecado (cf. Rm 5,20). Paulo acolheu o chamado de Jesus e entregou-se totalmente à evangelização, sem medo de dificuldades e perseguições. Ele mesmo, perseguido por causa de Cristo, escreveu em sua carta: “Completo na minha carne aquilo que falta aos sofrimentos de Cristo, em favor de seu corpo que é a Igreja” (Cl 1,24).

3º Oração:

Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Jesus, você está ressuscitado, vivo no meio de nós, comunidade cristã. Ajuda-nos a viver a fé e praticar sua palavra para sentir sua presença no meio de nós. Quando atendemos a nossos irmãos necessitados estamos tocando seu corpo sofredor.

E que nunca aconteça que nos diga o que disse para Saulo: “Por que você me persegue?”.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento