Lc 1,1-4; 4,14-21 = Início da pregação de Jesus: O Espírito Santo ungiu-me para anunciar a boa nova aos pobres.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.
1 Muitos empreenderam compor uma história dos acontecimentos que se realizaram entre nós,
2 como no-los transmitiram aqueles que foram desde o princípio testemunhas oculares e que se tornaram ministros da palavra.
3 Também a mim me pareceu bem, depois de haver diligentemente investigado tudo desde o princípio, escrevê-los para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo,*
4 para que conheças a solidez daqueles ensinamentos que tens recebido.
14 Jesus então, cheio da força do Espírito, voltou para a Galiléia. E a sua fama divulgou-se por toda a região.
15 Ele ensinava nas sinagogas e era aclamado por todos.
16 Foi então a Nazaré, onde se tinha criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.
17 Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito (61,1s.):*
19 para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.
20 E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21 Ele começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir.
22 Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam da sua boca, e diziam: Não é este o filho de José?
2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.
A começar do Batismo no Jordão, Jesus começa a cumprir a sua missão: na sinagoga de Cafarnaum anuncia o Reino de Deus, expulsa maus espíritos, cura doentes e anuncia o evangelho da misericórdia de Deus convidando à conversão todos os que se sentem pobres pecadores.
Então vai para Nazaré para anunciar também a seus parentes e conterrâneos a realização do Reino de Deus. Segundo seu costume Jesus reza e canta os salmos junto com a comunidade e lê as Escrituras. Porém desta vez sua explicação é diferente, não só fala palavras de explicação, mas mostra a realidade: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu e me enviou: “Hoje eu estou cumprindo esta passagem da escritura que acabastes de ouvir”.
Agora Jesus está cumprindo as antigas promessas: pelo Espírito de Deus liberta, cura do poder do mal, e dá o dom de Deus aos pobres que sentem necessidade.
Jesus é alegria porque vem não para condenar, mas para libertar e salvar: Deus concede seu ano de graça e perdão a todos aqueles que se arrependem, e seguem o evangelho.
Como Jesus anunciou a Palavra de Deus a seus parentes de Nazaré, assim todo cristão, iluminado pelo Espírito Santo, com humildade pode e deve anunciar a Palavra de Deus na sua família, entre seus parentes e amigos.
Quando nos deixamos guiar pelo Espírito, pela fé e a caridade fazemos as obras de Deus, temos condições para ir ao encontro dos outros em suas necessidades e colaborar para restaurar a vida.
Pelo evangelho sabemos que alguns acolheram com admiração a palavra de Jesus, e os outros estranharam, até ficaram contrariados.
Como aconteceu para Jesus, pode acontecer também para nós, e não devemos estranhar.
3º Oração:
Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.
Senhor Jesus, hoje é a sua Igreja que no mundo está realizando o “Ano da graça do Senhor”. Peço para que todos nós cristãos sejamos instrumentos de sua misericórdia para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração.
E que também eu seja fiel à ação do Espírito Santo.
4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.
Hoje a Igreja celebra o DIA DA PALAVRA DE DEUS.
Como Jesus anunciou a Palavra de Deus a seus parentes de Nazaré, assim todo cristão, iluminado pelo Espírito Santo, com humildade pode e deve anunciar a Palavra de Deus na sua família, entre seus parentes e amigos.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento