LEITURA ORANTE – Cura do paralítico e o perdão dos pecados – Sexta-feira 14/01/2022

Mc 2,1-12 = Cura do paralítico e o perdão dos pecados.

Vinde, Espírito Santo, oração espontânea

Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.

1 Alguns dias depois, Jesus entrou novamente em Cafarnaum e souberam que ele estava em casa.*

2 Reuniu-se uma tal multidão, que não podiam encontrar lugar nem mesmo junto à porta. E ele os instruía.

3 Trouxeram-lhe um paralítico, carregado por quatro homens.

4 Como não pudessem apresentar-lho por causa da multidão, descobriram o teto por cima do lugar onde Jesus se achava e, por uma abertura, desceram o leito em que jazia o paralítico.*

5 Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: “Filho, perdoados te são os pecados.”

6 Ora, estavam ali sentados alguns escribas, que diziam uns aos outros:

7 “Como pode este homem falar assim? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão Deus?”

8 Mas Jesus, penetrando logo com seu espírito nos seus íntimos pensamentos, disse-lhes: “Por que pensais isto nos vossos corações?

9 Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os pecados te são perdoados, ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda?

10 Ora, para que conheçais o poder concedido ao Filho dó homem sobre a terra (disse ao paralítico),

11 eu te ordeno: levanta-te, toma o teu leito e vai para casa.”

12 No mesmo instante, ele se levantou e, tomando o. leito, foi-se embora à vista de todos. A, multidão inteira encheu-se de profunda admiração e puseram-se a louvar a Deus, dizendo: “Nunca vimos coisa semelhante.”

Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?

Quatro homens trazem a Jesus um paralítico.

Jesus antes de curar corpo, se preocupa em dar a salvação da alma. O ser humano é corpo e alma, formam um só ser único. O sofrimento e a morte entraram no mundo como consequência de nossa fraqueza humana e do pecado.

A missão de Jesus é de salvar o ser humano em sua totalidade, ele é a misericórdia divina que vai ao encontro da fragilidade humana. A salvação começa com a libertação do interior, do pecado, dos vícios, e a conversão a Deus de nossa vontade e de nossos sentimentos. Todos pecamos e necessitamos de salvação.

Jesus vê a fé do paralítico e dos que o trazem. Esta fé é feita também de arrependimento e de conversão.

Jesus primeiro perdoa os pecados do paralítico, que é cura interior, e depois cura o corpo, e com isso prova que o perdão foi um acontecimento real.

Só Deus pode fazer esta coisa maravilhosa da cura interior e da cura física. E o povo louva a Deus pela sua misericórdia.

Os discípulos veem e aprendem: a cura interior sara a pessoa no seu relacionamento com Deus, devolvendo a paz ao coração.

Em nossa sociedade muitos estão na situação daquele paralítico: doentes no corpo e na alma.

Porém muitos dizem que não há pecado. É uma ilusão, porque assim aumenta a desordem, o orgulho, a violência e a morte. A nossa sociedade necessita reconhecer seu pecado de afastamento de Deus Criador, e recorrer à misericórdia divina. O que fazer? Vamos ao nosso Salvador com fé e arrependimento. A quem está no pecado é possível oferecer-lhes nossa atenção e carinho, e levá-lo a Cristo para que ele faça o que nós não conseguimos fazer no campo físico e moral.

Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.

Jesus, você se aproximava com compaixão de todos os que sofriam na alma e no corpo. Libertou aqueles que recorriam a você com fé. Você quando começou a pregar o Reino de Deus proclamava: “arrependei-vos e crede no evangelho” porque a fé parte do arrependimento do pecado que afasta de Deus, então será possível encontrar a misericórdia. Dá-nos um coração misericordioso e zelar pela saúde no corpo e na alma de nossos irmãos.

Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.