LEITURA ORANTE – Jesus cura um leproso – Quinta-feira 13/01/2022

Mc 1,40-45 = Jesus cura um leproso.

Vinde, Espírito Santo, oração espontânea

Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.

40 Aproximou-se dele um leproso, suplicando-lhe de joelhos: “Se queres, podes limpar-me.”

41 Jesus compadeceu-se dele, estendeu a mão, tocou-o e lhe disse: “Eu quero, sê curado.”

42 E imediatamente desapareceu dele a lepra e foi purificado.

43 Jesus o despediu imediatamente com esta severa admoestação:

44 “Vê que não o digas a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e apresenta, pela tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés para lhe servir de testemunho.”*

45 Este homem, porém, logo que se foi, começou a propagar e divulgar o acontecido, de modo que Jesus não podia entrar publicamente numa cidade. Conservava-se fora, nos lugares despovoados; e de toda parte vinham ter com ele.

Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?

Um leproso Lepra, doença física horrível, considerada consequência dos pecados, legislação severa, separava o doente da comunidade.

O doente de lepra é considerado como pecador, impuro, excomungado, morto. Vive privado do calor humano da convivência.

chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tem o poder de curar-me” A oração do leproso é breve, mas nascida do fundo do coração: o homem pediu para ser curado, melhor, para ser purificado, limpo de toda impureza que o separava da conivência com o povo de Deus.

Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse:  Eu quero, fique curado” Era proibido tocar em leprosos, tornava impuro para a convivência social. Jesus não se separa dos marginalizados, mas sente compaixão, aquele forte sentimento de solidariedade com quem não está passando bem. Jesus tem compaixão, coloca-se ao lado do excomungado, o faz irmão, o reanima, o cura, o faz voltar puro para que possa voltar ao seio da comunidade.

No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. O leproso sarou da doença e foi levado ao convívio humano. Porém esta cura devia ser verificada pela autoridade dos sacerdotes da comunidade, que estabeleciam quem era puro para a convivência comunitária.

Então Jesus o mandou logo embora, falando com firmeza: “Não conte nada disso a ninguém” Jesus proíbe divulgar o fato também porque o povo não entendia bem a sua missão de Messias Salvador. Porque é no silêncio que a pessoa pode meditar sobre os acontecimentos de sua vida e compreender o que é invisível, mas é a causa real destes acontecimentos. É no silêncio e na reflexão que a fé toma consistência

Vai, mostra-te ao sacerdote Os sacerdotes judeus eram encarregados de constatar a cura da lepra, e a possibilidade de ser readmitido à convivência social do povo de Deus. Jesus lhe ordena se apresentar ao sacerdote para cumprir o ato religioso do reconhecimento da cura e da oferenda religiosa. Cumprindo este ato religioso, Jesus mostra-se respeitoso das leis do povo, e oferece fatos concretos para despertar a fé na sua missão divina.

Ele foi e começou a contar e a divulgar o fato Jesus proíbe divulgar o milagre, mas quem sarou não sabe conter a alegria, e proclama entre os outros as maravilhas obras de Deus.

de modo que Jesus não podia entrar publicamente numa cidade. Mas por que Jesus não podia entrar publicamente numa cidade? Porque quem toca em impuro fica impuro perante a lei, Jesus tocou o impuro e não pode entrar publicamente na cidade antes que a cura seja reconhecida.

Jesus supera a lei de separação que preserva a “sociedade pura” dos marginalizados vai contra a lei de separação, e contrai a impureza, e o ódio da “sociedade pura”.

Contraiu nossa fraqueza, nosso mal, “Carregou sobre si nossas enfermidades e o castigo que deveria aniquilar a nós, caiu sobre ele.” por isso ele foi posto na cruz fora da cidade, entre os malfeitores. Ele nos salvou, por ele somos salvos.

E de toda parte vinham procurá-lo A fama divulgou-se, e Jesus era procurado por multidão de pessoas que não cabia mais nas ruas das pequenas aldeias, e devia ficar fora, em lugares desertos. Não tinha mais tempo para sua intimidade com o Pai e com os discípulos.

Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.

Jesus, através de nós hoje você vai ao encontro das pessoas que sofrem e lhes manifesta calor humano que dá coragem. Se aproxima dos necessitados e os ajuda a sair de sua marginalização. Dá-nos a capacidade de meditar em silêncio o seu amor para nós. Dá-nos participar de sua compaixão e promover a dignidade e igualdade entre as pessoas.

Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.

Hoje milhares de voluntários sentem-se chamados por Deus para dedicar-se aos excluídos da sociedade e atendem por amor de Deus.

Hoje a Igreja vai ao encontro deles e os cura, e os reintroduz na comunidade. A Igreja cumpre esta missão com as obras de caridade dos religiosos que tem hospitais, orfanatos, leprosários para atender aos marginalizados, como filhos de Deus.

Hoje a Igreja, em nome de Jesus, continua a sarar os doentes do pecado e dos vícios através do sacramento da confissão.