LEITURA ORANTE – BATISMO DO SENHOR – Domingo 09/01/2022
Lc 3,15-22 = Batismo de Jesus
Vinde, Espírito Santo, oração espontânea
Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.
15 Ora, como o povo estivesse na expectativa, e como todos perguntassem em seus corações se talvez João fosse o Cristo,
16 ele tomou a palavra, dizendo a todos: Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.
21 Quando todo o povo ia sendo batizado, também Jesus o foi. E estando ele a orar, o céu se abriu
22 e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição.
Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?
Jesus sente a voz do Pai que o chama. Parte de Nazaré da Galileia e vai até o Jordão para se unir ao movimento de penitência iniciado por João Batista em preparação aos novos tempos que estão para iniciar, os tempos do Reino de Deus.
Jesus “deve cumprir toda a justiça” A verdadeira justiça é obedecer à vontade de Deus Pai que queria que Jesus não se separasse dos pecadores, mas que se unisse a eles para tirar o pecado do mundo. Realmente Jesus é Deus que quis ser nosso irmão para assumir nossa humanidade, e redimi-la da maldade do pecado. Jesus sempre nos amou também quando o pregamos na cruz, e então derramou seu Espírito sobre nós. E nós fomos mergulhados em seu Espírito.
“Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu, Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”. O Profeta João convida as multidões à conversão para preparar-se ao encontro com o Messias: A água significa purificação do pecado. O fogo é a força do Espírito Santo que pervade nosso coração e nos leva à conversão.
Depois do batismo Jesus está em oração, então o céu se abre, o Espírito Santo paira sobre ele como uma pomba e mostra que Jesus é o Messias, o Ungido pelo Pai para trazer a salvação da humanidade. A voz do Pai proclama publicamente que Jesus é o Filho obediente. Assim no Batismo o Pai chama Jesus a dar início à sua atividade messiânica. Jesus é o Filho que não tem pecado, mas se humilha até o batismo, assume a humanidade pecadora, e cumpre toda justiça até as últimas consequências: a maldição da cruz.
Na pessoa de Jesus a separação que havia entre Deus e os homens se acabou. A voz revela o mistério do homem de Nazaré: ele é o filho de Deus, o Messias-Rei (Sl 2,7) que vai estabelecer o Reino de Deus através do serviço, como o Servo de Javé (Is 42,1-2).
O Messias traz o autêntico batismo: não só de água, mas do Espírito Santo que vivifica.
Para os primeiros cristãos o batismo não era uma tradição religiosa ou social, mas uma opção de vida, e muito perigosa em tempo de perseguição.
Fomos batizados ainda pequenos, para pertencer à família de Jesus. Agora que somos adultos, conscientemente vamos renovar as promessas do nosso batismo. Nós precisamos rezar muitas vezes ao Espírito Santo para que nos ajude: pedir a sua fortaleza, a sua inspiração.
Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.
Jesus, eu tive a graça de nascer numa família cristã onde fui batizado, recebi o Espírito Santo e me criei num ambiente de fé. No meu batismo você me acolheu como seu irmão, o céu se abriu sobre mim e o Pai me acolheu como filho. Quero renovar o compromisso do meu batismo e ser fiel às inspirações do Espírito Santo para cumprir a missão que o Pai me confia.
Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.
Vamos contemplar o mistério do batismo de uma criança.
Normalmente pais e padrinhos se preocupam com roupas, fotos e festa, e esquecem o que acontece na realidade: o batizado recebe o Espírito Santo se torna filho de Deus.
Um pai catequista, depois do batismo de seu filhinho, beijou sua criança dizendo: “Sempre beijei o meu filho. Agora estou beijando um filho de Deus”.