LEITURA ORANTE – DEPOIS DA EPIFANIA – Sexta-feira 07/01/2022

Lc 5,12-16 = Cura de um leproso

Vinde, Espírito Santo, oração espontânea

Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.

12 Estando ele numa cidade, apareceu um homem cheio de lepra. Vendo  Jesus, lançou-se com o rosto por terra e lhe suplicou: Senhor, se queres, podes limpar-me.

13 Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: Eu quero; sê purificado! No mesmo instante desapareceu dele a lepra.

14 Ordenou-lhe Jesus que o não contasse a ninguém, dizendo-lhe, porém: Vai e mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés prescreveu, para lhes servir de testemunho.*

15 Entretanto, espalhava-se mais e mais a sua fama e concorriam grandes multidões para o ouvir e ser curadas das suas enfermidades.

16 Mas ele costumava retirar-se a lugares solitários para orar. 

Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?

O leproso é marginalizado, deve viver fora da cidade, longe do convívio social por motivos higiênicos e religiosos, é proibido tocar um leproso.

Mas encontra Jesus, e com fé humilde se ajoelha até o rosto tocar no chão para pedir a cura.

Jesus é tomado pela compaixão, toca nele, cura e o livra de toda marginalização. Por isso, o homem curado deve apresentar-se ao sacerdote para dar testemunho da cura e receber a declaração que agora pode participar da vida social. 

O marginalizado agora se torna testemunha viva que Jesus liberta e purifica.

Jesus continua sua missão nos povoados da Galileia, e livra de toda escravidão, porém não se deixa embalar pelo sucesso, mas procura o que é mais importante, que é a intimidade com o Pai na oração.

O leproso simboliza o mais pobre e mais abjeto membro da sociedade. A lepra é uma doença física, mas o pecado é uma doença espiritual imensamente pior que a lepra. A doença física é repugnante, mas a maldade humana é muito mais repugnante aos olhos de Deus.

O Reino de Deus é amar a Deus e ao próximo. Mas quando eu me deixo levar por rancores e mágoas contra alguém não estou mais no Reino de Deus e o pecado reina em mim.

Então devo prostrar-me frente a Jesus como o leproso, pedir-lhe a cura de meus sentimentos e jogar fora todos os ressentimentos, que continuamente voltam à lembrança e perturbam o coração.

Jesus não despreza, mas se aproxima dos doentes e especialmente dos pecadores porque ama e sente compaixão. Quando encontra uma fé humilde, o seu poder liberta de toda escravidão.

Graças a Deus na história da Igreja milhares de cristãos se consagraram à cura dos leprosos. Um dos missionários mais conhecidos é Padre Damião que se entregou aos leprosos na Ilha de Molokai.

Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.

Jesus, você vê as nossas doenças, sente solidariedade conosco em nosso sofrimento, alivia o nosso coração e muitas vezes cura o nosso corpo. Porém você vê a nossa fraqueza moral, nosso orgulho, nosso pecado, e para nos libertar entrega todo si mesmo até a cruz.

Jesus, toca nosso coração para que tenhamos uma fé humilde como o leproso para pedir libertação de todo mal e nos converter ao Pai.

Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.

Contemplamos Jesus que vai ao encontro de toda pessoa necessitada, porém não se deixa embalar pelo sucesso, porque a sua força interior vem da intimidade com o Pai na oração.