LEITURA ORANTE – DEPOIS DA EPIFANIA – Quinta-feira 06/01/2022

Lc 4,14-22 = Início da pregação de Jesus: O Espírito Santo ungiu-me para anunciar a boa nova aos pobres.

Vinde, Espírito Santo, oração espontânea

Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.

14 Jesus então, cheio da força do Espírito, voltou para a Galiléia. E a sua fama divulgou-se por toda a região.

15 Ele ensinava nas sinagogas e era aclamado por todos.

16 Foi então a Nazaré, onde se tinha criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.

17 Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito (61,1s.):*

18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração,

19 para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.

20 E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.

21 Ele começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir.

22 Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam da sua boca, e diziam: Não é este o filho de José?

Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?

Jesus morou em Nazaré até a idade de trinta anos. Desde criança Jesus todos os sábados frequentava a sinagoga onde a comunidade se reunia, fazia junto com eles a oração, cantava os salmos, e escutava a leitura e explicação das escrituras. Depois de alcançar a idade adulta, Jesus também lia e explicava a Lei de Deus e os profetas que anunciavam a espera do Messias.

A começar do Batismo no Jordão, Jesus começa a cumprir a sua missão: na sinagoga de Cafarnaum anuncia o Reino de Deus, expulsa maus espíritos, cura doentes e anuncia o evangelho da misericórdia de Deus convidando à conversão todos os que se sentem pobres pecadores.

Então vai para Nazaré para anunciar também a seus conterrâneos a realização do Reino de Deus. Segundo seu costume Jesus reza e canta os salmos junto com a comunidade e lê as Escrituras. Porém desta vez sua explicação é diferente, não só fala palavras de explicação, mas mostra a realidade: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu e me enviou: “Hoje eu estou cumprindo esta passagem da escritura que acabastes de ouvir”.

Agora Jesus está cumprindo as antigas promessas: pelo Espírito de Deus liberta, cura do poder do mal, e dá o dom de Deus aos pobres que sentem necessidade.

Jesus é alegria porque vem não para condenar, mas para libertar e salvar: Deus concede seu ano de graça e perdão a todos aqueles que se arrependem, e seguem o evangelho.

Também nós, quando nos deixamos guiar pelo Espírito, pela fé e a caridade fazemos as obras de Deus, temos condições para ir ao encontro dos outros em suas necessidades e colaborar para restaurar a vida.

Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.

Senhor Jesus, hoje é a sua Igreja que no mundo está realizando o “Ano da graça do Senhor”. Peço para que todos nós cristãos sejamos instrumentos de sua misericórdia para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração.

E que também eu seja fiel à ação do Espírito Santo.

Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.