Mt 4,12-17.23-25 = Jesus começa a pregar o Reino dos céus
Vinde, Espírito Santo, oração espontânea
Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.
12 Quando, pois, Jesus ouviu que João fora preso, retirou-se para a Galiléia.
13 Deixando a cidade de Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, à margem do lago, nos confins de Zabulon e Neftali,*
14 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías:
15 A terra de Zabulon e de Neftali, região vizinha ao mar, a terra além do Jordão, a Galiléia dos gentios,
16 este povo, que jazia nas trevas, viu resplandecer uma grande luz; e surgiu uma aurora para os que jaziam na região sombria da morte (Is 9,1).
17 Desde então, Jesus começou a pregar: Fazei penitência, pois o Reino dos céus está próximo.
23 Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.*
24 Sua fama espalhou-se por toda a Síria: traziam-lhe os doentes e os enfermos, os possessos, os lunáticos, os paralíticos. E ele curava a todos.*
25 Grandes multidões acompanharam-no da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia e dos países do outro lado do Jordão.*
Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?
Jesus viveu em Nazaré até os trinta anos.
Agora iniciando a pregação do evangelho, vai morar em Cafarnaum, cidade de grande movimento comercial, um ambiente materialista onde reinam as trevas do pecado. É neste ambiente que Jesus dá início à evangelização, ele fica na casa de Pedro, em Cafarnaum, e a partir daí começa a pregar nas sinagogas e na beira do mar da Galileia.
“Convertei-vos porque o Reino dos céus está próximo”. A conversão é necessária para seguir Jesus, a conversão é confiança total no Pai que nos faz participar de seu reino quando nós renunciamos ao nosso reino.
Jesus é a luz de Deus. Jesus traz em si mesmo o Reino de Deus, e a partir dele Deus reinará nos homens. Jesus está totalmente entregue ao Pai, e através dele o Pai faz todo bem à humanidade. Sua presença afugenta o demônio. Sua palavra é luz que dissipa as trevas do erro.
É necessário converter-se do próprio modo humano, egoísta de pensar, para pensar e sentir como Jesus. A conversão se manifesta quando a pessoa se abre aos outros, às suas necessidades, e, segundo suas possibilidades, reparte com eles o que tem: atenção, respeito, tempo… e todos os bens recebidos de Deus.
O encontro pessoal com Jesus aquece o coração e faz experimentar a vida iluminada e fortificada pelo Espírito. Quando dedicamos todos os dias uma meia hora à oração, certamente Jesus nos mostrará o seu caminho, nos fará ouvir sua voz.
Oração: Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.
Jesus, você é a luz do Pai neste mundo mergulhado nas trevas do orgulho e do materialismo. Também em meu coração às vezes dominam as trevas. Quero ouvir sua voz e me converter, cura meu coração para dedicar-me ao serviço dos irmãos.
Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.