LEITURA ORANTE – EPIFANIA: Manifestação do Senhor aos povos pagãos – Domingo 02/01/2022

Is 60,1-6: Virão todos de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.
Mt 2,1-12: Estrangeiros pagãos, os reis magos, encontram Jesus

Vinde, Espírito Santo, oração espontânea

Leitura: Pela Palavra inspirada Deus se manifesta a seus filhos.

1 Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém.*
2 Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.*
3 A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele.
4 Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo.*
5 Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta:
6 E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo (Miq 5,2).
7 Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido.
8 E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo.
9 Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou.
10 A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria.
11 Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.
12 Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.

Meditação: Na leitura da Palavra o que chama minha atenção? Que sentimentos, apelos desperta em mim?

O profeta Balaão, havia anunciado que quando Deus enviasse o grande Rei, salvador de seu povo, anunciará seu nascimento por um sinal no céu.

Deus enviou sua estrela aos magos: Os magos eram pessoas do Oriente, estudiosos das leis da natureza e da sabedoria dos povos, e conheciam as profecias.
Os magos, iluminados por Deus, veem e seguem este sinal, à procura do Rei Messias, aquele que traz a paz ao mundo. De fato enfrentam longa viagem, cheia de perigos. E quando não veem mais o sinal no céu, vão procurando, até encontrar novamente o caminho para o Messias.

De joelhos o adoram: aquela criança é o Rei-Messias, o salvador do mundo. Oferecem-lhe presentes que manifestam sua fé: O ouro é o presente para o rei. O incenso é o perfume oferecido a Deus. A mirra é o perfume oferecido aos homens.

Os magos adoram:
A Adoração constitui o reconhecimento humilde e incondicional da absoluta sublimidade de Deus sobre todas as criaturas. Adorar a Deus é reconhecer, com respeito, reverência, forte admiração e submissão absoluta, o ‘nada da criatura’, que só por Deus existe.
Adorar é amar de modo intenso. Adorar a Deus é, como Maria no ‘Magnificat’, louvá-Lo, exaltá-Lo e humilhar-se, confessando com gratidão que Ele fez grandes coisas e que o seu Nome é santo.

Os sábios magos, vindos do Oriente, guiados por uma Estrela representam as Nações da humanidade em sua busca do Salvador prometido, na esperança de uma era de felicidade completa.
Deus criou a humanidade para formar sua família, muitos povos, com tradições e mentalidades diferentes cada um com sua individualidade, Todos unidos pelo amor. Deus quer salvar todos os povos, Epifania é a festa da união de todos os povos ao redor de Cristo.

Jesus é a Luz do mundo. A Igreja é luz do mundo na medida em que os cristãos são missionários de Jesus porque mostram sua presença pelas boas obras que fazem, pela sua vida e palavra que testemunham Jesus.

Não sejamos como Herodes que elimina os outros para salvar seu poder. Não sejamos como os sacerdotes do Templo de Jerusalém, que nem saíram de casa porque estavam bem instalados em seu poder.

Deus quer que todos nos sintamos irmãos na grande família de Deus, mas respeitando a individualidade de cada um, de cada povo com sua cultura.
Um exemplo desta união é visível nos Santuários: Jerusalém, Roma, Lourdes, Fátima, onde todo dia estão presentes pessoas falando línguas diferentes, de costumes diferentes, mas todos unidos na mesma fé em Jesus, sentindo-se irmãos pela mesma doação gratuita da caridade.

Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.

Jesus, hoje também eu quero me unir aos Magos para adorar e louvar a Deus pela sua misericórdia que vem a nós na simplicidade de uma criança. Depois de contemplar sua imagem no presépio quero ser também uma estrela que guia os meus irmãos até você. Peço que nosso grupo de discípulos amigos tenha o dom do Espírito Santo para ser como a estrela, luz que mostra Jesus no meio desta sociedade materialista.

Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus. Em cada pessoa que encontro, em cada acontecimento é Jesus que vive, se alegra, sofre e necessita de mim.

O homem está com fome de Deus, de sua palavra. Estamos todos com fome para implorar à sua porta.