LEITURA ORANTE – O endemoninhado e os porcos – Segunda-feira 31/01/2022

Mc 5,1-20 = O endemoninhado e os porcos.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo.

1 Passaram à outra margem do lago, ao território dos gerasenos.

2 Assim que saíram da barca, um homem possesso do espírito imundo saiu do cemitério

3 onde tinha seu refúgio e veio-lhe ao encontro. Não podiam atá-lo nem com cadeia, mesmo nos sepulcros,

4 pois tinha sido ligado muitas vezes com grilhões e cadeias, mas os despedaçara e ninguém o podia subjugar.

5 Sempre, dia e noite, andava pelos sepulcros e nos montes, gritando e ferindo-se com pedras.

6 Vendo Jesus de longe, correu e prostrou-se diante dele, gritando em alta voz:

7 Que queres de mim, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus, que não me atormentes.

8 É que Jesus lhe dizia: Espírito imundo, sai deste homem!

9 Perguntou-lhe Jesus: Qual é o teu nome? Respondeu-lhe: Legião é o meu nome, porque somos muitos.

10 E pediam-lhe com instância que não os lançasse fora daquela região.

11 Ora, uma grande manada de porcos andava pastando ali junto do monte.

12 E os espíritos suplicavam-lhe: Manda-nos para os porcos, para entrarmos neles.

13 Jesus lhos permitiu. Então os espíritos imundos, tendo saído, entraram nos porcos; e a manada, de uns dois mil, precipitou-se no mar, afogando-se.

14 Fugiram os pastores e narraram o fato na cidade e pelos arredores. Então saíram a ver o que tinha acontecido.

15 Aproximaram-se de Jesus e viram o possesso assentado, coberto com seu manto e calmo, ele que tinha sido possuído pela Legião. E o pânico apoderou-se deles.

16 As testemunhas do fato contaram-lhes como havia acontecido isso ao endemoninhado, e o caso dos porcos.

17 Começaram então a rogar-lhe que se retirasse da sua região.

18 Quando ele subia para a barca, veio o que tinha sido possesso e pediu-lhe permissão de acompanhá-lo.

19 Jesus não o admitiu, mas disse-lhe: Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor fez por ti, e como se compadeceu de ti.

20 Foi-se ele e começou a publicar, na Decápole, tudo o que Jesus lhe havia feito. E todos se admiravam.*

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção?

O demônio domina em Gerasa através de um endemoninhado, e o povo tem medo.

Os gerasenos são pagãos, criam porcos, e estão apegados aos seus bens materiais.

Jesus vai para este território de pagãos para anunciar o reino de Deus e liberta o homem dos espíritos maus. Mas permite que os espíritos maus entrem nos porcos que vão afogar no abismo das águas.

Os gerasenos compreendem que Jesus é alguém superior, mas não se convertem porque tem medo do prejuízo material, e pedem a Jesus ir embora.

O homem libertado se converte, se torna discípulo de Jesus e está disposto a deixar tudo para seguir Jesus. Mas Jesus pede para ele ficar entre os seus concidadãos com a missão de testemunhar a graça alcançada. Assim através do testemunho dele, outros podem se abrir à fé, e mais tarde se converter, apesar de Jesus estar longe. Ele se torna um missionário que testemunha a todos a graça recebida.

3º Oração:

Conversar com Deus.

Jesus, dentro de nosso coração e no coração de outros sentimos as influências da força do mal: orgulho, intolerância, ganância… Pedimos que nos dê o discernimento para compreender os sentimentos que se passam em nosso coração, e verificar se nos levam a um resultado bom ou mau.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado.

Geralmente em nosso ambiente nós não temos a experiência de uma possessão diabólica tão violenta. Porém hoje os espíritos maus continuam a dominar nossa sociedade pelo culto do materialismo, do conforto, do dinheiro.

Hoje as sociedades dominadas pelo materialismo promulgam leis que permitem aborto, divorcio, eutanásia, e criticam a Igreja quando se pronuncia contra esta leis e diz a verdade.

Experimentamos dentro de nós fortes inclinações desordenadas: orgulho, ganância, intolerância, violência, mesquinharia… a maldade que domina nosso espírito.

Agora, quem se deixa vencer pela tentação, como poderá afastar o demônio de si mesmo e dos outros?

Jesus expulsa o demônio porque ele nunca se deixou dominar pelo demônio. Jesus ensina que só pela oração e o jejum podemos ter a força de Deus contra o mal.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

LEITURA ORANTE – Nenhum profeta é aceito em sua pátria – Domingo 30/01/2022

Lc 4,21-30 = Nenhum profeta é aceito em sua pátria.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.

21 Ele começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir.

22 Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam da sua boca, e diziam: Não é este o filho de José?

23 Então lhes disse: Sem dúvida me citareis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; todas as maravilhas que fizeste em Cafarnaum, segundo ouvimos dizer, faze-o também aqui na tua pátria.

24 E acrescentou: Em verdade vos digo: nenhum profeta é bem aceito na sua pátria.

25 Em verdade vos digo: muitas viúvas havia em Israel, no tempo de Elias, quando se fechou o céu por três anos e meio e houve grande fome por toda a terra;

26 mas a nenhuma delas foi mandado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia.

27 Igualmente havia muitos leprosos em Israel, no tempo do profeta Eliseu; mas nenhum deles foi limpo, senão o sírio Naamã.

28 A estas palavras, encheram-se todos de cólera na sinagoga.

29 Levantaram-se e lançaram-no fora da cidade; e conduziram-no até o alto do monte sobre o qual estava construída a sua cidade, e queriam precipitá-lo dali abaixo.

30 Ele, porém, passou por entre eles e retirou-se.

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção?

Em Cafarnaum Jesus opera milagres, começa a libertar do mal e trazer o tempo da graça de Deus.

Vai também até Nazaré onde proclama a seus concidadãos aquela passagem de Isaías que fala sobre o Messias guiado pelo Espírito para proclamar o ano de graça de Deus, e depois de ler estas palavras afirma: “hoje eu estou cumprindo esta passagem da escritura que acabastes de ouvir”.

Realmente pelo Espírito de Deus Jesus anuncia a boa nova aos pobres, liberta os oprimidos e derrama a graça de Deus no meio do povo.

Jesus está começando a cumprir sua missão, e já encontra dificuldades e perseguições na sua cidade.

Porque é recusado na sua cidade? Eles dizem: “Nós conhecemos você, você é o filho de José, o carpinteiro. Se quiser que acreditemos em você, faça agora na nossa frente alguns dos milagres que fez em Cafarnaum, também nós queremos ver”.

Infelizmente este orgulho impede de acolher o Messias que se manifesta na simplicidade. E Jesus reconhece: “Nenhum profeta é bem recebido em sua terra”. Então eles consideram Jesus como pessoa incômoda, louco, e querem se livrar dele derrubando-o no precipício.

Os parentes e concidadãos de Nazaré não conseguem compreender sua missão. O profeta depende da vocação de Deus, e não dos vínculos do parentesco, por isso Jesus continua cumprindo sua missão nas outras cidades.

Por que tanta resistência ao encontro com Deus? É porque é necessário ser humilde e desapegado de si mesmo para acolher Deus do Jeito simples em que se manifesta.

3º Oração:

Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Jesus, quero acolher você em minha vida como O MESSIAS, CAMINHO, VERDADE E VIDA. Também eu tenho uma missão na sociedade, e quero cumpri-la com dedicação, também quando encontrar dificuldades.

Cada ser humano tem uma missão, não quero considerar as pessoas somente com os critérios humanos do que eu gosto, ou do que me serve.

Ajuda-me e ver todas as pessoas que encontro como chamados para uma missão, eu quero ajuda-los a realizar sua vocação, e se eles não cumprirem, o juiz não sou, eu mas é Deus.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.

Quero acolher Jesus do meu jeito ou do jeito em que ele se manifesta?

Cada um de nós recebe de Deus uma missão. A experiência de todos aqueles que se dedicam gratuitamente para o bem da comunidade é que sempre devem pagar pessoalmente o bem que gratuitamente fazem aos outros.  Às vezes os parentes não compreendem.

A família recebe de Deus a missão de acolher e educar as crianças para que cumpram a missão recebida de Deus. É importante consagrar a criança a Deus desde o início para que ele cresça em ambiente de fé e doação.  Assim será mais sensível para a presença de Deus em sua vida.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

LEITURA ORANTE – Jesus acalma a tempestade: é Senhor da natureza – Sábado 29/01/2022

Mc 4,35-41 = Jesus acalma a tempestade: é Senhor da natureza.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo.

35 À tarde daquele dia, disse-lhes: Passemos para o outro lado.

36 Deixando o povo, levaram-no consigo na barca, assim como ele estava. Outras embarcações o escoltavam.*

37 Nisto surgiu uma grande tormenta e lançava as ondas dentro da barca, de modo que ela já se enchia de água.

38 Jesus achava-se na popa, dormindo sobre um travesseiro. Eles acordaram-no e disseram-lhe: Mestre, não te importa que pereçamos?

39 E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Silêncio! Cala-te! E cessou o vento e seguiu-se grande bonança.

40 Ele disse-lhes: Como sois medrosos! Ainda não tendes fé?

41 Eles ficaram penetrados de grande temor e cochichavam entre si: Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

Jesus atravessa o mar com os discípulos rumo à terra dos pagãos. O barco está sacudido pela ventania e começa a encher pelas ondas do mar.

Jesus está dormindo, cansado como qualquer ser humano, está tranquilo porque se sente nos braços do Pai.

Os discípulos ficam com medo de afundar e acordam Jesus.  “Mestre, estamos perecendo, e tu não te importas?”.

Jesus acalma a tempestade. “Silêncio, cala-te”. Jesus ordena como alguém que é superior às forças da natureza e a natureza lhe obedece. Depois chama a atenção dos discípulos pela sua falta de fé na proteção divina: Jesus pergunta: “Por que vocês são tão medrosos? Ainda não tendes fé?”.

“Quem é este que até o vento e o mar obedecem?”. Quem é este homem? Aos poucos os discípulos conhecem Jesus. Jesus é o Senhor da natureza, e da história dos povos. 

Também eu me pergunto: “Quem é este homem?”, estou conhecendo melhor Jesus?

3º Oração:

Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Jesus, no sufoco das tempestades é espontâneo a gente sentir medo, mas peço que seu Espírito fortifique a fé para superar o medo.

Façamos tudo quanto está em nossas forças para superar a tempestade, mas também confiemos no amor do Pai que não nos abandona, como você disse: “Até os cabelos da cabeça são contados”.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão.

O mar agitado é símbolo das forças do mal que ameaçam destruir nós e a comunidade.

Quantas tempestades na vida, quanto sufoco. Nós nos sentimos sozinhos, quase sem força, quase sem solução.

Gritamos ao Senhor. A tempestade passa.

Vemos e cremos: lembramos a ação de Deus no passado, e rezamos com fé porque sabemos que ele está agindo agora. Deus nos ama e nos protege sempre.

Cada tempestade que passa, nos faça crescer na fé. Depois de ver a presença libertadora do Senhor, devemos reconhecer e adorar Jesus.

Então não devemos pedir com medo achando que estamos sozinhos, mas pedir com fé, confiando que Jesus está conosco no barco.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

LEITURA ORANTE – Parábola da semente que germina sozinha; grão de mostarda – Sexta-feira 28/01/2022

Mc 4,26-34 = Parábola da semente que germina sozinha; grão de mostarda.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.

26 Dizia também: O Reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra.

27 Dorme, levanta-se, de noite e de dia, e a semente brota e cresce, sem ele o perceber.

28 Pois a terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga e, por último, o grão abundante na espiga.

29 Quando o fruto amadurece, ele mete-lhe a foice, porque é chegada a colheita. *

30 Dizia ele: A quem compararemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o representaremos?

31 É como o grão de mostarda que, quando é semeado, é a menor de todas as sementes.

32 Mas, depois de semeado, cresce, torna-se maior que todas as hortaliças e estende de tal modo os seus ramos, que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra.

33 Era por meio de numerosas parábolas desse gênero que ele lhes anunciava a palavra, conforme eram capazes de compreender.

34 E não lhes falava, a não ser em parábolas; a sós, porém, explicava tudo a seus discípulos.

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

Como acontecem as coisas no Reino de Deus? As parábolas ajudam a acolher e compreender os Mistérios do Reino de Deus. A Ação de Deus é misteriosa e nós não podemos controla-la.

Jesus esclarece aos seus discípulos que às vezes tem pressa de ver os resultados. Jesus sabe que Deus tem um modo de agir diferente do nosso porque que não força ninguém, mas espera a decisão que acontece no coração.

O Reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra, e a semente brota e cresce, sem ele o perceber.

O semeador semeia a semente na terra, brota e cresce em modo misterioso, não depende somente da ação humana, porque tem vitalidade em si mesma.

Assim acontece no Reino de Deus: O evangelizador anuncia a palavra que manifesta Deus ao coração do homem. O crescimento da Palavra acontece em modo misterioso no coração do ouvinte pela ação do Espírito Santo que converte o coração. O evangelizador tem pressa de ver os resultados de seu trabalho. O Espírito de Deus respeita a liberdade humana.

O Reino de Deus é como uma semente de mostarda que, quando é semeado, é a menor de todas as sementes.

32 Mas, depois de semeado, cresce, torna-se maior que todas as hortaliças e estende de tal modo os seus ramos, que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra.

A semente de mostarda é pequena, mas dentro de si tem força para crescer.

O Reino de Deus não se parece com os reinos deste mundo que crescem pela força das conquistas dos exércitos. O Reino de Deus vai crescendo aos poucos e se tornará grande acolhendo discípulos vindos de todas as nações.

Jesus anunciou a Palavra do Reino de Deus. Alguns acolheram a Palavra em seu coração, se converteram, e o fruto foi uma vida de fé e amor.

Após o Pentecostes este pequeno grupo com a força do Espírito Santo levou esta Palavra a todos os povos.

3º Oração:

Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Jesus, O Pai quer fazer o bem através de nós, porém os resultados não dependem só de nossas pequenas forças, mas especialmente do Espírito Santo que está agindo dentro do coração das pessoas. Doa-nos fé para evangelizar, plantar a semente e confiar no poder de Deus que a fará crescer.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.

Também hoje Deus quer necessitar de nosso trabalho de evangelização, nos chama e nos envia. Vamos ajudar os nossos irmãos, preparando seu coração para fazer crescer esta vida que é o Espírito Santo dentro do coração deles.

As nossas forças são pequenas, mas quando fazemos nosso esforço para fazer o bem, devemos confiar, porque o Espírito de Deus está agindo no interior das pessoas, e nós somos somente colaboradores. Os resultados da ação de Deus certamente serão superiores ao nosso trabalho.

Nós cristãos devemos ter uma fé que confia e alcança a graça de Deus, orar, pedir para reconhecer a ação de Deus no coração de muitos, devemos alimentar a esperança que o amor vença. O mal que está no coração humano será derrotado na proporção em que a palavra do Evangelho for semeada e vivida.ORAÇÃO FINAL em agradecimento

LEITURA ORANTE – Parábolas da lâmpada e da medida generosa – Quinta-feira 27/01/2022

Mc 4,21-25 = Parábolas da lâmpada e da medida generosa.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.

21 Dizia-lhes ainda: Traz-se porventura a candeia para ser colocada debaixo do caixote ou debaixo da cama? Não é para ser posta no candeeiro?*

22 Porque nada há oculto que não deva ser descoberto, nada secreto que não deva ser publicado.

23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, que ouça.

24 Ele prosseguiu: Atendei ao que ouvis: com a medida com que medirdes, vos medirão a vós, e ainda se vos acrescentará.

25 Pois, ao que tem, se lhe dará; e ao que não tem, se lhe tirará até o que tem.

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

Jesus é a luz de Deus para nós que resplandece no meio das trevas deste mundo hostil. Jesus revela a seus discípulos o mistério do amor infinito de Deus.  Ele acende a luz em cada um de seus discípulos. Eles são como a lâmpada, não podem guardar a luz para si, mas devem iluminar o mundo com seu exemplo e seu ensinamento. Nada deve ficar escondido, tudo deve vir à luz.

Nós discípulos, depois de experimentar o Reino de Deus em nossa vida, devemos testemunhá-lo aos outros, iluminar a humanidade e acender a lâmpada daqueles que necessitam da palavra de Deus. Neste mundo em trevas somos um pequeno grupo de discípulos. Nossa tarefa é de testemunhar a alegria e esperança no amor de Deus por nós.

Com a mesma generosidade com que recebemos de Deus, também devemos partilhar com os outros, e a recompensa será grande. Seremos julgados com a mesma medida da nossa generosidade.

Os dons de Deus não são nossa propriedade, e pode acontecer que, quem recebeu os dons e não deu os frutos esperados, vai perder até os dons que recebeu, como disse Jesus: “Ao que tem, se lhe dará; e ao que não tem, se lhe tirará até o que tem”.

3º Oração:

Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Jesus, a cultura da nossa sociedade está orientada para o consumismo capitalista, é trevas porque pensa só no bem-estar material, e porque exclui a maioria da humanidade, que não tem dinheiro para adquirir o que é necessário para a vida. Dá-nos coragem para sermos luz do mundo, ficar ao lado de quem está sofrendo, renunciar ao supérfluo e atender aos necessitados.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus. ORAÇÃO FINAL em agradecimento

LEITURA ORANTE – São Timóteo e São Tito – Quarta-feira 26/01/2022

Lc 10,1-9 Missão dos setenta e dois discípulos

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

Timóteo e Tito foram os melhores colaboradores do apóstolo São Paulo em suas atividades de evangelização, especialmente nos anos em que ele ficou preso nas cadeias do Império romano.

Timóteo era filho de pai pagão e de mãe judeu-cristã, Eunice, participava ativamente da comunidade cristã que São Paulo fundou em Listra. O testemunho da Comunidade sobre Timóteo foi para Paulo motivo para levar consigo este discípulo nas viagens missionárias. Ele colaborou com São Paulo na evangelização e organização das Igrejas entre os pagãos. Assistiu Paulo na prisão, até a libertação. Paulo o colocou como Bispo à frente da comunidade eclesial do Éfeso.

Tito, pagão convertido também foi companheiro de São Paulo na atividade missionária, e assistiu o Apóstolo quando foi preso pela segunda vez. Mais tarde São Paulo o encarregou como Bispo na direção da Igreja de Creta.

Os dois discípulos são destinatários de três cartas “pastorais” em que o apóstolo dá orientações sobre como organizar as Igrejas.

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.

1 Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.*

2 Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.

3 Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.

4 Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.

5 Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa!

6 Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós.*

7 Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.

8 Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir.

9 Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo.

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Não devo ter pressa, mas me deter com docilidade, para refletir e perceber onde Deus quer me levar. Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

Hoje a liturgia nos lembra que Jesus, além dos doze apóstolos, envia mais setenta e dois discípulos à sua frente para preparar o caminho. Envia-os dois a dois, por causa da convivência evangélica. Antes de pregar o amor para os outros, devem praticar o amor entre eles.

Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos: Não são enviados para condenar, mas para salvar, ser como Jesus que foi o cordeiro de Deus que se imolou pela salvação. Os discípulos vão levar o Reino de Deus, levam a paz de Jesus, eles curam a alma e o corpo.

Eles não buscam conforto par si mesmo, mas confiam na providência, porque o operário é digno do seu salário. Ajudam os fiéis, confiam no Espírito Santo que está trabalhando no coração de todos. Quem vê os resultados é Deus, que vê o interior do coração.

3º Oração:

Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Jesus, todos sentem necessidade da paz, mas muitos são egoístas e perturbam a paz da convivência humana. Você enviou seus discípulos como cordeiros entre lobos para salvar e não para condenar. Por isso no coração levavam a sua paz e a transmitiam a quem era sensível à paz de Deus acolhia o evangelho do Reino do amor gratuito de Deus. Ajuda-nos a viver a paz entre nós para que sejamos promotores da paz em nossa comunidade.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.

O Papa voltou a manifestar a sua preocupação com as tensões na Ucrânia, “que ameaçam infligir um novo golpe à paz”.

Na Ucrânia os cristãos estão rezando pela paz desde 2014, ano em que o conflito começou, durante todas as celebrações eucarísticas e também em outros momentos de oração, há sempre um momento de oração pela paz.

Nestas últimas semanas a oração pela paz é ainda mais presente, mais forte, e será especialmente assim na próxima quarta-feira, 26 de janeiro, a convite do Papa Francisco e em união com ele e todos os homens de boa vontade.

Há mais de 120.000 soldados russos já posicionados na fronteira ucraniana  fazendo exercícios militares.

Também a OTAN está enviando instrutores militares e o presidente dos Estados Unidos enviou 90 toneladas de munições.

“Faço um forte apelo a todas as pessoas de boa vontade, para que elevem orações a Deus onipotente, para que cada ação e iniciativa política esteja a serviço da fraternidade humana. Papa Francisco propôs que a próxima quarta-feira, 26 de janeiro, seja um dia de oração pela paz. Vamos suplicar a Deus pedindo pela paz no mundo.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

LEITURA ORANTE – FESTA DA CONVERSÃO DE SÃO PAULO, APÓSTOLO – Terça-feira 25/01/2022

Atos 22.3-16 = Paulo narra a sua conversão no caminho de Damasco

Mc 16,15-18 = Jesus entrega aos discípulos a Missão de evangelizar

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.

15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.

16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

17 Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas,

18 manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

Jesus envia seus discípulos pregar o Evangelho: Evangelizar é comunicar a grande novidade que Jesus nos salvou, que somos filhos de Deus, irmãos entre nós mesmos, e por essa razão devemos nos relacionar uns com os outros para formar a família de Deus. A fé se baseia no testemunho dos apóstolos que tiveram a experiência do ressuscitado presente com eles. Esta fé é transmitida e alimentada pela contínua experiência do Ressuscitado no meio de nós, pela sua ação salvadora. Os discípulos devem continuar a ação de Jesus.

Paulo, estava em viagem para Damasco com a finalidade de prender e castigar os judeus convertidos a Cristo, e de repente Jesus lhe apareceu a Saulo e lhe disse: “Por que me persegues?” e ele teve a experiência que Jesus está vivo no meio dos cristãos, estabelecendo um profundo relacionamento pessoal com todos, em cada situação e em cada momento. Saulo acolheu o chamado e se converteu. A conversão de Paulo manifesta o poder da graça que supera todo pecado (cf. Rm 5,20). Paulo acolheu o chamado de Jesus e entregou-se totalmente à evangelização, sem medo de dificuldades e perseguições. Ele mesmo, perseguido por causa de Cristo, escreveu em sua carta: “Completo na minha carne aquilo que falta aos sofrimentos de Cristo, em favor de seu corpo que é a Igreja” (Cl 1,24).

3º Oração:

Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Jesus, você está ressuscitado, vivo no meio de nós, comunidade cristã. Ajuda-nos a viver a fé e praticar sua palavra para sentir sua presença no meio de nós. Quando atendemos a nossos irmãos necessitados estamos tocando seu corpo sofredor.

E que nunca aconteça que nos diga o que disse para Saulo: “Por que você me persegue?”.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

LEITURA ORANTE – Jesus acusado de agir pelo diabo! – Segunda-feira 24/01/2022

Mc 3,22-30 = Jesus acusado de agir pelo diabo! É pecado contra o Espírito. Santo.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.

22 Também os escribas, que haviam descido de Jerusalém, diziam: “Ele está possuído de Beelzebul: é pelo príncipe dos demônios que ele expele os demônios.”*

23 Mas, havendo-os convocado, dizia-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar a Satanás?

24 Pois, se um reino estiver dividido contra si mesmo, não pode durar.

25 E se uma casa está dividida contra si mesma, tal casa não pode permanecer.

26 E se Satanás se levanta contra si mesmo, está dividido e não poderá continuar, mas desaparecerá.

27 Ninguém pode entrar na casa do homem forte e roubar-lhe os bens, se antes não o prender; e então saqueará sua casa.

28 “Em verdade vos digo: todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, mesmo as suas blasfêmias;

29 mas todo o que tiver blasfemado contra o Espírito Santo jamais terá perdão, mas será culpado de um pecado eterno.”*

30 Jesus falava assim porque tinham dito: “Ele tem um espírito imundo.”

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

Jesus é o Messias, sempre faz a vontade do Pai, sempre é dócil ao Espírito Santo. Por isso ele é forte para expulsar satanás. É pelo Espírito do Pai que ele faz suas obras, e não pelo espírito do mal.

As autoridades de Jerusalém têm a incumbência de reconhecer que Jesus está atuando em benefício do povo. Porém os escribas distorcem os fatos e mentem para defender seu prestígio sobre o povo, movidos pelo ciúme não reconhecem e não aceitam Jesus, o acusam falsamente de ser movido pelo espírito imundo.

Então Jesus através de comparações mostra a falsidade desta acusação, e explica ao povo que expulsa o espírito do mal porque é mais forte do que Satanás.

É pecado contra o Espírito Santo atribuir ao demônio o que é obra do Espírito de Deus. Quem se obstina diante dos sinais evidentes, fecha-se à ação de Deus, também ao perdão, pelo qual venceria Satanás. Quem recusa o perdão, não pode recebê-lo. Quem é orgulhoso quer sempre ter razão, e pode até mentir enganando a si mesmo e aos outros.

Há pessoas tão orgulhosas que sempre criticam os outros. Quem está neste orgulho, não se reconhece pecador, e recusa a salvação. Quem peca contra o Espírito Santo sabe que peca, e por orgulho nega a verdade.

É uma boa qualidade reconhecer o bem que há nos outros e se alegrar como o povo se alegrava vendo Jesus fazer o bem às pessoas.

3º Oração:

Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Jesus, os escribas distorcem os fatos e mentem para defender seu prestígio sobre o povo. Nós queremos ficar no bom caminho, mas ás vezes acontece que também nós interpretamos os fatos de modo errado, para defender nossos interesses acusamos outros. Que esta maldade nunca aconteça em nossa vida.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

O Papa voltou a manifestar a sua preocupação com as tensões na Ucrânia, “que ameaçam infligir um novo golpe à paz”.

Há mais de 120.000 soldados russos já posicionados na fronteira ucraniana  fazendo exercícios militares.

Também a OTAN está enviando instrutores militares e o presidente dos Estados Unidos enviou 90 toneladas de munições.

“Faço um forte apelo a todas as pessoas de boa vontade, para que elevem orações a Deus onipotente, para que cada ação e iniciativa política esteja a serviço da fraternidade humana. Papa Francisco propôs que a próxima quarta-feira, 26 de janeiro, seja um dia de oração pela paz. Vamos suplicar a Deus pedindo pela paz no mundo.

LEITURA ORANTE – Início da pregação de Jesus – Domingo 23/01/2022

Lc 1,1-4; 4,14-21 = Início da pregação de Jesus: O Espírito Santo ungiu-me para anunciar a boa nova aos pobres.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.

1 Muitos empreenderam compor uma história dos acontecimentos que se realizaram entre nós,

2 como no-los transmitiram aqueles que foram desde o princípio testemunhas oculares e que se tornaram ministros da palavra.

3 Também a mim me pareceu bem, depois de haver diligentemente investigado tudo desde o princípio, escrevê-los para ti segundo a ordem, excelentíssimo Teófilo,*

4 para que conheças a solidez daqueles ensinamentos que tens recebido.

14 Jesus então, cheio da força do Espírito, voltou para a Galiléia. E a sua fama divulgou-se por toda a região.

15 Ele ensinava nas sinagogas e era aclamado por todos.

16 Foi então a Nazaré, onde se tinha criado. Entrou na sinagoga em dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.

17 Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Desenrolando o livro, escolheu a passagem onde está escrito (61,1s.):*

18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração,

19 para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.

20 E enrolando o livro, deu-o ao ministro e sentou-se; todos quantos estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.

21 Ele começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu este oráculo que vós acabais de ouvir.

22 Todos lhe davam testemunho e se admiravam das palavras de graça, que procediam da sua boca, e diziam: Não é este o filho de José?

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção? Repetir esta palavra algumas vezes com calma para que inflame meu coração.

Jesus morou em Nazaré até a idade de trinta anos. Desde criança Jesus todos os sábados frequentava a sinagoga onde a comunidade se reunia, fazia junto com eles a oração, cantava os salmos, e escutava a leitura e explicação das escrituras. Depois de alcançar a idade adulta, Jesus também lia e explicava a Lei de Deus e os profetas que anunciavam a espera do Messias.

A começar do Batismo no Jordão, Jesus começa a cumprir a sua missão: na sinagoga de Cafarnaum anuncia o Reino de Deus, expulsa maus espíritos, cura doentes e anuncia o evangelho da misericórdia de Deus convidando à conversão todos os que se sentem pobres pecadores.

Então vai para Nazaré para anunciar também a seus parentes e conterrâneos a realização do Reino de Deus. Segundo seu costume Jesus reza e canta os salmos junto com a comunidade e lê as Escrituras. Porém desta vez sua explicação é diferente, não só fala palavras de explicação, mas mostra a realidade: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu e me enviou: “Hoje eu estou cumprindo esta passagem da escritura que acabastes de ouvir”.

Agora Jesus está cumprindo as antigas promessas: pelo Espírito de Deus liberta, cura do poder do mal, e dá o dom de Deus aos pobres que sentem necessidade.

Jesus é alegria porque vem não para condenar, mas para libertar e salvar: Deus concede seu ano de graça e perdão a todos aqueles que se arrependem, e seguem o evangelho.

Como Jesus anunciou a Palavra de Deus a seus parentes de Nazaré, assim todo cristão, iluminado pelo Espírito Santo, com humildade pode e deve anunciar a Palavra de Deus na sua família, entre seus parentes e amigos.

Quando nos deixamos guiar pelo Espírito, pela fé e a caridade fazemos as obras de Deus, temos condições para ir ao encontro dos outros em suas necessidades e colaborar para restaurar a vida.

Pelo evangelho sabemos que alguns acolheram com admiração a palavra de Jesus, e os outros estranharam, até ficaram contrariados.

Como aconteceu para Jesus, pode acontecer também para nós, e não devemos estranhar.

3º Oração:

Conversar com Deus. Diálogo de amigos: conversar e especialmente escutar com o coração aberto à moção do Espírito Santo.

Senhor Jesus, hoje é a sua Igreja que no mundo está realizando o “Ano da graça do Senhor”. Peço para que todos nós cristãos sejamos instrumentos de sua misericórdia para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração.

E que também eu seja fiel à ação do Espírito Santo.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.

Hoje a Igreja celebra o DIA DA PALAVRA DE DEUS.

Como Jesus anunciou a Palavra de Deus a seus parentes de Nazaré, assim todo cristão, iluminado pelo Espírito Santo, com humildade pode e deve anunciar a Palavra de Deus na sua família, entre seus parentes e amigos.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

LEITURA ORANTE – Jesus cercado pela multidão – Sábado 22/01/2022

Mc 3,20-21 = Jesus cercado pela multidão.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º Ler a Palavra de Deus, consciente que Deus se manifesta a seu povo. Ler duas ou três vezes a passagem bíblica. Ler a explicação para entender melhor.

20 Dirigiram-se em seguida a uma casa. Aí afluiu de novo tanta gente, que nem podiam tomar alimento.

21 Quando os seus o souberam, saíram para o reter; pois diziam: “Ele está fora de si.”

2º Meditação: Que Palavra de Deus chamou minha atenção?

Jesus está cercado pela multidão e dedica-se ao povo, não tem tempo nem para descansar, nem para comer. O povo está sofrendo, abandonado, mas sente o apoio de Jesus.

Os parentes de Jesus dizem que é uma loucura esquecer de si mesmo para dedicar-se aos outros. A situação se torna mais difícil porque as autoridades de Jerusalém têm ciúme e o acusam falsamente de ser movido pelo espírito do mal.

Então os parentes se dirigem de Nazaré até Cafarnaum para pegá-lo e trazê-lo de volta. Dizem: “Ele está louco, ele está fora de si”. Realmente os parentes interpretam Jesus de modo humano e querem dominá-lo por medo que crie confusão pra eles.

Mais tarde, muitos desses parentes abriram os olhos, se converteram e acompanharam Jesus. Isto significa que eles também eram pessoas honestas, que no princípio não compreenderam bem o agir de Jesus, e depois que compreenderam, se converteram tornando-se ótimos discípulos.

Realmente é difícil compreender uma pessoa a partir de nossos conceitos, de nossas mentalidades. Muitas vezes nós interpretamos os outros, não a partir da verdade, mas a partir de nossos interesses, de nossa forma de pensar, de nossos medos. O nosso modo de interpretar os outros é muito ignorante, é muito parcial.

Podemos compreender o outro somente quando nos colocamos na situação do outro.

3º ORAR: Conversar com Deus para dar-lhe minha resposta: Deus escuta não as palavras, mas o desejo do coração.

Senhor, Jesus, você não se preocupava consigo mas com o povo necessitado. Realmente para a mentalidade humana isto é uma loucura, mas para o cristão é resultado do amor de Deus. Peço para também eu pôr como prioridade olhar as necessidades dos outros, porque o que realiza as pessoas é somente o amor aos outros.

4º Contemplação: Deixar-me envolver pelas coisas de Deus, olhar os acontecimentos com os olhos de Deus, assumir minha missão. sentir-me amado, perdoado. Reconhecer que tudo está envolvido pela ação de Deus.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento