LEITURA ORANTE – SAGRADA FAMÍLIA – Sábado 31/12/2022
SAGRADA FAMÍLIA
Sexta f, 30 de dezembro de 2022
LEITURA ORANTE: – S. Família A =
Mt 2,13-23 = Obediência de José
Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Leitura – Lendo este evangelho você está presente perto de Jesus, o que ele está me falando?… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.
13 Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar.
14 José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito.
15 Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: Eu chamei do Egito meu filho (Os 11,1).
16 Vendo, então, Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia indagado dos magos.
17 Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias:
18 Em Ramá se ouviu uma voz, choro e grandes lamentos: é Raquel a chorar seus filhos; não quer consolação, porque já não existem (Jer 31,15)!
19 Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José,
no Egito, e disse:
20 Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino.
21 José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel.
22 Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judéia, em lugar de seu pai Herodes, não ousou ir para lá. Avisado divinamente em sonhos, retirou-se para a província da Galiléia
23 e veio habitar na cidade de Nazaré para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Será chamado Nazareno.*
Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida. O que mais toca no meu coração? O que Deus está iluminando na minha vida?
A Sagrada Família exteriormente não se distingue das outras por riqueza, cultura, posição social, mas é um casal rico em vivência interior: Ele, homem justo, que sabe obedecer a Deus. Ela, mulher de fé, que se põe a disposição da vontade divina. Casam com grande respeito mútuo, reconhecendo-se portadores de uma sublime missão recebida por Deus. Sabem enfrentar juntos a vida com seus imprevistos. Sabem refletir, e em tudo buscar resolver no modo melhor, sempre olhando para o bem, sem revoltar-se, quando as coisas acontecem em modo contrário a seus planos.
Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito.
José como chefe da Sagrada Família recebe os avisos e toma as decisões. Maria e Jesus seguem fielmente.
Deus poderia ter livrado Jesus das mãos de Herodes sem necessidade de que a Sagrada Família fugisse para o Egito. Pouco custaria ocultar Jesus dos enviados do rei.
Contudo, deles é exigido um sacrifício, e José se apressa em realizá-lo.
Para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: Eu chamei do Egito o meu filho.
O Evangelho mostra como Jesus realiza as profecias do povo de Israel no Antigo Testamento: perseguido e libertado por Deus, e chamado do Egito para a Terra prometida.
José age com prudência. Quando regressa do Egito, vê que em Belém ainda havia perigo para Jesus. Segue para Nazaré. Naquela pequena aldeia Jesus vive de maneira humilde.
Jesus, Maria e José formam uma família comum, não tem privilégios, e participam das alegrias e dos sofrimentos comuns a todas as nossas famílias.
Oração: Eis-me aqui ao serviço do Senhor……. Louvar, amar, pedir, agradecer, pedir perdão, sorrir, chorar, prometer.
Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.
Sagrada Família de Nazaré, modelo perfeito de doação, ajude as famílias em sua missão.
Olhando a Sagrada Família: Jesus, Maria e José, saibamos fazer a partilha dos gestos de amor e de fé.
Maria do “sim” e do amor-doação; José operário a serviço do pão; Jesus ocupado com sua missão: três vidas distintas, num só coração.
Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.