LEITURA ORANTE – Oitava de Natal – Quinta-feira 30/12/2021

Lc 2,36-40 = A profetisa Ana fala de Jesus.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

36 Havia também uma profetisa chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser; era de idade avançada.

37 Depois de ter vivido sete anos com seu marido desde a sua virgindade, ficara viúva, e agora com oitenta e quatro anos não se apartava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações.

38 Chegando ela à mesma hora, louvava a Deus e falava de Jesus a todos aqueles que em Jerusalém esperavam a libertação.

39 Após terem observado tudo segundo a lei do Senhor, voltaram para a Galiléia, à sua cidade de Nazaré.

40 O menino ia crescendo e se fortificava: estava cheio de sabedoria, e a graça de Deus repousava nele.

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

Ana é uma senhora de grande fé, é viúva e emprega seu tempo na oração e no serviço aos peregrinos do templo. Espera “a Libertação” e conhece outros que tem a mesma esperança.  Quando encontra o Messias, louva a Deus, e vai anunciá-lo a todos seus conhecidos.

Depois de cumprirem tudo conforme a lei do Senhor, Maria e José, com o menino, voltam para casa refletindo sobre as palavras de Simeão, sabendo que estão envolvidos na missão de Jesus. No entanto velam sobre a criança, que cresce e se fortifica na graça de Deus. Jesus menino vive brincando como todas as crianças, no meio de seus parentes de Nazaré. Realmente Jesus é Deus feito nosso irmão, cresce como nós, é obediente como nós. Mas ele é Deus que nos salva. Ele na sua própria existência mostra o amor de Deus Salvador.

Que Deus nos faça participar da fé de Ana, esta profetiza é uma imagem de tantas mulheres. Também hoje quantas senhoras idosas estão dedicando seu tempo ao serviço de Deus e das pessoas que necessitam. São preciosas diante de Deus como Ana, que é chamada “profetiza” porque iluminada pelo Espírito Santo sabe ver a presença de Deus nos acontecimentos de cada dia.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Jesus, eu quero agradecer por todas as mulheres que servem a Deus dia e noite, sempre prontas para prestar seus serviços para as pessoas que necessitam. Elas trabalham na comunidade, participam dos grupos de oração, em sua religiosidade simples transmitem a fé para as novas gerações. Peço que também elas participem da alegria da profetiza Ana.

4º CONTEMPLAR com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.

Lembrar a beleza das nossas reuniões em família e nos grupos de oração. A pandemia criou dificuldades.

Porém agora está na hora de voltar a se encontrar para viver a alegria da convivência, porque Jesus disse: “Onde dois ou três estão reunidos em meu nome eu estou no meio deles”.ORAÇÃO FINAL em agradecimento