LEITURA ORANTE – Natal do Senhor – Sábado 25/12/2021

Is 9,1-6: O povo que caminhava na escuridão viu uma grande luz.

Lc 2,1-20 = Nascimento de Jesus e anuncio aos pastores: Hoje vos nasceu o Salvador

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

Is 9,1-6: O povo que caminhava na escuridão viu uma grande luz.

O povo está nas trevas do exílio, mas profeta Isaias anuncia que vai resplandecer a grande luz da libertação: o que fará o zelo do Senhor dos exércitos. Vai nascer um menino que vai sentar sobre o trono do rei Davi. Ele será: “Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz”.

Esta profecia se realizou quando nasceu Jesus.

1 O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz.

2 Vós suscitais um grande regozijo, provocais uma imensa alegria; rejubilam-se diante de vós como na alegria da colheita, como exultam na partilha dos despojos.

3 Porque o jugo que pesava sobre ele, a coleira de seu ombro e a vara do feitor, vós os quebrastes, como no dia de Madiã.*

4 Porque todo calçado que se traz na batalha, e todo manto manchado de sangue serão lançados ao fogo e tornar-se-ão presa das chamas;

5 porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros, e ele se chama: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz.*

6 Seu império será grande e a paz sem fim sobre o trono de Davi e em seu reino. Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre. Eis o que fará o zelo do Senhor dos exércitos.

Lc 2,1-20 = Nascimento de Jesus e anuncio aos pastores: Hoje vos nasceu o Salvador

1 Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra.

2 Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria.

3 Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade.

4 Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi,

5 para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida.

6 Estando eles ali, completaram-se os dias dela.

7 E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.*

8 Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite.

9 Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor.

10 O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo:

11 hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor.

12 Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.

13 E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia:

14 Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina).*

15 Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou.

16 Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura.

17 Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino.

18 Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores.

19 Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração.

20 Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito.

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

José e Maria foram até Belém para o recenseamento. São pobres, e encontram abrigo numa gruta de fundo de quintal, lugar onde os pastores recolhem gado e ovelhas, e lá Maria dá à luz seu filho, o agasalha e coloca na manjedoura. Jesus é chamado “primogênito” porque é o herdeiro das promessas feitas a Abraão e a Davi.

Nasce Jesus, os Anjos aparecem aos pastores anunciando o nascimento do “Salvador, que é o Cristo Senhor”. Os pastores eram pessoas marginalizadas, pouco apreciadas. Viviam junto com os seus animais, separados do convívio humano. Por causa do contato permanente com os animais eram considerados impuros. Ninguém jamais os convidava para vir visitar um recém-nascido. É a estes pastores que aparece o anjo do Senhor para transmitir a grande notícia do nascimento de Jesus. Estes foram escolhidos por Deus para serem os primeiros convidados. Diante da aparição dos anjos, eles ficam com medo.

Porém o anúncio dos anjos é fonte de alegria porque os assegura que nasceu o Salvador: esse menino recém-nascido veio realizar as esperanças do povo.

“Este será o sinal para encontra-lo! Vocês encontrarão um menino deitado na manjedoura da estrebaria”. O Salvador nasce pobre no meio dos pobres!

O Os pastores obedecem ao anúncio dos anjos, e encontram Maria e José que mostram o menino deitado na manjedoura, veem com seus olhos o Salvador. A fé desabrocha logo nos corações simples. Ficam cheios de uma alegria que é dom de Deus. Contam a Maria e José e a todo mundo tudo o que os anjos tinham revelado sobre o menino. O Os pastores voltam glorificando e louvando a Deus.

E Maria conserva estas coisas e as medita no seu coração. Na sua simplicidade Maria crê que Deus está presente nestes acontecimentos, às vezes não compreende tudo, mas vai guardando tudo, e refletindo no seu coração, porque ela quer fazer a vontade do Pai, reflete, para descobrir os caminhos do Pai.

OS PASTORES representam todas as pessoas que se sentem pobres e acolhem a Jesus como seu Salvador, e o reconhecem como Senhor da vida. Eles representam hoje todos os que de coração humilde e despojado se aproximam do Deus menino e o reconhecem como Salvador. Neste novo jeito de Deus chegar até a humanidade entendemos que Jesus nasceu e oferece a salvação a que se sente dela necessitado.

Os pastores vão ver Jesus glorificando e louvando a Deus. É pela fé que vamos ao encontro do invisível que dá um sentido superior à nossa existência e à nossa ação.

Quem recebe uma experiência da ação de Deus sente grande alegria, e depois torna-se testemunha, conta para os outros, não obriga ninguém a acreditar, mas aqueles que acolhem com coração simples participam da mesma experiência e da mesma alegria.

Deus se manifesta a nós, mas quer que também nós procuremos: desejemos o encontro: é necessário sair de nosso comodismo. Quem recebe o dom de Deus, não desperdiça, mas faz como Maria vai guardando tudo isso em seu coração.

Os anjos cantam: “Glória a Deus e paz na terra aos homens por ele amados”.

Os anjos, com seu canto, manifestam claramente a dupla finalidade da vinda de Cristo:

Realmente Jesus é glória e manifestação do amor de Deus que quer salvar a humanidade. Jesus glorifica o Pai porque começa o Reino de Deus neste mundo.

Realmente Jesus é paz aos homens de boa vontade: Consegue-nos a paz com Deus, ao merecer com sua morte o perdão de nossos pecados. Consegue-nos a paz conosco mesmos, merecendo-nos a graça para vencer nossas paixões desordenadas. Consegue-nos a paz com os outros, ensinando-nos a amar a nossos irmãos com verdadeira caridade.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Jesus, também eu quero ir junto com os meus irmãos ao presépio e lá contemplar você: o amor de Deus que se faz nosso irmão nascendo de Maria. Enche meu coração de alegria, para que junto com os pastores possa glorificar a misericórdia que nos eleva de todas as nossas misérias e nos oferece participar de sua divindade.

4º CONTEMPLAR com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.ORAÇÃO FINAL em agradecimento