LEITURA ORANTE – 3 Semana do Advento – Quinta-feira 16/12/2021

Lc 7,24-30 = Jesus elogia João Batista

Is 54,1-10: Felicidade da Nova Jerusalém: Com misericórdia eterna compadeci-me de ti.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER Escuta a Palavra de Deus!

24 Depois que se retiraram os mensageiros de João, ele começou a falar de João ao povo: Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?

25 Mas que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Mas os que vestem roupas preciosas e vivem no luxo estão nos palácios dos reis.

26 Mas, enfim, que fostes ver? Um profeta? Sim, digo-vos, e mais do que profeta.

27 Este é aquele de quem está escrito: Eis que envio o meu mensageiro ante a tua face; ele preparará o teu caminho diante de ti (Ml 3,1).

28 Pois vos digo: entre os nascidos de mulher não há maior que João. Entretanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele.

29 Ouvindo-o todo o povo, e mesmo os publicanos, deram razão a Deus, fazendo-se batizar com o batismo de João.

30 Os fariseus, porém, e os doutores da lei, recusando o seu batismo, frustraram o desígnio de Deus a seu respeito.

2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra

Depois que os discípulos de João Batista foram embora, Jesus elogia este profeta tão austero, tão desprendido de si mesmo: O que vocês foram ver lá no deserto do Rio Jordão, um homem que vive na moleza. Ele era um homem austero que dedicou toda a sua vida a serviço da sua missão.

Ele é o grande profeta que deve preparar o povo para acolher o Messias. Como está escrito: ”Eis que envio o meu mensageiro ante a tua face; ele preparará o teu caminho diante de ti” (Ml 3,1).

O povo acolheu com estima este profeta que vivia na austeridade do deserto, e escutaram sua mensagem: “Ouvindo-o todo o povo, e mesmo os publicanos, deram razão a Deus, fazendo-se batizar com o batismo de João”.

João recebeu a missão de preparar o povo para entrar no Reino de Deus. É a missão mais importante de todos os profetas do Antigo Testamento.

Neste Advento vamos nos converter e acolher o amor de Deus que vem a nós em Jesus. Porque entrar no Reino do Messias vale mais do que simplesmente ser profeta que anuncia. O discípulo que acolhe Jesus e recebe seu Espírito tem mais valor do que aquele que tem a missão de profeta como João Batista.

3º ORAR. Dialogar com Deus

Jesus, Você nos apontou João Batista como exemplo de decisão para nos mantermos firmes em nossa vida cristã. Você nos deu seu Espírito, pedimos a graça de sermos fiéis às suas inspirações. O seu Espírito nos confirme que o Pai nos ama com amor eterno.

4º CONTEMPLAR com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.

Is 54,1-10: Felicidade da Nova Jerusalém: Com misericórdia eterna compadeci-me de ti.

O povo de Israel foi infiel a seu Deus, perdeu a proteção divina e levado para o exílio.

O profeta compara o povo de Israel a uma esposa infiel ao seu esposo.

Porém o profeta anuncia que o amor de Seus é eterno: “Num acesso de cólera volvi de ti minha face. Mas no meu eterno amor, tenho compaixão de ti”. O povo voltará do exílio para sua terra onde terá as bênçãos de Deus.

1 Dá gritos de alegria, estéril, tu que não tens filhos; entoa cânticos de júbilo, tu que não dás à luz, porque os filhos da desamparada serão mais numerosos do que os da mulher casada, declara o Senhor.*

2 Amplia o espaço da tua tenda, desdobra sem constrangimento as tendas que te abrigam, alonga tuas cordas, consolida tuas estacas,

3 pois deverás estender-te à direita e à esquerda; teus descendentes vão invadir as nações, povoar as cidades desertas.

4 Nada temas, não serás desapontada. Não te sintas perturbada, não terás do que te envergonhar, porque vais esquecer-te da vileza de tua mocidade. Já não te lembrarás do opróbrio de tua viuvez,

5 pois teu esposo é o teu Criador: chama-se o Senhor dos exércitos; teu Redentor é o Santo de Israel: chama-se o Deus de toda a terra.

6 Como uma mulher abandonada e aflita, eu te chamo. Pode-se repudiar uma mulher desposada na juventude? – diz o Senhor teu Deus.

7 Por um momento eu te havia abandonado, mas com profunda afeição eu te recebo de novo.

8 Num acesso de cólera volvi de ti minha face. Mas no meu eterno amor, tenho compaixão de ti.

9 Vou fazer hoje como no tempo de Noé: tal como jurei então que o dilúvio de Noé não mais se abateria sobre a terra, do mesmo modo faço juramento de não mais me irritar contra ti, e de nunca mais te atemorizar.

10 Mesmo que as montanhas oscilassem e as colinas se abalassem, jamais meu amor te abandonará e jamais meu pacto de paz vacilará, diz o Senhor que se compadeceu de ti.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento