Num 24,2-7.15-17: Uma estrela sai de Jacó, um cetro se levanta de Israel.
Mt 21,23-27 = De onde vinha a autoridade de Jesus?
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
Mt 21,23-27 = De onde vinha a autoridade de Jesus?
23 Dirigiu-se Jesus ao templo. E, enquanto ensinava, os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se e perguntaram-lhe: Com que direito fazes isso? Quem te deu esta autoridade?
24 Respondeu-lhes Jesus: Eu vos proporei também uma questão. Se responderdes, eu vos direi com que direito o faço.
25 Donde procedia o batismo de João: do céu ou dos homens? Ora, eles raciocinavam entre si: Se respondermos: Do céu, ele nos dirá: Por que não crestes nele?
26 E se dissermos: Dos homens, é de temer-se a multidão, porque todo o mundo considera João como profeta.
27 Responderam a Jesus: Não sabemos. Pois eu tampouco vos digo, retorquiu Jesus, com que direito faço estas coisas.
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
Jesus expulsou os comerciantes do templo e cumpre sua missão de evangelizar.
As autoridades do Templo têm ciúme pelo sucesso, e lhe perguntam “quem te deu autoridade para ensinar?”. Eles perguntam, porém não tem interesse em saber a verdade, querem só em contrariar a sua pregação do evangelho. Portanto Jesus responde apresentando uma outra situação em que as autoridades não reconheciam a missão do profeta João Batista: pergunta a respeito de João Batista: “O que vocês acham de João Batista. Ele veio de Deus ou ele veio dos homens?”
Eles não querem se comprometer na frente do povo considera João como profeta, e responderam a Jesus: “Não sabemos”.
Portanto, também Jesus com tristeza responde: “E eu também não tenho obrigação de dizer pra vocês, com que autoridade estou fazendo estas coisas”.
Os verdadeiros profetas são enviados por Deus e dele recebem a autoridade. Os verdadeiros profetas são humildes porque sabem que estão anunciando uma palavra que é superior a eles, e pagam caro pelo cumprimento de sua missão, como foi por João Batista e por Jesus.
Acontece também hoje que muitos criticam a Igreja: são pessoas que se aproximam da fé cristã com má disposição ou malícia, nunca terão acesso à verdade. O Evangelho de Deus lhes será oculto até que mudem o sentimento de seus corações.
Nós podemos imitar Jesus que fica triste frente à oposição dos fariseus, porém não perde a calma e não responde à provocação deles.
3º ORAR. Dialogar com Deus
Jesus, você anunciava ao povo a verdade do Pai, e isto incomodava aquelas autoridades que se sentiam donos do Templo, casa de Deus. Por isso expulsou os comerciantes do templo.
Peço sua força e humildade para viver e dizer a verdade do evangelho, também quando pode me causar algum incômodo.
4º CONTEMPLAR com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.
Num 24,2-7.15-17: Uma estrela sai de Jacó, um cetro se levanta de Israel.
O povo de Israel está peregrinando pelo deserto. Nesta caminhada encontra um inimigo, o rei Balac, que quer destruí-lo: Balac chama o astrólogo Balaão para amaldiçoar Israel. Porém o Espírito de Deus leva Balaão a abençoar Israel. Balaão em sua visão vê que “Um astro sai de Jacó, um cetro se levanta de Israel”: É uma alusão ao rei Davi que reuniu o povo de Israel, mas também é uma profecia sobre o Rei-Messias que será guia e salvador de todos.
2 Balaão levantando os olhos, viu Israel acampado nas tendas segundo as suas tribos. O Espírito de Deus veio sobre ele,
3 e pronunciou o oráculo seguinte: “Oráculo de Balaão, filho de Beor, oráculo do homem que tem o olho fechado,
4 oráculo daquele que ouve as palavras de Deus, desfruta a visão do Todo-poderoso, e se lhe abrem os olhos quando se prostra:
5 Quão formosas tuas tendas, Jacó, tuas moradas, Israel!
6 Elas se estendem como vales, como jardins à beira do rio, como aloés plantados pelo Senhor, como cedros junto das águas.
7 Jorram águas de seus jarros, suas sementeiras são copiosamente irrigadas. Seu rei é mais poderoso que Agag, de sublime realeza.
17 Eu o vejo, mas não é para agora, percebo-o, mas não de perto: um astro sai de Jacó, um cetro levanta-se de Israel, que fratura a cabeça de Moab, o crânio dessa raça guerreira.*
ORAÇÃO FINAL em agradecimento