Is 41,13-20: Eu sou o teu Salvador, o Santo de Israel.
Mt 11,11-15 = João Batista é o precursor, o novo profeta Elias.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
= Mt 11,11-15 = João Batista é o precursor, o novo profeta Elias.
11 Em verdade vos digo: entre os filhos das mulheres, não surgiu outro maior que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.
12 Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam.*
13 Porque os profetas e a lei tiveram a palavra até João.
14 E, se quereis compreender, é ele o Elias que devia voltar.*
15 Quem tem ouvidos, ouça.
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
Mt 11,11-15 = João Batista, o precursor, é o maior dos profetas.
Jesus tem palavras de admiração pelo austero profeta, e afirma que João Batista é maior que todos os outros profetas, porque recebeu a missão de preparar o povo para a chegada imediata do Messias e aponta-lo como “O Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” para fazer a Nova Aliança com Deus.
Com Jesus inicia o Reino definitivo de Deus. Agora, quem renasce pelo Espírito Santo entra no reino de Deus. Até os mais pequenos discípulos de Jesus recebem o dom do Espírito Santo, que os transforma em filhos de Deus. O filho de Deus vive pela caridade, que é mais importante do que qualquer carisma dos profetas. Ser filho de Deus na Nova Aliança é mais importante do que os profetas da Antiga Aliança.
Um dia Jesus deu a seus discípulos a missão de pregar e carismas para fazer milagres. Porém advertiu: “Vocês não se alegrem tanto porque expulsaram demônios, e sim porque os seus nomes estão escritos no céu, porque vocês estão dentro do reino de Deus”.
Desde a época de João Batista até o presente, o Reino dos céus é arrebatado à força e são os violentos que o conquistam.
Conquistar o reino de Deus é um combate que exige muita determinação, só os enérgicos o conquistam. É necessário prontidão para renunciar àquilo que gostamos e a tudo o que impede seguir Jesus porque quem é mole, quem está apegado ao seu conforto, abandona a luta.
3º ORAR. Dialogar com Deus
Jesus manso e humilde de coração me ajude a ser manso e humilde com os irmãos que me incomodam. Você nos apontou João Batista como exemplo de decisão para nos mantermos firmes no cumprimento de nossa missão. Quando você afirmou que só os violentos conquistam o Reino dos céus você se referia à violência que cada um deve fazer a si mesmo, mas não contra os outros, para vencer seus defeitos e vícios.
4º CONTEMPLAR com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.
Neste tempo de Advento meditamos também com a primeira leitura da Missa, que sempre está unida ao evangelho.
Quinta 2ºAdvento Is 41,13-20: O Senhor protege o seu povo: Eu sou o teu Salvador, o Santo de Israel.
O povo de Israel é fraco e oprimido na escravidão do exílio.
O profeta exorta a confiar em Deus que dará força para voltar à própria pátria. Lá chegando com a graça de Deus terão as chuvas e farão plantações. Assim louvarão a Deus porque pela observação compreendem, que foi a mão do Senhor que fez essas coisas, e o Santo de Israel quem as realizou.
Nós louvamos a Deus porque a maior graça foi Jesus que nos libertou do pecado e nos deu o dom do Espírito Santo.
13 Pois eu, o Senhor, teu Deus, eu te seguro pela mão e te digo: Nada temas, eu venho em teu auxílio.
14 Portanto, nada de medo, Jacó, pobre vermezinho, Israel, mísero inseto. Sou eu quem venho em teu auxílio, diz o Senhor, teu Redentor é o Santo de Israel…
17 Os infelizes que buscam água e não a encontram e cuja língua está ressequida pela sede, eu, o Senhor, os atenderei, eu, o Deus de Israel, não os abandonarei.
18 Sobre os planaltos desnudos, farei correr água, e brotar fontes no fundo dos vales. Transformarei o deserto em lagos, e a terra árida em fontes.
19 Plantarei no deserto cedros e acácias, murtas e oliveiras; farei crescer nas estepes o cipreste, ao lado do olmo e do buxo,
ORAÇÃO FINAL em agradecimento