LEITURA ORANTE – 2 Semana do Advento – terça-feira – 07/12/2021
Is 40,1-11: Deus consola seu povo.
Mt 18,12-14 = Deus à procura da ovelha perdida.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
2 Adv. Terça f. = Mt 18,12-14 = Deus à procura da ovelha perdida.
12 Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se desgarra. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se desgarrou?
13 E se a encontra, sente mais júbilo do que pelas noventa e nove que não se desgarraram.
14 Assim é a vontade de vosso Pai celeste, que não se perca um só destes pequeninos.
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
As Leituras do Advento nos ajudam a compreender e acolher Jesus, o Salvador. Deus Criou milhões de seres humanos, e todo dia dá existência a novas crianças. Ele conhece cada uma das suas criaturas e as acompanha com sua Providência.
Nós não conseguimos compreender este amor do Pai, mas Jesus nos revelou uma luz com a parábola da ovelha perdida: Os pequenos são fracos, se deixam iludir, saem do caminho certo e pecam. A vontade do Pai é de salvar.
A humanidade está perdida por causa do afastamento de Deus. Mas Deus é misericordioso e envia seu Filho Jesus para procurar a ovelha perdida e carregar nos ombros, porque somos fracos e prisioneiros do pecado. O Filho de Deus assume a natureza humana para nos salvar.
Assim é a vontade de vosso Pai celeste, que não se perca um só destes pequeninos. Deus é amor que faz existir o que não existe, é fortaleza que fortifica o que é fraco, é misericórdia que procura o que está perdido, é alegria que se alegra conosco quando nos deixamos amar por ele.
Eu vim procurar e salvar aqueles que estão perdidos: Uma das características de Jesus é dirigir a Boa Nova aos pecadores e marginalizados.
Assim os discípulos devem sair e procurar por aqueles que se desviaram, paróquias, comunidades e grupos estão comprometidos para sair e procurar por aqueles que se desviaram.
Quando a ovelha perdida volta ao bom caminho é festa no céu porque Deus se alegra. Vamos oferece esta alegria ao Pai do céu ajudando os desguiados a voltar. Ajudar com conselho, compreensão, especialmente com muita oração. Somos convidados a participar da eterna festa do Pai junto com os bilhões de nossos irmãos que já estão no céu.
Mas o Pai do céu está entristecido em ver que nós não nos preocupamos com aqueles que estão vivendo no pecado. Pior ainda, quando os condenamos e desprezamos sentindo-nos melhores do que eles. É necessário condenar falta, mas tentar salvar as pessoas que o Pai ama.
3º ORAR. Dialogar com Deus
Jesus, tudo o que é bom nós recebemos do Pai, mas gostamos de nos sentirmos importantes e até condenamos os outros por suas falhas.
Você veio para salvar o que está perdido, perdoar e servir os mais fracos, especialmente quando estão no pecado, até dar sua vida para alcançar o perdão para nós pecadores. Jesus misericordioso, queremos agradecer o perdão que você nos oferece todo dia. Jesus, manso e humilde de coração, pedimos que nosso coração seja semelhante ao seu.
4º CONTEMPLAR com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.
Neste tempo de Advento meditamos também com a primeira leitura da Missa, que sempre está unida ao evangelho.
Terça 2ºAdvento Is 40,1-11: Deus consola seu povo.
O povo de Deus está sofrendo no exílio. Deus envia seus profetas animar o povo com a visão da libertação e da volta gloriosa. Então Deus mesmo irá à frente de seu povo como um pastor, vai apascentar seu rebanho, reunir os animais dispersos, carregar os cordeiros nas dobras de seu manto, conduzir lentamente as ovelhas que amamentam. E o povo irá ao Monte Santo onde está o Templo de Deus em Jerusalém.
1 Consolai, consolar meu povo, diz vosso Deus.
2 Animai Jerusalém, dizei-lhe bem alto que suas lidas estão terminadas, que sua falta está expiada, que recebeu, da mão do Senhor, pena dupla por todos os seus pecados.*
3 Uma voz exclama: Abri no deserto um caminho para o Senhor, traçai reta na estepe uma pista para nosso Deus.*
4 Que todo vale seja aterrado, que toda montanha e colina sejam abaixadas: que os cimos sejam aplainados, que as escarpas sejam niveladas!
5 Então a glória do Senhor manifestar-se-á; todas as criaturas juntas apreciarão o esplendor, porque a boca do Senhor o prometeu.
6 Clama!, disse uma voz, e eu respondi: Que clamarei? Toda criatura é como a erva e toda a sua glória como a flor dos campos! *
7 A erva seca e a flor fenece quando o sopro do Senhor passa sobre elas. (Verdadeiramente o povo é semelhante à erva.)*
8 A erva seca e a flor fenece, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.
9 Subi a uma alta montanha, para anunciar a boa nova a Sião. Elevai com força a voz, para anunciar a boa nova a Jerusalém. Elevai a voz sem receio, dizei às cidades de Judá: Eis vosso Deus!*
10 Eis o Senhor Deus que vem com poder, estendendo os braços soberanamente. Eis com ele o preço de sua vitória; faz-se preceder pelos frutos de sua conquista;
ORAÇÃO FINAL em agradecimento