LEITURA ORANTE – 2 Semana do Advento – segunda-feira – 06/12/2021
= Is 35,1-10: Deus mesmo vem para vos salvar.
= Lc 5,17-26 = Jesus cura e perdoa um paralítico.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
17 Um dia estava ele ensinando. Ao seu derredor estavam sentados fariseus e doutores da lei, vindos de todas as localidades da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor fazia-o realizar várias curas.
18 Apareceram algumas pessoas trazendo num leito um homem paralítico; e procuravam introduzi-lo na casa e pô-lo diante dele.
19 Mas não achando por onde o introduzir, por causa da multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o arriaram com o leito ao meio da assembléia, diante de Jesus.
20 Vendo a fé que tinham, disse Jesus: Meu amigo, os teus pecados te são perdoados.
21 Então os escribas e os fariseus começaram a pensar e a dizer consigo mesmos: Quem é este homem que profere blasfêmias? Quem pode perdoar pecados senão unicamente Deus?
22 Jesus, porém, penetrando nos seus pensamentos, replicou-lhes: Que pensais nos vossos corações?
23 Que é mais fácil dizer: Perdoados te são os pecados; ou dizer: Levanta-te e anda?
24 Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder de perdoar pecados (disse ele ao paralítico), eu te ordeno: levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.
25 No mesmo instante, levantou-se ele à vista deles, tomou o leito e partiu para casa, glorificando a Deus.
26 Todos ficaram transportados de entusiasmo e glorificavam a Deus; e tomados de temor, diziam: Hoje vimos coisas maravilhosas.
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
Alguns homens cheios de fé chegam carregando um paralítico, para que Jesus o cure de sua doença. É uma fé tão forte que os leva a descer o paralítico por uma abertura no telhado.
Por que Jesus antes de curar o corpo perdoa os pecados? A origem de todo sofrimento é o pecado: é a pior miséria. Jesus primeiro liberta o doente de seus pecados e depois, para confirmar esta cura interior, cura também o corpo.
Todos ficaram transportados de entusiasmo e glorificavam a Deus; e tomados de temor, diziam: Hoje vimos coisas maravilhosas. O povo fica realmente surpreso quando percebe que Jesus pode libertar a pessoa de seus pecados, porque o mais importante é a cura interior do homem.
Também nós acompanhamos Jesus na evangelização e animamos nossos irmãos a ter fé. A presença de Jesus é fonte de grande alegria. Deus cura nossa vida interior, nos perdoando e nos dando muito amor. Glorificamos a Deus porque a presença de Jesus e da Igreja traz a paz na humanidade: Também hoje muitos são perdoados de seus pecados e por isso conseguem perdoar a quem ofendeu. Também hoje milhares de consagrados se dedicam à elevação da humanidade cuidando com amor os pobres e curando os doentes.
Jesus liberta-nos por uma mudança interior. Desse modo, o Mestre queria ensinar a seus ouvintes que o pecado é a pior doença e a pior miséria. Nosso corpo será totalmente curado na hora da ressurreição, mas por enquanto Deus cura continuamente nossa vida interior, nos perdoando e nos dando muito amor.
3º ORAR. Dialogar com Deus
Jesus, o profeta Isaias avivou a esperança do povo sofrido anunciando que Deus não abandona, mas vem para salvar.
E você com sua cura mostra ao povo a realização desta profecia, mas vai além da cura física, e cura a vida interior, porque só Deus pode perdoar o pecado. A cura do corpo você realiza só algumas vezas, mas o perdão você doa sempre ao arrependido que invoca sua misericórdia.
4º CONTEMPLAR. Qual é a Palavra que mais tocou meu coração?
Neste tempo de Advento meditamos também com a primeira leitura da Missa, que sempre está unida ao evangelho.
Is 35,1-10: Deus mesmo vem para vos salvar.
O povo de Israel sofre no exílio de Babilônia. Porém não deve desanimar. Deve confiar que Deus irá libertá-lo e mudar sua sorte “O coxo saltará como um cervo”.
Por isso o profeta exorta: “Fortificai as mãos desfalecidas, robustecei os joelhos vacilantes”, isto é colaborar com Deus deixando os próprios vícios e pecados. Então Deus irá perdoar o pecado e dar vida nova.
Jesus realizou estas profecias.
1 O deserto e a terra árida regozijar-se-ão. A estepe vai alegrar-se e florir. Como o lírio
2 ela florirá, exultará de júbilo e gritará de alegria. A glória do Líbano lhe será dada, o esplendor do Carmelo e de Saron; será vista a glória do Senhor e a magnificência do nosso Deus.
3 Fortificai as mãos desfalecidas, robustecei os joelhos vacilantes.
4 Dizei àqueles que têm o coração perturbado: Tomai ânimo, não temais! Eis o vosso Deus! Ele vem executar a retribuição. Eis que chega a recompensa de Deus: ele mesmo vem salvar-vos.
5 Então se abrirão os olhos do cego. E se desimpedirão os ouvidos dos surdos;
6 então o coxo saltará como um cervo, e a língua do mudo dará gritos alegres. Porque águas jorrarão no deserto e torrentes, na estepe.
7 A terra queimada se converterá num lago, e a região da sede, em fontes. No covil dos chacais crescerão caniços e papiros.*
8 E haverá uma vereda pura, que se chamará o caminho santo; nenhum ser impuro passará por ele, e os insensatos não rondarão por ali.*
9 Nele não se encontrará leão, nenhum animal feroz transitará por ele; mas por ali caminharão os remidos,
10 por ali voltarão aqueles que o Senhor tiver libertado. Eles chegarão a Sião com cânticos de triunfo, e uma alegria eterna coroará sua cabeça; a alegria e o gozo possuí-los-ão; a tristeza e os queixumes fugirão.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento
Na Grécia Segunda-feira 6 de dezembro em Atenas, antes da cerimônia de despedida Papa Francisco tem dois compromissos principais:
Às 8h15, Francisco receberá a visita do Presidente do Parlamento na Nunciatura e
às 9h45 irá à Escola São Dionísio das Irmãs Ursulinas em Maroussi para um caloroso encontro com os jovens aos quais fará o último discurso programado para esta viagem.