Filipenses 1,4-11 Ação de graças e súplicas
Lc 3,1-6. Voz do que clama no deserto.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER Escuta a Palavra de Deus!
1 No ano décimo quinto do reinado do imperador Tibério, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, Herodes tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca da Abilina,
2 sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra do Senhor no deserto a João, filho de Zacarias.
3 Ele percorria toda a região do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados,
4 como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías (40,3ss.): Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
5 Todo vale será aterrado, e todo monte e outeiro serão arrasados; tornar-se-á direito o que estiver torto, e os caminhos escabrosos serão aplainados.
6 Todo homem verá a salvação de Deus.
2º MEDITAR. Refletir sobre esta Palavra
Preparai os caminhos do Senhor: Costuma-se preparar a estrada para facilitar a chegada de uma grande autoridade.
Preparar o caminho do Senhor é abrir a nossa mentalidade à vontade do Senhor e modificar nossa vivência. João Batista, antes de falar aos outros, orientava sua própria vida no caminho do Senhor.
Jesus nos oferece a Salvação, mas é necessário preparar-se para acolher e participar desta Salvação. Quando nos deixamos guiar por Deus, com certeza tudo muda para melhor. É um convite para a conversão: eliminar do nosso coração o orgulho, o egoísmo, a arrogância, a intolerância, a covardia, a preguiça e formar um povo que vive a vontade do Senhor.
E todas as pessoas verão a salvação de Deus Então com a graça de Deus os montes de nosso orgulho serão rebaixados e os vales de nossas fraquezas serão preenchidos com a força do Altíssimo.
Estamos nos preparando para a chegada do Senhor: com a fé em Deus e com a solidariedade com o próximo necessitado de conforto material e espiritual.
E nós, o que podemos fazer para aplanar os obstáculos que impedem o Reino de Cristo realizar-se em nós?
É necessário examinar nossa realidade individual e comunitária, julgá-la à luz de Cristo, tomar decisões necessárias preparando os caminhos do Senhor. Costuma-se dizer que nossos defeitos estão atrás de nossas costas, por isso é mais fácil ver os defeitos dos outros, do que enxergar os próprios… É fácil reparar os defeitos alheios e repreender o nosso irmão. Mas geralmente a nossa palavra de crítica, em lugar de corrigir, causa revolta.
A História da Igreja é a História da humanidade enquanto marcada com os sinais da salvação. Realmente o Senhor fez conosco maravilhas, e por isso cantamos e louvamos o seu nome.
Será que a Igreja reflete pouco a conversão a Deus? O que falta para abrir o caminho do Senhor?
No silêncio e na reflexão, examinamos nossas palavras, ações e atitudes. Não teremos porventura de endireitar muitas coisas?
3º ORAR. Dialogar com Deus
Senhor Jesus, também eu quero preparar meu coração para acolher você que nasceu de Maria e quer nascer em mim e em cada um de seus discípulos. Ajuda-me na conversão para endireitar o que está torto em minha vida e participar da salvação que você nos traz.
4º CONTEMPLAR.
Domingo 2ºAdvento C Baruc 5,1-9 Em ti Deus mostrará o seu esplendor
O profeta Baruc anuncia aos Israelitas em exílio que Deus está presente para libertar seu povo.
O povo de Deus foi levado para o exílio caminhando a pé, arrastado pelos inimigos. Agora Deus os levará de volta para Jerusalém, felizes, com honras.
E Deus dispôs que sejam abaixados os montes e as colinas, e enchidos os vales para que Israel caminhe com segurança sob a glória divina.
Na Igreja se dá o encontro do povo com Deus
1 Tira, Jerusalém, a veste de luto e de miséria; reveste, para sempre, os adornos da glória divina.
2 Cobre-te com o manto da justiça que vem de Deus, e coloca sobre a cabeça o diadema da glória do Eterno.
3 Deus vai mostrar à terra, e sob todos os céus, teu esplendor.
4 Eis o nome que te é dado por Deus, para todo o sempre: Paz da Justiça e Esplendor do temor a Deus!
5 Ergue-te, Jerusalém, galga os cumes e olha para o oriente! Olha: ao chamado do Altíssimo, reúnem-se teus filhos, desde o poente ao levante, felizes por se haver Deus lembrado deles.
6 Quando de ti partiram, caminhavam a pé, arrastados pelos inimigos. Deus, porém, tos devolve, conduzidos com honras, quais príncipes reais,*
7 porque Deus dispôs que sejam abaixados os montes e as colinas, e enchidos os vales para que se una o solo, para que Israel caminhe com segurança sob a glória divina.*
8 As florestas e as árvores de suave fragrância darão sombra a Israel, por ordem do Senhor.
9 Em verdade, é o próprio Deus quem conduz Israel, pleno de júbilo no esplendor de sua majestade, pela sua justiça, pela sua misericórdia!
ORAÇÃO FINAL em agradecimento
O programa da viagem de Francisco a Chipre e à Grécia
No domingo 5 de dezembro pela manhã o Papa irá de avião de Atenas para Mytilene na ilha de Lesbos, em onde irá para visitar ao “Centro de Acolhida e Identificação” para o encontro e seu discurso para os refugiados que estão acolhidos no local.
Depois voltará para a Atenas, onde às 16h45, fará a Celebração eucarística no “Megaron Concert Hall.
Depois o Papa retornará à nunciatura onde, às 19h, receberá a visita de cortesia de Sua Beatitude Ieronymus II.