Terça-feira 30 de novembroSANTO ANDRÉ, APÓSTOLO
Romanos 10,9-18 A fé vem pela pregação da Palavra de Deus
Mt 4,18-23 Vocação dos primeiros discípulos
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
Nesta festa de Santo André na primeira leitura da Missa a Liturgia oferece para nossa contemplação: Romanos 10,9-18 A fé vem pela pregação da Palavra de Deus
9 Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
10 É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação.
11 A Escritura diz: Todo o que nele crer não será confundido (Is 28,16).
12 Pois não há distinção entre judeu e grego, porque todos têm um mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam,
13 porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Jl 3,5).
14 Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue?
15 E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas (Is 52,7)?
16 Mas não são todos que prestaram ouvido à boa nova. É o que exclama Isaías: Senhor, quem acreditou na nossa pregação (Is 53,1)?*
17 Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo.*
18 Pergunto, agora: Acaso não ouviram? Claro que sim! Por toda a terra correu a sua voz, e até os confins do mundo foram as suas palavras (Sl 18,5).
Ainda hoje muitos não conhecem Jesus, o Salvador da humanidade.
O Evangelho de Jesus deve ser anunciado por toda parte. Jesus nos envia como discípulos missionários. Continuemos evangelizando porque a fé é condição para a salvação.
Mt 4,18-23 Vocação dos primeiros discípulos
18 Caminhando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.
19 E disse-lhes: Vinde após mim e vos farei pescadores de homens.
20 Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram.
21 Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes. Chamou-os,
22 e eles abandonaram a barca e seu pai e o seguiram.
23 Jesus percorria toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.*
24 Sua fama espalhou-se por toda a Síria: traziam-lhe os doentes e os enfermos, os possessos, os lunáticos, os paralíticos. E ele curava a todos.*
25 Grandes multidões acompanharam-no da Galiléia, da Decápole, de Jerusalém, da Judéia e dos países do outro lado do Jordão.*
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
André e João eram dois jovens discípulos do profeta João Batista. Escutaram suas palavras que, depois ter batizado Jesus no Jordão, o apontou a seus discípulos: “Ele é o Messias, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
Eles então seguiram Jesus e se tornaram discípulos. André comunicou ao irmão Pedro, a descoberta do Messias. Eles foram chamados pelo Mestre à beira do lago para se tornarem pescadores de homens, e seguiram Jesus com toda generosidade.
A conversão é necessária para seguir Jesus, é confiança total no Pai que nos faz participar de seu reino quando nós renunciamos ao nosso reino.
A nossa tentação é de pensar no nosso reino. O que gostamos, o que é objeto de nossos desejos e nossas paixões… tudo isso nos atrai com tamanha intensidade que deixamos em segundo lugar o Reino de Deus.
A vocação cristã é dar-se a si mesmo a Jesus, identificar-se com ele e empenhar-se em trabalhar por seu Evangelho.
O Apóstolo Santo André era natural de Betsaida, cidade da Galileia às margens do lago de Genesaré. Era filho de Jonas e irmão de Simão Pedro. Foi discípulo de João Batista, e com generosidade foi entre os primeiros discípulos que acompanhou Jesus.
No grupo dos discípulos, André é ativo, na multiplicação dos pães apresenta a Jesus o menino dos cinco pães e dois peixes, e mais tarde junto com Filipe informa que alguns gregos querem ver Jesus.
André evangelizou e fundou a Igreja na Grécia e, segundo a tradição, foi crucificado em Patras. É particularmente venerado na Igreja Grega no dia 30 de novembro.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Santo André, você era jovem, de coração generoso, e procurou o profeta João Batista para purificar seu coração e acolher o Messias. Depois seguiu Jesus deixando o pai, a profissão e toda segurança, e neste seguimento Jesus fez de você um apóstolo que depois de receber o Espírito na Pentecostes fundou a Igreja na Grécia.
Jesus pelo Batismo chama cada um de nós para entrar no seu Reino, e depois aos poucos vai formando em nós seus discípulos missionários. Que também nós sejamos generosos em nossa doação.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
Oração final:
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.
Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.
Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.
Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.
Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me,
e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.
Por todos os séculos dos séculos. Amém.
No Santuário de Guadalupe, México, encerrou-se a grande Assembleia Eclesial da América Latina.
Os membros da assembleia foram chamados a escolher, em discernimento sinodal, os novos caminhos que o Senhor nos convida a seguir e construir, uma semana de Assembleia com a presença de 100 delegados, e participada por milhares através dos Meios de Comunicação. foi misturada com uma virtualidade que contou com mais de 80 mil interações e 400 mil pessoas alcançadas nas redes sociais, com 100 mil visualizações de vídeos e 25 mil pessoas acompanhando ao vivo no YouTube.