LEITURA ORANTE – 16/10/2021

28 Comum Sábado =

Lc 12,8-12

Instruções de Jesus aos discípulos para serem firmes na perseguição.

Oração invocando: Vinde, Espírito Santo

Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.

8 Digo-vos: todo o que me reconhecer diante dos homens, também o Filho do Homem o reconhecerá diante dos anjos de Deus; 9 mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus. 10 Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.* 11 Quando, porém, vos levarem às sinagogas, perante os magistrados e as autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de falar em vossa defesa, 12 porque o Espírito Santo vos inspirará naquela hora o que deveis dizer.

Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.

Jesus está em viagem para Jerusalém onde haverá perseguições, e adverte os discípulos para serem fiéis e não vacilar.

Jesus lembra-nos de que “reconhecê-lo ou negá-lo diante dos homens” traz graves consequências para nossa vida. Jesus nos fortifica com a luz do Espírito Santo. Quem testemunhar o Filho do homem diante dos homens, receberá testemunho diante dos anjos de Deus.

Ao contrário quem foi iluminado pelo Espírito Santo, e assim mesmo negar sua fé em Jesus, não será perdoado porque nega a verdade que reconheceu e confessou, porque fechou seu coração ao compromisso com Jesus. É diferente o caso de quem conheceu Jesus como um simples homem, mas ainda não foi iluminado pelo Espírito Santo: se falar contra Jesus, poderá ser perdoado por motivo de sua ignorância.

Quem foi iluminado pelo Espírito evangelizará também nas dificuldades: na frente dos tribunais tem ocasião de confessar sua fé sem medo, porque nas dificuldades é o Espírito que dá testemunho de Jesus. O discípulo que foi iluminado pelo Espírito, confessou sua fé na hora do batismo e deve testemunhar também nas perseguições.

Geralmente nosso testemunho de Jesus está manifestado pelas nossas ações, pelo nosso comportamento, honestidade, perdão e serviço aos outros. À primeira vista, parece que raramente negamos nosso Senhor diante dos homens. Mas é necessário lembrar que muitas vezes não damos um testemunho cristão por acomodação, ou por medo de zombaria, desprezo até a perseguição.

Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.

Senhor Jesus, que eu seja sempre pronto a dar testemunho da fé que é o fundamento do meu modo de viver. Não só com palavras, mas com as ações mostre a esperança que tenho em você, que me levará ao convívio dos anjos do céu. Assim que o seu Espírito sempre me fortifique para ser fiel a você mesmo quando encontrar quem me perseguir por não concordar com as injustiças, ou quem zomba da minha fé.

Contemplação:  perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.

Oração final:

Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me.

Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me.

Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me.

Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós.

Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me, e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve.

Por todos os séculos dos séculos. Amém.

Sínodo: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Papa Francisco convidou todos ao que atuam nas paróquias e comunidades eclesiais a fim de mergulhar neste processo único e especial e que poderá trazer sinais de esperança para uma Igreja melhor e mais a serviço do Reino de Deus.

“Para nós leigos e leigas, clero, religiosas e religiosos é uma alegria participar deste processo sinodal como uma forma de partilhar da esperança do Papa Francisco de ver todo o povo de Deus envolvido nas etapas de escuta e também empenhados em abraçar a sinodalidade não como um evento passageiro, mas como uma forma de ser Igreja

Pe. Giovanni Pontarolo