SÃO JERÔNIMO, Doutor da Igreja de Cristo.

No mês de setembro, tradicionalmente dedicado a Bíblia Sagrada, nós somos chamados a conhecer melhor a pessoa de São Jerônimo que, entre outras coisas, foi um homem que marcou os primeiros séculos da nossa Igreja, por ter manifestado em sua vida um grande amor pelo Cristo e pela Sagrada Escritura.

Jerônimo revisou o texto grego do Novo Testamento e traduziu o hebraico do Antigo Testamento, oferecendo à Igreja um texto que logo se propagou e foi chamado de Vulgata latina. Este texto tornou-se oficial com o Concílio de Trento e permaneceu com grande autoridade até a realização do Concilio Vaticano ll.

Por sua veemente defesa da fé, nós aprendemos com São Jerônimo que é necessário que todos os batizados conheçam a Palavra de Deus que está expressa na Bíblia Sagrada, para que possam chegar ao conhecimento perfeito de Jesus Cristo, pois, como ele nos ensina: “A Bíblia é o instrumento com o qual todos os dias Deus fala aos seus fiéis”.

Pela leitura e pelo estudo da obra que São Jerônimo nos legou, nós percebemos que a Bíblia é, para todos nós, um alimento para a vida espiritual, uma imprescindível matéria para o estudo diário e uma grande fonte de argumentos para a defesa da fé. No cotidiano da fé, na leitura orante das Sagradas Escrituras, todos e cada um de nós podemos nos questionar:

“Que podemos nós aprender de São Jerônimo? Penso, sobretudo, o seguinte: amar a Palavra de Deus na Sagrada Escritura. Diz São Jerônimo: ‘Ignorar as Escrituras é ignorar Cristo’. Por isso é importante que cada cristão viva em contato e em diálogo pessoal com a Palavra de Deus que nos é dada na Sagrada Escritura… Devemos ler a Sagrada Escritura não como palavra do passado, mas como Palavra de Deus que se dirige também a nós e procurar compreender o que o Senhor nos quer dizer”. (Papa Bento XVI, Audiência, em 07 de novembro de 2007.)

São Jerônimo, rogai por nós.

José Luiz Gazal  

Leave a comment