LEITURA ORANTE – 29/09/2021

SÃO MIGUEL, SÃO GABRIEL E SÃO RAFAEL, ARCANJOS

Jo 1,47-51

Vereis os anjos de Deus

O dia 29 de setembro recorda a consagração da Basílica de São Miguel Arcanjo em Roma (séc. V).

Invocar luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.

Leitura – Lendo este evangelho, sinta que você está presente perto de Jesus… a Palavra de Deus é sempre nova e atual.

47 Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade.* 48 Natanael pergunta-lhe: Donde me conheces? Respondeu Jesus: Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira. 49 Falou-lhe Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel. 50 Jesus replicou-lhe: Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês! Verás coisas maiores do que esta. 51 E ajuntou: Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.

Meditação – Esta Palavra ilumina minha vida, o que mais toca no meu coração?

Natanael desconfiava de Jesus que vivia na pobre aldeia de Nazaré. E Jesus lembra a ele que Jacó, o Patriarca de Israel, em sonho viu o céu aberto e os anjos de Deus que numa grande escada subiam ao céu e desciam até ele. Então profetiza para Natanael que doravante é Jesus, o Filho do Homem, a nova ligação entre Deus e os homens, e todos os anjos estão ao serviço dele.

Deus criou os anjos: são criaturas espirituais que contemplam e glorificam a Deus sem cessar e servem aos seus desígnios salvíficos em relação às demais criaturas.

De modo particular lembramos algumas passagens da Escritura que lembram os anjos enviados por Deus e cumprindo seu serviço: Miguel (Quem é como Deus?) é o arcanjo que se insurgiu contra satanás e seus seguidores, defensor dos amigos de Deus, protetor de seu povo. (Daniel 10,13; Apocalipse 12,7) Gabriel (Força de Deus) é um dos espíritos que estão diante de Deus, revela a Daniel os segredos dos planos de Deus. O anjo Gabriel anuncia a Zacarias o nascimento de João Batista. Gabriel foi enviado a Maria em Nazaré para anunciar o nascimento de Jesus. (Lucas 1). Gabriel foi enviado a José, descendente de Davi, para que casasse com Maria, tornando-se pai adotivo de Jesus. Rafael, (“Deus cura” ou “medicina de Deus”), é o guardião da saúde dos seres humanos, física e espiritual, acompanha e protege Tobias nas peripécias de sua viagem e cura-lhe o pai cego. (Livro de Tobias)

Os anjos anunciam aos pastores o nascimento do Salvador, os anjos servem Jesus durante o jejum no deserto, e o confortam na agonia do horto. Os anjos Anunciam às mulheres a ressurreição, e no momento da ascensão ao céu anunciam aos discípulos que Jesus voltará.

A Igreja peregrina sobre a terra, especialmente na liturgia eucarística, associa-se às multidões dos anjos que no céu cantam a glória de Deus e na terra levam ao Senhor nossas orações e nos defendem do maligno.

Oração – Esta Palavra me leva a dar uma resposta a Deus, um louvor, um agradecimento, um pedido perdão, uma adoração, uma promessa.

Jesus, o Pai criou os anjos, espíritos perfeitos e fortes e os colocou ao serviço de nós, seres humanos frágeis. Quero louvar e agradecer aos anjos, especialmente a estes três Arcanjos que estão cumprindo tarefas importantes. De modo particular quero contemplar o céu aberto e você, o Filho do Homem, servido pelos anjos.

Contemplação – Esta Palavra me leva a ver a mim e aos outros com o olhar de Jesus. Esta contemplação me leva a um compromisso, uma ação, um gesto concreto.

No próximo mês de outubro vão iniciar os trabalhos do Sínodo em todas as dioceses e paróquias da Igreja Católica. Vamos rezar a Oração para o Sínodo:

Aqui estamos, diante de Vós, Espírito Santo: estamos todos reunidos no vosso nome. Vinde a nós, assisti-nos, descei aos nossos corações. Ensinai-nos o que devemos fazer, mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos. Não permitais que a justiça seja lesada por nós pecadores, que a ignorância nos desvie do caminho, nem as simpatias humanas nos torne parciais, para que sejamos um em Vós e nunca nos separemos da verdade. Nós Vo-lo pedimos a Vós que, sempre e em toda a parte, agis em comunhão com o Pai e o Filho pelos séculos dos séculos. Amen.

Pe. Giovanni Pontarolo

Nossos Arcanjos

“Eles são ‘espíritos encarregados para um serviço, enviados para servir aqueles que deverão herdar a salvação’ (Heb 1,14). Devemos ter a consciência da sua invisível presença. Invoquemo-los na oração, para que em todos os momentos nos recordem a presença de Deus, nos apoiem na luta contra o mal e nos conduzam seguros nos caminhos da nossa vida. Confiemos a eles nós mesmos, nossos queridos e aquilo que está em nosso coração”.

O presente artigo começa com uma frase da nossa Bíblia Sagrada, inserida na definição do Papa Francisco sobre; Gabriel, Rafael e Miguel, arcanjos de nossa tradição católica cristã.

E reconhecendo a importância de se conhecer a história desses Arcanjos, gostaria de deixar essa tarefa para o leitor, que encontrará informações detalhadas em qualquer pesquisa feita em sites católicos.

Gostaria aqui de refletir junto com os que leem esse artigo, sobre a definição dada pelo Papa Francisco e as ações concretas que ela nos indica, como forma de nos reconhecermos herdeiros da Salvação e como isso pode ser aplicado em nosso dia a dia.

A primeira ação solicitada é a de ter consciência, referida aqui como acreditar naquilo que já se conhece, para nós católicos é nos recordarmos que não caminhamos sozinhos neste mundo, temos a companhia dos enviados de Deus que nos curam, se comunicam conosco e nos protegem e defendem em nossa jornada terrestre muito embora algumas vezes nos esqueçamos disso.

O pedido feito na sequência é o de invocar na oração, que aqui se relaciona diretamente a figura dos Arcanjos, mas serve também para podermos refletir como anda nossa capacidade e qualidade de oração, não só em relação a esses mensageiros de Deus, mas também em relação a todas as graças que recebemos Dele.

A terceira ação proposta pelo Papa, é a de confiar aos nossos Arcanjos em tudo que está nela representada, a nossa caminhada nesta peregrinação terrestre, confiança está que muitas vezes é abalada pelos percalços a que todos nós estamos expostos em nossa humanidade.

Por fim podemos refletir que as ações propostas pelo Papa Francisco, estão interligadas de tal maneira que, a presença dos Arcanjos em nossa vida, passa a ser constante, à medida que; ter consciência, invocar na oração e confiar, são atos guiados pela nossa Fé, que professamos em exercício diário através de palavras e ações. Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, rogai por nós.

José Luiz Gazal