LEITURA ORANTE – 26/09/2021
Domingo 26ºB
Mc 9,38-48
Servir aos pequenos e não escandaliza-los.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER: Escuta a Palavra de Deus! 38 João disse-lhe: Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos.* 39 Jesus, porém, disse-lhe: Não lho proibais, porque não há ninguém que faça um prodígio em meu nome e em seguida possa falar mal de mim. 40 Pois quem não é contra nós, é a nosso favor. 41 E quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa. 42 Mas todo o que fizer cair no pecado a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e o lançassem ao mar! 43 Se a tua mão for para ti ocasião de queda, corta-a; melhor te é entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para a geena, para o fogo inextinguível 44 [onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga].* 45 Se o teu pé for para ti ocasião de queda, corta-o fora; melhor te é entrares coxo na vida eterna do que, tendo dois pés, seres lançado à geena do fogo inextinguível 46 [onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga].* 47 Se o teu olho for para ti ocasião de queda, arranca-o; melhor te é entrares com um olho de menos no Reino de Deus do que, tendo dois olhos, seres lançado à geena do fogo, 48 onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga.*
2º MEDITAR: Refletir sobre esta Palavra
Jesus está livre de ciúme: “Quem faz milagre em meu nome quer dizer que acredita em mim. Não está me seguindo agora, poderá seguir mais tarde. Jesus nos ajuda a olhar também aqueles que não acompanham a gente dentro do nosso grupo, da nossa comunidade. Eles também podem ser fiéis ao Espírito Santo, eles também, pela sua fé, pela sua confiança em Deus podem fazer o bem, e nós devemos estimá-los.
Deus ama e protege os pequenos, os simples, e recompensa quem ajuda os outros em suas necessidades. Os pequenos são os pobres e os fracos que esperam confiantes uma sociedade fraterna. Eles necessitam da ajuda e não de tropeço. Jesus defende os pequenos contra os maus exemplos dos grandes e afirma que a justiça de Deus será severa contra quem leva os inocentes ao pecado. Os pequenos ficam escandalizados quando os discípulos vão em busca do poder e formam um grupo privilegiado. Jesus tem afirmações fortes: renunciar ao que temos direito para salvar a inocência e a fé: cortar é renunciar ao olho que está cobiçando, renunciar à mão que pega o proibido, renunciar ao pé que leva ao mau caminho.
3º ORAR: Dialogar com Deus
Senhor Jesus, você veio para servir, e nos deu o exemplo de lavar os pés dos irmãos, ajuda-nos a formar um grupo que seja luz no meio da humanidade, mas não dono de você, da verdade. Ajuda-nos a descobrir e valorizar o bem que o Espírito Santo está operando nas pessoas, também naquelas que não pensam como nós. Ajuda-nos a construir uma convivência de paz. Abençoa aqueles que se preocupam e ajudam os pequenos, os sofredores.
4º CONTEMPLAR: O que mais tocou meu coração?
As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo. Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento
Pe. Giovanni Pontarolo