Domingo 25ºB =
Mc 9,30-37
Segundo anúncio da paixão, lição de humildade.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER: Escuta a Palavra de Deus!
30 Tendo partido dali, atravessaram a Galileia. Não queria, porém, que ninguém o soubesse. 31 E ensinava os seus discípulos: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão; e ressuscitará três dias depois de sua morte. 32 Mas não entendiam estas palavras; e tinham medo de lho perguntar. 33 Em seguida, voltaram para Cafarnaum. Quando já estava em casa, Jesus perguntou-lhes: De que faláveis pelo caminho? 34 Mas eles calaram-se, porque pelo caminho haviam discutido entre si qual deles seria o maior. 35 Sentando-se, chamou os Doze e disse-lhes: Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos. 36 E tomando um menino, colocou-o no meio deles; abraçou-o e disse-lhes: 37 Todo o que recebe um destes meninos em meu nome, a mim é que recebe; e todo o que recebe a mim, não me recebe, mas aquele que me enviou.
2º MEDITAR: Refletir sobre esta Palavra
O povo apesar de ver, durante dois anos, Jesus fazendo as obras do Pai ainda não se compromete com ele, porque espera um messias para restaurar o reino de Israel.
E ensinava os seus discípulos Jesus então deixa o povo de lado, para dedicar-se mais à formação dos discípulos sobre a sua missão que é não somente de anunciar o Reino de Deus, mas especialmente deve salvar a humanidade carregando as consequências do pecado. Então pela segunda vez anuncia aos discípulos que cumprirá sua missão até enfrentar a morte, na certeza que no terceiro dia virá a glória da ressurreição. Não entendiam estas palavras; e tinham medo de lho perguntar. Jesus é o Messias que cumpre sua missão que chega até a morte para chegar à ressurreição. Os discípulos não conseguem entender esta realidade: insucesso, morte e ressurreição, porém tem medo de pedir explicações.
Eles continuam discutindo entre si sonhos de glória: Quem é mais importante. Então, Jesus ensina: O que é mais importante, o que salva, não é a glória, mas o serviço, até expiar os pecados. Se alguém quer ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos. Jesus se colocou ao nosso serviço não porque merecemos, mas para salvar-nos de nossos pecados, e levar-nos ao Pai junto com ele.
Os discípulos de Jesus acompanham o Mestre servindo aos irmãos que necessitam porque o Pai entregou tudo a Jesus e todos pertencem a ele. O que fazemos aos mais pequenos e fracos fazemos a Cristo, que se colocou entre os fracos.
“Para Deus reinar é servir.” Na frente de Deus, o ser humano vale tanto quanto se doa no serviço humilde aos irmãos, porque estamos ligados e dependemos uns dos outros. Por isso deve considerar-se o último de todos. Quem julga o verdadeiro valor das pessoas é Deus.
3º ORAR: Dialogar com Deus
Jesus, nós dependemos muito da glória humana, mas o que vale é a glória que Deus nos dá. Você teve muita paciência na formação de seus discípulos, ensina-me que o que vale na frente do Pai é servir os irmãos, os que para a sociedade não valem nada, até dar a vida por amor porque eles são criaturas de Deus. E Deus nos fará participar de sua felicidade eterna.
4º CONTEMPLAR: O que mais tocou meu coração?
As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo. Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento
Pe. Giovanni Pontarolo