LEITURA ORANTE – 18/09/2021
24 Comum Sábado =
Lc 8,4-15
Parábola do semeador.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER: Escuta a Palavra de Deus!
4 Havia se reunido uma grande multidão: eram pessoas vindas de várias cidades para junto dele. Ele lhes disse esta parábola: 5 Saiu o semeador a semear a sua semente. E ao semear, parte da semente caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do céu a comeram. 6 Outra caiu no pedregulho; e, tendo nascido, secou, por falta de umidade. 7 Outra caiu entre os espinhos; cresceram com ela os espinhos, e sufocaram-na. 8 Outra, porém, caiu em terra boa; tendo crescido, produziu fruto cem por um. Dito isto, Jesus acrescentou alteando a voz: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça! 9 Os seus discípulos perguntaram-lhe a significação desta parábola. 10 Ele respondeu: A vós é concedido conhecer os mistérios do Reino de Deus, mas aos outros se lhes fala por parábolas; de forma que vendo não vejam, e ouvindo não entendam. 11 Eis o que significa esta parábola: a semente é a palavra de Deus. 12 Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouvem; mas depois vem o demônio e lhes tira a palavra do coração, para que não creiam nem se salvem. 13 Aqueles que a recebem em solo pedregoso são os ouvintes da palavra de Deus que a acolhem com alegria; mas não têm raiz, porque creem até certo tempo, e na hora da provação a abandonam. 14 A que caiu entre os espinhos, estes são os que ouvem a palavra, mas prosseguindo o caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas e prazeres da vida, e assim os seus frutos não amadurecem. 15 A que caiu na terra boa são os que ouvem a palavra com coração reto e bom, retêm-na e dão fruto pela perseverança.
2º MEDITAR: Refletir sobre esta Palavra
A PALAVRA DE DEUS é como uma semente: tem a força vital do Espírito. Porém o fruto depende de quem acolhe a Palavra. Receber a palavra de Deus é dom, mas acolhê-la é responsabilidade nossa: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. O resultado do anúncio do Evangelho depende do coração do ouvinte, que acolhe ou não acolhe a “Palavra”. Alguns acolhem bem e outros fecham o coração. As paixões, os interesses, as teorias humanas sufocam esta palavra. Também quem acolhe a Palavra às vezes não é constante, logo esquece quando vêm outros interesses, quando vem as dificuldades. Quem tem coração aberto obedece à palavra de Deus.
“A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus”. O que é o “MISTÉRIO DO REINO DE DEUS”? Os discípulos tem coração aberto, querem compreender e viver a palavra de Deus, os outros escutam a historinha da parábola, mas não se esforçam de compreender o sentido. Deus se revela pelo Espírito Santo em nosso coração. No mundo as atrações são muitas, enchem o coração de pequenos desejos inúteis. Quem não tiver interesse não compreenderá nada do que Jesus fala. O demônio sempre está criando dificuldades, distorções. Muitos ficam com o coração endurecido, envolvido nos espinhos de suas paixões.
Como eu acolho a Palavra, a manifestação de Deus? A parábola ajuda-nos a compreender nossa inconstância e a pouca importância que damos à palavra de Deus.
As dificuldades chegam a toda hora. Nossa fé poderá ficar firme quando perseveramos na oração e na meditação da palavra de Deus.
3º ORAR: Dialogar com Deus
Senhor Jesus, você sempre foi generoso e procurou anunciar o amor de Deus a todas as pessoas, até foi criticado porque anunciava o evangelho nas periferias, entre os pecadores e marginalizados. Que o meu coração sempre seja reto e bom, para acolher a semente da manifestação do Espírito, e dar fruto pela perseverança. Também que não tenha acanhamento em testemunhar no ambiente em que me encontro, a todos os amigos e conhecidos, para que tenham oportunidade de ouvir a sua palavra.
4º CONTEMPLAR: O que mais tocou meu coração?
As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo. Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento
Pe. Giovanni Pontarolo