24 Comum Sexta f. =
Lc 8,1-3
Piedosas mulheres acompanham Jesus.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER:Escuta a Palavra de Deus!
1 Depois disso, Jesus andava pelas cidades e aldeias anunciando a boa nova do Reino de Deus. 2 Os Doze estavam com ele, como também algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e curadas de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios;* 3 Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana e muitas outras, que o assistiram com as suas posses.
2º MEDITAR: Refletir sobre esta Palavra
Jesus vai evangelizando, andando pelos povoados da Galileia. Nunca está sozinho, junto com ele estão os doze discípulos que ele chamou de apóstolos. Junto com eles estão também algumas mulheres que os acompanham e com seus bens atendem às necessidades da pequena comunidade de Jesus. O evangelho de Lucas põe em destaque algumas mulheres, tendo recebido graças de cura e conversão, se tornaram discípulas e acompanham Jesus.
Entre os judeus os mestres da lei admitiam somente homens como discípulos. De fato, um dia os discípulos estranharam vendo Jesus conversando com uma mulher perto do poço de Samaria. Outro dia um fariseu criticou Jesus que deixava uma mulher tocar e perfumar seus pés. Jesus ressuscitado apareceu em primeiro lugar às mulheres dando-lhes a missão de anunciar a ressurreição aos discípulos.
Jesus um dia disse: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? São aqueles que fazem a vontade do Pai”. A nova família de Jesus é feita de homens e mulheres que fazem a vontade de Deus. Aos poucos vai se formando a nova comunidade feita de discípulos, homens e mulheres que acompanham esse grupo por alguns dias para aprender a vivência do Reino de Deus e depois, voltando para casa, viver o novo estilo de vida fazendo a vontade do Pai.
Maria, a mãe de Jesus um dia deixará os parentes de Nazaré para juntar-se definitivamente ao grupo dos discípulos e acompanhará Jesus até a cruz. No dia de Pentecostes estará com os discípulos no Cenáculo.
Também hoje as mulheres estão entre as pessoas mais ativas no serviço nas comunidades da Igreja dando um toque particular pelo seu gênio feminino.
3º ORAR: Dialogar com Deus para dar-lhe minha resposta: Deus escuta não as palavras, mas o desejo do coração.
Jesus, você está formando a sua família que está fundada na vontade do Pai, e não nos interesses terrenos. São pessoas que se desapegam de si mesmos para viver o amor ao próximo, porque o Reino de Deus é o maior tesouro. Nesta doação as mulheres sempre tiveram posição de destaque, e foram as primeiras às quais você apareceu no dia da ressurreição.
4º CONTEMPLAR: O que mais tocou meu coração?
As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo. Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento
No próximo mês de outubro vão iniciar os trabalhos do Sínodo em todas as dioceses e paróquias da Igreja Católica. Vamos rezar:
Oração para o Sínodo:
Estamos diante de ti, Espírito Santo, enquanto nos reunimos em Seu nome. Contigo somente para nos guiar, sinta-se em casa em nossos corações; Ensine-nos o caminho que devemos seguir e como devemos segui-lo. Somos fracos e pecadores; não nos deixe promover a desordem. Não deixe a ignorância nos levar para o caminho errado nem a parcialidade influencie nossas ações. Deixe-nos encontrar em Você a nossa unidade para que possamos caminhar juntos para a vida eterna e não nos desviemos do caminho da verdade e do que é certo. Tudo isso pedimos a Você, que está trabalhando em todos os lugares e tempos, na comunhão do Pai e do Filho, para sempre e sempre. Amen.
Pe. Giovanni Pontarolo