FESTA DA SANTA CRUZ

Leitura:

Jo 3,13-17

O Filho do homem deve ser levantado

13 Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu.* 14 Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem,* 15 para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna. 16 Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.

Meditação:

Quando Constantino, o imperador de Roma, decretou a liberdade para os cristãos poderem professar sua fé, a Mãe de Constantino, Santa Helena, quis construir uma Igreja sobre o Calvário e o Santo Sepulcro. A festa da Exaltação da Cruz relaciona-se com a consagração destas Basílicas. No Oriente a festa da Exaltação da Cruz é comparada à festa da Páscoa.

Enquanto estava no deserto o povo de Israel foi picado por cobras. Moisés suplicou a Deus que ordenou levantar numa haste a figura de uma serpente para ser sinal de salvação para os hebreus picados por serpente. Jesus viu neste fato uma profecia indicando como ele levantado na cruz será sinal de salvação.

O Pai enviou seu Filho Jesus, e o entregou em nossas mãos para nossa salvação. Nós contemplamos maravilhados o amor gratuito de Deus que se doa a nós para nossa salvação. Na cruz Jesus mostra todo o amor misericordioso de Deus: Nós pregamos Jesus na cruz, Ele perdoa. Levantado na cruz torna-se fonte de salvação para toda a humanidade. Todos aqueles que se convertem e se entregam a ele participam de seu perdão e de sua vida de amor. De Cristo na cruz jorrou o admirável sacramento de toda a Igreja.

A cruz, sinal do terrível suplício, tornou-se o símbolo da salvação, e nós levantamos a cruz nas Igrejas e nas nossas casas, é o símbolo da nossa fé cristã.

Cada um de nós tem sua cruz, onde nosso amor é posto à prova pelas circunstancia da vida e pela maldade humana. Quanto maior a cruz, tanto maior seja nossa confiança em Deus, nosso amor, nossa paciência. Junto com Jesus oferecemos nossa contribuição para a salvação da humanidade, como São Paulo escreveu aos Colossenses 1,24: “Agora me alegro nos sofrimentos suportados por vós”. “O que falta às tribulações de Cristo, completo na minha carne, por seu corpo que é a Igreja”.

Agora nós encontramos o Cristo crucificado em todos aqueles que sofrem por doença, e são marginalizados pela sociedade materialista. Agora servimos a Cristo servindo a eles para que tenham vida digna.

Orar: adorar, agradecer, pedir perdão e prometer a Jesus

Jesus, é natural o medo do sofrimento, particularmente quando é resultado de injustiças. Cria em meu coração os mesmos sentimentos que estavam no seu coração manso e humilde. Você se solidarizou conosco e aceitou todas as dificuldades da vida humana confiando no amor do Pai que o ressuscitou e fez participar de sua glória. Que também eu me sinta solidário e defenda todos aqueles que perto de mim estão sofrendo.

Bendita e Louvada Seja,

No céu a divina Luz!

E nós também cá na terra,

Louvemos á Santa Cruz!

E nós também cá na terra,

Louvemos à Santa Cruz!

Os anjos no céu contentes,

Louvando estão a Jesus!

Cantemos também na terra,

Louvores á Santa Cruz!

Cantemos também na terra,

Louvores á Santa Cruz!

Leave a comment