Domingo 24º B
Mc 8,27-35
Pedro declara sua fé em Jesus. Seguir Jesus até a paixão
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER: Escuta a Palavra de Deus!
27 Jesus saiu com os seus discípulos para as aldeias de Cesaréia de Filipe, e pelo caminho perguntou-lhes: Quem dizem os homens que eu sou? 28 Responderam-lhe os discípulos: João Batista; outros, Elias; outros, um dos profetas. 29 Então perguntou-lhes Jesus: E vós, quem dizeis que eu sou? Respondeu Pedro: Tu és o Cristo.* 30 E ordenou-lhes severamente que a ninguém dissessem nada a respeito dele.* 31 E começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem padecesse muito, fosse rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas, e fosse morto, mas ressuscitasse depois de três dias. 32 E falava-lhes abertamente dessas coisas. Pedro, tomando-o à parte, começou a repreendê-lo. 33 Mas, voltando-se ele, olhou para os seus discípulos e repreendeu a Pedro: Afasta-te de mim, Satanás, porque teus sentimentos não são os de Deus, mas os dos homens. 34 Em seguida, convocando a multidão juntamente com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 35 Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á.
2º MEDITAR: Refletir sobre esta Palavra
Os judeus esperavam um Messias glorioso, rei poderoso. Mas Jesus é o Messias que deve ir até Jerusalém, sofrer para salvar. Deus é justo e encarrega Jesus de expiar o pecado da humanidade, depois vai ressuscitar.
Pedro reconhece que Jesus é o Messias, mas não aceita a paixão, quer que Jesus fique longe de Jerusalém onde está correndo perigo de vida. Então, Jesus chama Pedro de satanás, o tentador, porque tenta afastá-lo de seu caminho Redentor. Pedro está pensando como os judeus, não como Deus que é misericordioso e quer salvar. Os homens só querem sucesso e felicidade sem renúncia pessoal.
O Senhor nos convida a tomarmos nossa cruz, que consiste em recomeçar cada dia a caminhada da existência, levando nos ombros as nossas fraquezas e estendendo a mão de bom samaritano àqueles que precisam de nossa ajuda fraterna.
Por causa do pecado, nossa natureza humana está corrompida, e não pode participar da glória de Deus. Jesus ensina a seus discípulos que é necessário renunciar a seus gostos, à suas vontades pessoais. É necessário corrigir os próprios defeitos, tomar a própria cruz. Quem quiser salvar sua vida neste mundo, perderá a vida eterna. Quem aceitar perder coisas neste mundo por causa de Cristo, salva a vida eterna. A cruz é suportar os sacrifícios da vida cristã.
3º ORAR: Deus escuta não as palavras, mas o desejo do coração.
Jesus, junto com Pedro proclamo que você é o nosso Salvador, e quero seguir você, mas tomar a cruz é uma renúncia sempre dolorosa. Você nos deu o exemplo através da sua renúncia nesta vida. Peço a força de seu Espírito Santo. Que possamos seguir você como discípulos, e renunciar a todas as nossas inclinações contrárias à vontade de Deus.
4º CONTEMPLAR: O que mais tocou meu coração?
As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo. Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento
Sexta feira 10 de setembro, às 19h, o Papa foi à Basílica de Santa Maria Maior para rezar: um ato de entrega que precede sempre a partida do Papa para suas viagens ao exterior.
Este momento de oração foi em preparação para a peregrinação que começa domingo, 12 de setembro, e termina na quarta-feira 15 de setembro.
Pe. Giovanni Pontarolo