LEITURA ORANTE – 17/08/2021

20 comum terça

Mt 19,23-30

O apego às riquezas impede entrar no Reino de Deus; promessa do cêntuplo.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER: Escuta a Palavra de Deus!

23 Jesus disse então aos seus discípulos: Em verdade vos declaro: é difícil para um rico entrar no Reino dos céus! 24 Eu vos repito: é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.* 25 A estas palavras seus discípulos, pasmados, perguntaram: Quem poderá então salvar-se? 26 Jesus olhou para eles e disse: Aos homens isto é impossível, mas a Deus tudo é possível. 27 Pedro então, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que deixamos tudo para te seguir. Que haverá então para nós? 28 Respondeu Jesus: Em verdade vos declaro: no dia da renovação do mundo, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da glória, vós, que me haveis seguido, estareis sentados em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29 E todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna. 30 Muitos dos primeiros serão os últimos e muitos dos últimos serão os primeiros.

2º MEDITAR: Refletir sobre esta Palavra

Jesus chamou o jovem, que não teve coragem para deixar tudo e seguir Jesus. Jesus continua chamando muitos, e fica triste vendo que eles não aceitam o dom da vocação missionária.

Rico é pessoa que está apegada àquilo que tem e não pensa nos outros. Não se salva porque confia mais nos bens do que em Deus. Só Deus pode salvar. Como Deus poderá salvar uma pessoa apegada a seus bens? Fazendo com que ele se desapegue, permitindo sofrimento, permitindo doença, fracasso nos negócios, e assim a pessoa, vendo a sua nulidade, poderá se converter e se apoiar em Deus. O mais difícil é desapegar-se do próprio orgulho: só eu tenho razão e não me dobro aos outros;

Os discípulos que acompanham Jesus estão começando a formar a nova família, os filhos que confiam na generosidade do Pai do Céu. Eles aprenderam diretamente de Jesus o modo de viver o amor do Reino de Deus, e são o exemplo para a formação dos discípulos. Eles serão modelo no julgamento final. Os discípulos se desapegaram de tudo para seguir Jesus e se dedicar ao próximo. O que eles terão? Terão nessa vida cem vezes mais junto com as perseguições. A sua família será a família de Jesus, que é maior do que uma família humana.

Os últimos deste mundo serão primeiros no Reino de Deus porque neste mundo se desprenderam e entregaram tudo. Quando o Filho do homem vier na sua glória, então os discípulos terão a única coisa necessária. O Pai vai preencher todo o seu desejo, e será felicidade completa.

3º ORAR: Dialogar com Deus

Jesus, você sabe que é difícil desapegar-se do próprio conforto. Você mesmo disse que isto é impossível aos homens, mas a Deus tudo é possível. Você é o dom maior. Peço o dom da generosidade, que o Espírito Santo me dê a coragem de me doar aos meus irmãos que estão necessitando de minha atenção e meus serviços.

4º CONTEMPLAR: O que mais tocou meu coração?

As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo. Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

Neste Sábado um forte terremoto foi sentido em Haiti. Domingo, Na hora do Angelus, Papa Francisco disse:

“Nas horas passadas, verificou-se um forte terremoto no Haiti, causando inúmeros mortos, feridos e grandes danos materiais. Gostaria de expressar minha proximidade àquelas queridas populações que foram duramente atingidas pelo terremoto. Ao elevar minhas orações ao Senhor pelas vítimas, dirijo minha palavra de encorajamento aos sobreviventes, na esperança de que a comunidade internacional demonstre um interesse comum por elas e que a solidariedade de todos possa aliviar as consequências da tragédia. Rezemos juntos a Nossa Senhora pelo Haiti: Ave Maria….” e todo mundo rezou junto.

Pe. Giovanni Pontarolo