LEITURA ORANTE – 10/08/2021

10 de agosto

SÃO LOURENÇO, DIÁCONO E MÁRTIR

Festa

São Lourenço era diácono da Igreja de Roma. O Papa Sisto II tinha encarregado este diácono de administrar o dinheiro da Igreja para o serviço de caridade aos pobres. No ano 258 o imperador Valeriano decretou perseguição contra os cristãos e a polícia do imperador prendeu o Papa com seus diáconos que foram condenados à morte.

A polícia do imperador prometeu a liberdade ao diácono Lourenço se ele lhes entregasse o dinheiro da Igreja. Mas ele distribuiu tudo aos pobres por ele qualificados como verdadeiros tesouros da Igreja. Por isso foi torturado e suportou intrepidamente atroz martírio assado vivo numa grelha. São Lourenço soube entregar a vida para poder estar com Jesus e confirmou sua fé com o martírio. Foi sepultado cemitério de Campo Verano na Via Tiburtina, onde Constantino edificou a basílica que tem o seu nome.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER: Escuta a Palavra de Deus!

Jo 12, 24-26

Quem ama sua vida, perdê-la-á

24 Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto. 25 Quem ama a sua vida, perdê-la-á; mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna. 26 Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.

2º MEDITAR: Refletir sobre esta Palavra

Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Na última semana antes da Paixão e Ressurreição, Jesus entra em Jerusalém aclamado como “o Messias”, está no Templo de Jerusalém anunciando o Reino de Deus. Havia alguns gregos entre os que subiram para adorar durante a festa e pedem aos discípulos André e Felipe para conhecer o Mestre. Então Jesus se apresenta comparando-se à semente de trigo: Se o grão de trigo, caído na terra, não morrer, fica só; se morrer, produz muito fruto. Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Quando Jesus foi glorificado? É glorificado na hora de sua cruz. Porque sua morte é para Ele uma glória? Jesus sente-se perturbado em enfrentar a sua hora suprema, mas aceita tudo para glorificar o Pai salvando a humanidade. O Pai é glorificado pela vida de Jesus, e será glorificado ainda mais pela sua doação total até a cruz. Também Jesus é glorificado pelo Pai na ressurreição e porque leva todos os homens no seu caminho de glorificação do Pai.

A vida é um dom de Deus, é preciosa, mas o amor de Deus é o dom maior. Jesus fala de “perder a própria vida para salvá-la”, morrer para dar fruto, entregar a própria vida para que ela possa florescer em vida livre e eterna. O Messias só é encontrado pela fé de quem consegue entender os seus sinais. Entre estes sinais está a cruz. O cristão glorifica o Pai quando ama e obedece também no sofrimento. Por isso deve pedir o mesmo Espírito que levou Jesus a cumprir sua missão e sua entrega.

3º ORAR: Dialogar com Deus

Jesus, o Diácono Lourenço servia aos pobres da Igreja de Roma e preferiu a morte para não trair os pobres. Agradecemos o exemplo deste humilde e grande discípulo ao serviço do povo, e pedimos por todos os diáconos que servem o povo na Igreja. Também pedimos por nossos funcionários públicos, especialmente por aqueles que se esforçam de serem honestos no serviço ao povo. E que nas próximas eleições sejamos mais prudentes escolhendo políticos que já demonstraram honestidade e serviço generoso para o bem comum.

4º CONTEMPLAR: O que mais tocou meu coração?

As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo. Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

A Semana Nacional da Família começou oficialmente para os fiéis brasileiros no sábado dia 7 de agosto. Com o tema “A Alegria do Amor na Família”, as celebrações seguem até o próximo sábado dia 14.

“A família é prioridade no caminho missionário e na vida da Igreja. “Lá aprendemos que é bom servir e experimentamos a alegria de poder fazer o bem ao próximo. Esses aprendizados, que são permanentes quando bem vividos no ambiente familiar, repercutem na vida em sociedade. A família tem uma nobre missão: ser o lugar onde primeiro se experimenta essa verdade cristã. A vida ganha sentido quando se torna oferta”.

Pe. Giovanni Pontarolo

Leave a comment