LEITURA ORANTE – 03/08/2021
18 Comum Terça
Mt 14,22-36
Jesus caminha sobre a água; Pedro vacila.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER: Escuta a Palavra de Deus!
22 Logo depois, Jesus obrigou seus discípulos a entrar na barca e a passar antes dele para a outra margem, enquanto ele despedia a multidão. 23 Feito isso, subiu à montanha para orar na solidão. E, chegando a noite, estava lá sozinho. 24 Entretanto, já a boa distância da margem, a barca era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25 Pela quarta vigília da noite, Jesus veio a eles, caminhando sobre o mar.* 26 Quando os discípulos o perceberam caminhando sobre as águas, ficaram com medo: É um fantasma! disseram eles, soltando gritos de terror. 27 Mas Jesus logo lhes disse: Tranquilizai-vos, sou eu. Não tenhais medo! 28 Pedro tomou a palavra e falou: Senhor, se és tu, manda-me ir sobre as águas até junto de ti! 29 Ele disse-lhe: Vem! Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. 30 Mas, redobrando a violência do vento, teve medo e, começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me! 31 No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste? 32 Apenas tinham subido para a barca, o vento cessou. 33 Então aqueles que estavam na barca prostraram-se diante dele e disseram: Tu és verdadeiramente o Filho de Deus. 34 E, tendo atravessado, chegaram a Genesaré. 35 As pessoas do lugar o reconheceram e mandaram anunciar por todos os arredores. Apresentaram-lhe, então, todos os doentes, 36 rogando-lhe que ao menos deixasse tocar na orla de sua veste. E, todos aqueles que nele tocaram, foram curados.
2º MEDITAR: Refletir sobre esta Palavra
Jesus obrigou seus discípulos a entrar na barca e a passar antes dele para a outra margem, depois subiu à montanha para orar na solidão.
A barca era agitada pelas ondas. Os discípulos estão com medo de afundar, Temos medo porque nos sentimos sozinhos numa situação em que não temos forças para superar. A fé prova-se nas dificuldades, quando falta todo apoio material e humano, só Deus é nosso apoio, Jesus está perto, não nos abandona nunca: Ele nos fortifica.
29 Ele disse-lhe: Vem! Pedro saiu da barca e caminhava sobre as águas ao encontro de Jesus. Há momentos em que a gente tem que fechar os olhos e saltar no vazio apoiados apenas na fé, confiando que o Cristo estará preparado para nos segurar. 31 No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e lhe disse: Homem de pouca fé, por que duvidaste?”. Ter fé é confiar no poder de Cristo, saber que ele nos ama e é poderoso. Como fortificar nossa fé? A oração é importante: lembrar tudo o que Deus já fez e está fazendo em nossa vida. Assim nos preparamos a reconhecer que Ele está perto também nos momentos de tempestade. Ele é Amor que nos ampara e fortifica, ao mesmo tempo que acreditamos em Jesus, vamos também experimentando o seu poder. 33 Então aqueles que estavam na barca prostraram-se diante dele. Costumamos esquecer facilmente as graças recebidas. A fé é lembrar a ação de Deus em nossa vida e na vida dos outros e agradecer. 35 As pessoas do lugar o reconheceram e mandaram anunciar por todos os arredores. Apresentaram-lhe, então, todos os doentes, É importante reconhecer a presença de Deus que nos salva. Muitos salmos pedem a ajuda de Deus no perigo, e já prometem o agradecimento público “na grande Assembleia”, ou “na praça que está nas portas da cidade”. Este testemunho é uma evangelização muito concreta e eficaz na evangelização.
Quem é Jesus?
Na multiplicação dos pães e na salvação dos discípulos ele mostra que é: Ele é o Messias Salvador, convida a multidão que está com fome lhe oferece com fartura o pão. Ele está sobre o monte em íntima comunhão com o Pai. Ele é o Filho de Deus, Senhor da natureza, e salva os discípulos nas tempestades da vida. Ele nos ensina a ter fé e confiar em Deus que nos salva nas tempestades da vida e nos cura de nossas doenças.
A vida é um mar agitado pelas tempestades e cada um de nós fica vacilando, grita pedindo que Deus tire logo do sufoco. Devemos confiar que ele nunca permitirá sejamos provados acima de nossas forças. O importante é que nos altos e baixos da vida não esqueçamos que Jesus está sempre ao nosso lado, sempre pronto a nos acolher quando, depois de termos fraquejado, voltamos a ele. Cristo não se espanta com isso, ele nos conhece muito bem. Também na fé iremos crescendo aos poucos.
3º ORAR: Dialogar com Deus
Deus está perto, é amor todo-poderoso. Mas estamos sujeitos a esses altos e baixos como os seus discípulos. Há momentos em que nossa vida parece um mar agitado pelas tempestades, tudo parece duvidoso. E quando não conseguimos superar, toda a nossa fé parece desaparecer. As demoras de Deus fazem vacilar nossa fé. Pedimos que você diga também para nós: “Coragem, sou eu, não tenhais medo”, e se continuar a perturbação, estende a sua mão poderosa para nos segurar.
4º CONTEMPLAR: O que mais tocou meu coração?
As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo. Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento
Pe. Giovanni Pontarolo