LEITURA ORANTE – 27/07/2021

17 Comum Terça f.=

Mt 13,36-43

Explicação da parábola do trigo e do joio.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER: Escuta a Palavra de Deus!

36 Então despediu a multidão. Em seguida, entrou de novo na casa e seus discípulos agruparam-se ao redor dele para perguntar-lhe: Explica-nos a parábola do joio no campo. 37 Jesus respondeu: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38 O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno. 39 O inimigo, que o semeia, é o demônio. A colheita é o fim do mundo. Os ceifadores são os anjos. 40 E assim como se recolhe o joio para jogá-lo no fogo, assim será no fim do mundo. 41 O Filho do Homem enviará seus anjos, que retirarão de seu Reino todos os escândalos e todos os que fazem o mal 42 e os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes. 43 Então, no Reino de seu Pai, os justos resplandecerão como o sol. Aquele que tem ouvidos, ouça.

2º MEDITAR: Refletir sobre esta Palavra

Explica-nos a parábola do joio no campo. Jesus nos ensina que ele trouxe o Reino de Deus entre nós: já é uma realidade presente entre os homens. Os que seguem Jesus são como a semente que produz os bons frutos. Infelizmente neste mundo está presente também uma realidade perversa: o maligno, o diabo que semeia a má semente prometendo felicidade fácil, e muitos se deixam ilidir

Jesus vê a situação nesta sociedade, em que o trigo e o joio crescem juntos, e até estão dentro de cada um de nós. Ensina-nos a ter a paciência de Deus, esperando que cada um arranque de si mesmo o joio, os espinhos que sufocam a semente, e faça crescer o trigo. Deus não gosta do mal, mas permite a provação dos bons para provar a fé deles, e também dá nova chance aos maus para se arrependerem. Nós somos tentados de nos fazer de juízes agora no lugar de Deus. Nós não somos anjos, e nossa inclinação é de arrancar quem nos incomoda e prejudica.

A alegria de Deus é salvar, perdoar. Agora Deus está mais interessado em fazer que todos cultivem o trigo, do que em queimar o joio. Deixemos o julgamento para Deus. Então ele vai ser mais justo e misericordioso que nós. A colheita é o fim do mundo. No fim dos tempos será a vez da justiça. Os ceifadores são os anjos. Só os anjos veem claramente o trigo e o joio. O Filho do homem enviará seus anjos que retirarão de seu Reino todos os que fazem o mal e os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes.

Então, no Reino de seu Pai, os justos resplandecerão como o sol. Agora vivemos na fé como filhos de Deus, no meio das dificuldades desta vida terrena, mas quando o amor de Deus for derramado totalmente em nós, participaremos da felicidade divina. Aquele que tem ouvidos, ouça. Que Deus nos conserve nesta esperança.

3º ORAR: Dialogar com Deus

Senhor Jesus, você vê dentro do coração humano, e sabe da luta que se trava entre o bem e o mal, dentro de nós mesmos, em nossas famílias, na sociedade. Desejamos o bem, mas também sentimos nossas fraquezas e falhas. Nós pedimos que o seu Espírito Santo nos ilumine, e que saibamos discernir onde está o bem e onde está o mal. Também pedimos um coração cheio de misericórdia para não condenar quem faz o mal, mas desejar sua salvação.

4º CONTEMPLAR: O que mais tocou meu coração?

As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo. Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

Pe. Giovanni Pontarolo