LEITURA ORANTE 24/07/2021
16 Comum Sábado
Mt 13,24-30
Parábola do trigo e joio.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER: Escuta a Palavra de Deus!
24 Jesus propôs-lhes outra parábola: O Reino dos céus é semelhante a um homem que tinha semeado boa semente em seu campo. 25 Na hora, porém, em que os homens repousavam, veio o seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e partiu. 26 O trigo cresceu e deu fruto, mas apareceu também o joio. 27 Os servidores do pai de família vieram e disseram-lhe: – Senhor, não semeaste bom trigo em teu campo? Donde vem, pois, o joio? 28 Disse-lhes ele: – Foi um inimigo que fez isto! Replicaram-lhe: – Queres que vamos e o arranquemos? 29 – Não, disse ele; arrancando o joio, arriscais a tirar também o trigo. 30 Deixai-os crescer juntos até a colheita. No tempo da colheita, direi aos ceifadores: arrancai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar. Recolhei depois o trigo no meu celeiro.
2º MEDITAR: Refletir sobre esta Palavra
O Reino dos céus é semelhante a um homem que tinha semeado boa semente em seu campo. O Messias já veio. A história da humanidade não é mais a mesma desde que Jesus colocou seu amor neste mundo. Então porque o Reino ainda não se instalou definitivamente? O trigo é bom, quem acolhe a Palavra de Deus produz bons frutos. O bem não produz maus frutos, o mal é produzido pela semente má.
Donde vem, pois, o joio? Jesus explica este mistério: O maligno quer usurpar a autoridade de Deus no mundo, há poderes ligados ao mal, empenhados em malograr a boa colheita, se aproveitam dos momentos de descuido daqueles que deviam ficar vigiando. Isso se deve a uma sabotagem feita pelo Maligno que está agindo através dos falsos profetas, ou falsos discípulos. Infelizmente temos a tendência de criticar e condenar os outros. Muitos grupos tem a tendência de expulsar quem não segue o regulamento do grupo, como se neste mundo fosse possível conservar-se puros de toda falha e pecado.
Deixai-os crescer juntos até a colheita. Não cabe aos homens fazer a separação entre bons e maus, pois só Deus pode fazer o julgamento do que está no coração das pessoas. Deus é amor exigente, mas também é paciente. Ele tolera o sofrimento provocado pela convivência entre bons e maus. Este tempo de convivência e de espera é uma provação em que o trigo pode se purificar, mas também é tempo para a conversão em que muito joio pode se converter em trigo bom, por isso Jesus tinha misericórdia para os pecadores públicos.
No julgamento escatológico os anjos farão a separação definitiva entre bons e maus.
3º ORAR: Dialogar com Deus
Jesus, é fácil criticar as falhas dos outros, porém o que eu devo fazer é examinar a mim mesmo: o que cresce mais em mim, o trigo ou o joio? Agora o Pai tem paciência conosco e não condena porque quer salvar. Eu quero agora me corrigir de minhas falhas, porque agora é o tempo da misericórdia de Deus.
4º CONTEMPLAR: O que mais tocou meu coração?
As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo. Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento
O Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a ser celebrado no quarto domingo do mês de julho. O lema “Eu estou contigo todos os dias” (cf. Mt 28,20).
O sentido desta data é tomar consciência que o Senhor de todas as idades, está sempre conosco, especialmente nos momentos atuais de isolamento e riscos de vida. O Anjo de Deus terá um rosto de um filho, de um neto, de um vizinho ou mesmo da pastoral dos idosos, que virá para escutar e socorrer nossas necessidades.
Os idosos são destinatários privilegiados do nosso amor e solicitude. Os idosos são também portadores de um testemunho de vida e de uma missão. São os depositários da Aliança entre as gerações, nossas raízes e nossa memória viva, sem a qual não seríamos livres e não teríamos futuro.
Pe. Giovanni Pontarolo