LEITURA ORANTE – 19/07/2021

16 Comum Segunda

Mt 12,38-42

O “sinal” do profeta Jonas.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER: Escuta a Palavra de Deus!

38 Então alguns escribas e fariseus tomaram a palavra: Mestre, quiséramos ver-te fazer um milagre. 39 Respondeu-lhes Jesus: Esta geração adúltera e perversa pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal do que aquele do profeta Jonas: 40 do mesmo modo que Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe, assim o Filho do Homem ficará três dias e três noites no seio da terra. 41 No dia do juízo, os ninivitas se levantarão com esta raça e a condenarão, porque fizeram penitência à voz de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas. 42 No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará com esta raça e a condenará, porque veio das extremidades da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Ora, aqui está quem é mais do que Salomão.

2º MEDITAR: Refletir sobre esta Palavra

O milagre é um sinal especial do carinho de Deus. Na frente de um milagre alguns agradecem, outros ficam indiferentes. Jesus operou muitos sinais para comprovar sua missão: graças de cura e libertação do poder maligno. Escribas e fariseus não aceitam os seus ensinamentos que são diferentes dos ensinamentos deles. Não querem converter-se, e como desculpa pedem sinais milagrosos, coisas extraordinárias. Jesus chama de geração perversa porque eles não valorizam as obras de Deus, não acolhem Jesus do jeito simples com que ele se manifesta, mas querem somente criticar e condenar. Porque eles não tem intenção de converter-se e orientar a própria vida para Deus.

Do mesmo modo que Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe, assim o Filho do Homem ficará três dias e três noites no seio da terra. O livro de Jonas narra um fato significativo: Nínive era a capital de um império poderoso, uma grande cidade cheia de corrupção. Deus enviou o profeta Jonas pregar a conversão, mas este profeta desobedeceu, embarcou num navio para fugir. Numa tempestade foi jogado no mar, engolido por um grande peixe que em três dias o levou de volta para Nínive. Quando chegou lá, Jonas pregou a penitência os ninivitas se converteram. Então Jesus promete o grande sinal que será a sua morte e sepultamento até o terceiro dia, seguida pela ressurreição. “Naquele dia então, quem tiver disposição poderá crer”.

41 No dia do juízo, os ninivitas se levantarão com esta raça e a condenarão, porque fizeram penitência à voz de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas. Jesus ressuscitou no terceiro dia, mas também depois da ressurreição a maioria dos judeus não quis acreditar nas palavras dos apóstolos que o tinham visto ressuscitado. Pegaram os apóstolos, os colocaram na cadeia e bateram neles, os proibindo de falar de Jesus ressuscitado.

Quantos procuram igrejas onde dizem que acontecem milagres, mas parece um show, e na realidade não procuram conversão ao amor de Deus. Haverá julgamento severo para aqueles que recusam a palavra de Deus e se deixam levar pelas próprias curiosidades e paixões. Eles são piores do que os ninivitas que se converteram à pregação de Jonas.

3º Orar: adorar, agradecer, pedir perdão a Jesus

Jesus, ajuda-nos a ser humildes para enxergar e agradecer todos os sinais de amor que o Pai do céu nos oferece todo dia. Ajuda-nos também a ter uma fé humilde para pedir suas graças para socorrer-nos em nossas fraquezas. Também pedimos perdão pelas vezes em que conversamos sobre milagres movidos pela curiosidade.

4º CONTEMPLAR: O que mais tocou meu coração?

As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo. Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

Agradecemos as muitas graças que recebemos da bondade de Deus?

Pe. Giovanni Pontarolo

O desejo dos Pais

Quando se tem notícia que uma criança está sendo gerada no ventre de uma mãe, os pais já se alegram por demais, visto que, uma vida fora concebida por Deus, mas com uma colaboração humana, e a isso, costumamos dizer que é uma bênção divina. Essa bênção nunca termina, pois os filhos são a alegria dos pais, em qualquer circunstância.

Mas os pais, tomados de amor por aquilo que geraram, esperam que seus filhos tenham a mais completa felicidade, e para isso, esperam que os filhos não tropecem nos obstáculos da vida, e se por acaso ocorrer um tropeço, que superem – no com inteligência e sensatez, que não fiquem perdendo tempo com lamentações ou desânimo para com a vida.

Os pais lembram-se dos tropeços que sofreram e alertam seus filhos quanto aos perigos, esperando que eles os ouçam e consequentemente comecem a trilhar um caminho que seja o mais perfeito possível, esperam de seus filhos a humildade, o caráter, o amor ao próximo, a mansidão, a dedicação nos estudos e no trabalho, para que possam alcançar o pico mais alto da sua própria felicidade. Isso é o desejo dos pais. E ver os filhos felizes é a felicidade dos pais.

Carlos Roberto Pimenta