15 Comum Sábado
Mt 12,14-21
Curas numerosas; Jesus realiza as escrituras.
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER: Escuta a Palavra de Deus!
14 Os fariseus saíram dali e deliberaram sobre os meios de o matar. 15 Jesus soube disso e afastou-se daquele lugar. Uma grande multidão o seguiu, e ele curou todos os seus doentes. 16 Proibia-lhes formalmente falar disso, 17 para que se cumprisse o anunciado pelo profeta Isaías: 18 Eis o meu servo a quem escolhi, meu bem-amado em quem minha alma pôs toda sua a afeição. Farei repousar sobre ele o meu Espírito e ele anunciará a justiça aos pagãos. 19 Ele não disputará, não elevará sua voz; ninguém ouvirá sua voz nas praças públicas. 20 Não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega, até que faça triunfar a justiça. 21 Em seu nome as nações pagãs porão sua esperança (Is 42,1-4).
2º MEDITAR: Refletir sobre esta Palavra
Jesus não segue os ditames do Sinédrio e dos fariseus e cura em dia de sábado. Isso incomoda as autoridades, portanto eles fazem um plano pra matá-lo. Jesus é manso e humilde, ameaçado de morte, se retira para outro lugar e continua evangelizando e curando os doentes, porque ele quer fazer o bem aos homens.
17 para que se cumprisse o anunciado pelo profeta Isaías: 18 Eis o meu servo a quem escolhi, meu bem-amado em quem minha alma pôs toda sua a afeição. Farei repousar sobre ele o meu Espírito e ele anunciará a justiça aos pagãos. Quinhentos anos antes do nascimento de Jesus, o profeta Isaias teve a visão do “Servo de Deus” que tem a tarefa de anunciar no meio do povo a vontade de Deus, não com a violência contra os transgressores, mas com a mansidão e a perseverança esperando a conversão. Jesus realiza as escrituras, as profecias de Isaías sobre o Servo de Deus, que oferece sua vida para a salvação do povo.
No anúncio do Reino de Deus Jesus não procura sucesso, nem se defende das ameaças, mas confia no poder do Espírito, que toca no interior do coração leva as pessoas a se conscientizar e se converter.
Também hoje em muitas nações os cristãos são perseguidos, quantos matam pensando em agradar a Deus. A verdade é que eles são orgulhosos, querem dominar e não toleram alguém que pense diferente deles. Hoje os discípulos continuam com mansidão anunciar o Reino de Deus neste mundo pagão: a Igreja é o Povo de Deus que na perseguição mostra o amor gratuito de Deus.
3º ORAR: Dialogar com Deus
Jesus, você é o Servo de Deus anunciado pelo profeta Isaias, tem compaixão do povo que sofre a doença e o abandono, você cura e anuncia o amor do Pai. Encontra dificuldades, mas não desanima e segue o caminho traçado pelo Pai. Os fariseus viam os milagres, mas não se convertiam, e ficavam teimando em seu orgulho. Ajuda-nos a confiar na ação do Espírito Santo que na humildade encontra os caminhos para tocar o coração das pessoas.
4º CONTEMPLAR: O que mais tocou meu coração?
As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo. Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento
Pe. Giovanni Pontarolo