Crisma na paróquia de São Rafael

Jesus disse de novo para eles: “A Paz esteja com vocês. Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.” Tendo falado isso, Jesus soprou sobre eles, dizendo: “Recebam o Espírito Santo!” (Jo 20, 21-22).

O texto narra a aparição de Jesus aos discípulos após sua ressurreição; eles passavam por momentos de angústia, medo e perseguição. Jesus sopra sobre eles o Espírito Santo, dando-lhes força e coragem para cumprirem a missão. Esse mesmo Espírito Santo age hoje em nós. Primeiro pelo Batismo, onde os pais se comprometem a participação na Comunidade, e os padrinhos a ajudar o afilhado a viver sua fé cristã, com palavras e exemplos de vida. Com o amadurecimento da nossa fé, com participação da comunidade, da Eucaristia, recebemos o sacramento do Crisma. Agora somos nós que assumimos esse compromisso, esse propósito de viver segundo os mandamentos de Deus, ensinados por Jesus.

No início desse mês de julho, 53 catequizados da nossa Paróquia, São Rafael, receberam o sacramento do Crisma, num momento de profunda fé, pelo nosso Arcebispo Dom Geremias, Juntamente com Pároco Padre Gabriel, Padre Regan, padre João Giomo e padre Carlos. Vinte e dois receberam no dia 04, dia em que festejamos São Pedro e São Paulo, os pilares da nossa Igreja. Dia da Igreja, em que Jesus nos questiona: “E vocês quem dizem que eu sou? Os demais receberam na celebração do dia 11, dia em que celebramos São Bento, grande exemplo de fé, cujo lema era oração e trabalho. Que nossos adolescentes agora, ungidos com óleo Santo, “o bom perfume de Jesus”, se tornem verdadeiramente discípulos e missionários.

Marly Teixeira Moreira

LEITURA ORANTE – 14/07/2021

15 Comum Quarta f.

Mt 11,25-27

O Evangelho revelado aos pequeninos.

ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus

1º LER: Escuta a Palavra de Deus!

25 Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. 26 Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado. 27 Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo.

2º MEDITAR: Refletir sobre esta Palavra

Jesus enviou 12 discípulos com a missão de anunciar o Reino do amor de Deus. Eles voltam alegres pelos resultados: os mais pequenos da sociedade acolhem o Evangelho, recebem curas e são libertados da opressão do demônio. A sabedoria para compreender as coisas de Deus é dada somente aos pequenos, pobres que tem coração livre do orgulho e aberto à manifestação do carinho de Deus.

Os sábios, os intelectuais, os poderosos não acolhem a manifestação de Deus porque estão cheios de si mesmos, fechados em seu orgulho de superioridade.

Jesus, manso e humilde de coração, exulta de alegria e louva ao Pai porque as pessoas simples, que este mundo considera sem valor, são aqueles que acolhem a revelação de Deus. O pequeno não apresenta exigências, reconhece suas necessidades e pede para quem pode atender. O pequeno acolhe de coração aberto e também sabe agradecer e colaborar.

Na sua evangelização Jesus transmite a sua experiência de convivência com o Pai. Deus Pai é simples, é puro amor. Deus Pai se entrega totalmente a Jesus manso e humilde de coração. Não é só palavras ou conhecimento intelectual, mas é convivência de amor. É bonito ficar contemplando Jesus em oração: “Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra”. Jesus se alegra e louva ao Pai que se revela aos pequenos.

3º ORAR: Dialogar com Deus

Senhor Jesus, queremos participar da sua união íntima com o Pai, somos felizes porque estamos acolhendo a Boa notícia do Evangelho. Ensina-nos gostar de passar tempo em oração, para acolher o carinho que o Pai quer manifestar a nós.

4º CONTEMPLAR: O que mais tocou meu coração?

As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo. Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.

ORAÇÃO FINAL em agradecimento

Pe. Giovanni Pontarolo