LEITURA ORANTE – 05/07/2021
14 Comum Segunda
Mt 9,18-26
Jesus cura a emoroiça e ressuscita a filha de Jairo
ORAÇÃO INICIAL para sentir-se à presença de Deus
1º LER: Escuta a Palavra de Deus!
18 Falava ele ainda, quando se apresentou um chefe da sinagoga. Prostrou-se diante dele e lhe disse: Senhor, minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe-lhe as mãos e ela viverá.* 19 Jesus levantou-se e o foi seguindo com seus discípulos. 20 Ora, uma mulher atormentada por um fluxo de sangue, havia doze anos, aproximou-se dele por trás e tocou-lhe a orla do manto. 21 Dizia consigo: Se eu somente tocar na sua vestimenta, serei curada. 22 Jesus virou-se, viu-a e disse-lhe: Tem confiança, minha filha, tua fé te salvou. E a mulher ficou curada instantaneamente. 23 Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus os tocadores de flauta e uma multidão alvoroçada. Disse-lhes:* 24 Retirai-vos, porque a menina não está morta; ela dorme. Eles, porém, zombavam dele. 25 Tendo saído a multidão, ele entrou, tomou a menina pela mão e ela levantou-se. 26 Esta notícia espalhou-se por toda a região.
2º MEDITAR: Refletir sobre esta Palavra
Nem todos os chefes judeus estão contra Jesus. Este chefe da sinagoga vê Jesus como um grande profeta, pede pela vida da filha e Jesus atende.
A mulher a anos tem uma perda de sangue, é considerada impura e não pode ficar no meio do povo, mas tem tanta fé que não pede nada, só toca o manto de Jesus e fica curada. Jesus olha para a mulher curada e mostra que a fé dela não é só para a cura do corpo, mas para a salvação total: “Coragem minha filha, a tua fé te salvou”, não só te curou o corpo, mas te salvou porque teu coração está aberto à ação de Deus. Aqueles que rodeiam Jesus, o estão apertando por todos os lados, não tem fé, só curiosidade, e apesar da proximidade com Jesus não recebem nada.
Jesus chega à casa de Jairo lá estão os tocadores de flauta entoando cânticos fúnebres, cumprindo os ritos do velório. Há muita confusão e Jesus pede clima de fé para realizar as obras do amor do Pai. Para Jesus a morte física é como um sono; ele pode fazer voltar a esta vida terrena. A ressurreição final será bem superior porque será para a vida eterna. É comovente ver Jesus que pega a menina pela mão e a levanta para esta vida.
No dia a dia de nossa vida acontecem situações difíceis, até impossíveis para as forças humanas. Parecem obstáculos ou impedimentos, são precisamente as ocasiões em que devemos ter fé e coragem como Jairo e como esta mulher, nos apoiar totalmente em Deus, e ele vai manifestar sua presença.
3º Orar: adorar, agradecer, pedir perdão a Jesus Senhor Jesus você atende ao chefe da sinagoga que tem fé, mas elogia de modo particular a mulher e lhe anuncia que a fé dela não é só para a cura do corpo, mas para a salvação, a comunhão com o Pai. Doa-nos uma fé que mantenha viva a esperança na presença do Pai também nas situações mais difíceis. E quando recebemos você na Eucaristia, possamos ter uma fé semelhante à daquela mulher.
4º CONTEMPLAR: O que mais tocou meu coração? As palavras e a reflexão deixam lugar ao silêncio para olhar com amor a Deus e ao próximo. Contemplar com amor o que senti no coração durante este encontro com Deus.
No milagre eucarístico que aconteceu em Bolsena, Itália, a hóstia é transformada em carne do coração para significar o amor de Jesus por nós.
Na Sacramento da Eucaristia Jesus alimenta nossa vida no amor de Deus. Na Comunhão Jesus vem a nós para alimentar nossa união com ele. Ele disse: ”permanecei em mim e eu permanecerei em vós”.
ORAÇÃO FINAL em agradecimento
Pe. Giovanni Pontarolo