LEITURA ORANTE – 24/06/2021
NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA
Solenidade
Lc 1,57-68.80
Nascimento de João Batista: “Que virá a ser este menino?”
Oração: Vinde, Espírito Santo
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
57 Completando-se para Isabel o tempo de dar à luz, teve um filho. 58 Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe manifestara a sua misericórdia, e congratulavam-se com ela. 59 No oitavo dia, foram circuncidar o menino e o queriam chamar pelo nome de seu pai, Zacarias. 60 Mas sua mãe interveio: Não, disse ela, ele se chamará João. 61 Replicaram-lhe: Não há ninguém na tua família que se chame por este nome. 62 E perguntavam por acenos ao seu pai como queria que se chamasse. 63 Ele, pedindo uma tabuinha, escreveu nela as palavras: João é o seu nome. Todos ficaram pasmados. 64 E logo se lhe abriu a boca e soltou-se-lhe a língua e ele falou, bendizendo a Deus. 65 O temor apoderou-se de todos os seus vizinhos; o fato divulgou-se por todas as montanhas da Judéia. 66 Todos os que o ouviam conservavam-no no coração, dizendo: Que será este menino? Porque a mão do Senhor estava com ele. 80 O menino foi crescendo e fortificava-se em espírito, e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
A Igreja desde os primeiros tempos celebrou o nascimento de João Batista seis meses antes do Natal, celebrando o profeta que deu a vida para preparar o povo para Jesus. João Batista é o maior entre os profetas (Lc 7,26-28), é dito “o Precursor do Messias” porque apontou o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1,29.36). Sua vocação profética desde o ventre materno reveste-se se acontecimentos extraordinários, repletos de júbilo messiânico, que preparam o nascimento de Jesus (cf. Lc 1,14.58). O Espírito Santo santificou o Batista para melhor anunciar e preparar o Messias: esse é o seu carisma.
Quando o menino nasceu, os parentes se alegraram com o casal que finalmente podia apertar em seu colo um filho, o herdeiro da família. Mas não sabiam nada do misterioso plano de Deus a respeito do menino. Estavam ansiosos para escolher o nome da criança, indicando que seria o sucessor da família de Zacarias. Deus tinha outros planos, conhecidos apenas pelos pais do menino, que tinham mais sabedoria e fé no Espírito Santo. O seu nome é João: o nome indica que Deus é benévolo, e começa a salvar seu povo.
Zacarias sente a ação do Espírito que inspirava os profetas e louva a Deus. Em todo acontecimento, alegre ou triste, devemos louvar a ação salvadora de Deus em nosso favor, como fez Zacarias. Os parentes esperavam de Zacarias um filho herdeiro do Pai. Zacarias sabe que o filho não será o herdeiro continuador da sua família humana, mas será consagrado para cumprir uma missão superior, por isso louva a Deus.
João é o “último profeta do Antigo Testamento”, ele anuncia o Messias que foi longamente esperado pelos profetas e os humildes do Povo de Israel. Ele prepara o caminho para o Messias com a palavra, a vida, e o batismo de penitência que é a figura do Batismo segundo o Espírito. Sente-se feliz em diminuir e desaparecer na frente do povo, para que o Messias possa crescer. Essa é a grandeza da sua missão.
Todos os pais tem sonhos a respeito de seus filhos, mas louvem a Deus quando o filho tem uma vocação superior. São muitas as coisas que devem ser feitas para a salvação dos homens. Entre elas, precisamos aprender a esperar pela hora certa e reconhecer os sinais da vontade de Deus. Precisamos, mais ainda, vencer a tentação de querer “substituir” o Espírito Santo”.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Senhor Jesus, você elogiou o Batista como “o maior” entre os profetas do Antigo Testamento, mas acrescentou que “o menor no Reino de Deus” é ainda maior do que ele, porque é batizado no seu Espírito e recebe a missão de continuar neste mundo a ação salvadora de Jesus. Que seu Espírito não me deixe acomodado nos sacramentos recebidos, e que eu consiga discernir a necessidade que pede minha atividade em favor dos meus irmãos.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
Pe. Giovanni Pontarolo