12 Comum Quarta f.
Mt 7,15-20
Guardai-vos dos falsos profetas!
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Deus que instruístes os corações dos vossos fieis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
15 Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores. 16 Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinhos e figos dos abrolhos? 17 Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. 18 Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos. 19 Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo. 20 Pelos seus frutos os conhecereis.
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Guardai-vos dos falsos profetas, pelos seus frutos os conhecereis. Jesus prevê que sempre haverá pessoas interesseiras que enganam aos outros por orgulho, por ganância. Realmente vivemos em um mundo em que há muitas trapaças, muitas ilusões. Isso acontece não somente no mundo, mas também na comunidade da Igreja. Sempre aparecem pessoas que exploram a fé do povo, muitos cristãos simples são vítimas desses falsos profetas. Jesus ensina como saber distinguir o profeta de Deus e o falso profeta. Importante é olhar os frutos, as suas ações. É profeta de Deus se está fazendo as coisas do jeito de Jesus, por amor desinteressado. É falso profeta se está puxando as pessoas para seu lado, procurando vantagens próprias, querendo aparecer, disfarçar, mentir. É falso profeta quem não ama os outros, mas os julga e condena. É falso profeta quem não anuncia Jesus Cristo crucificado, para nos salvar, mas só fala em sucesso e bem estar.
19 Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo. Falsos profetas existiam também nas primeiras comunidades cristãs. Os Apóstolos São Paulo, São João em suas cartas esclarecem os cristãos e pedem a seus bispos para corrigi-los, e tirar da comunidade quem não se corrigir. Quem escandaliza a comunidade será cortado e merece o fogo do inferno. São Paulo nos ensina quais são os frutos da carne: o egoísmo, a luxúria, o orgulho, a falsidade. E quais são os frutos do Espírito: a paz, a alegria, a bondade e a generosidade.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Jesus, dá-me o discernimento para distinguir o que é segundo Deus e o que me afasta dele, que eu seja generoso no seguir as inspirações do espírito bom que me leva a servir aos irmãos com humildade. Senhor, que eu não seja falso profeta sendo relaxado na comunidade, ou pior fazendo os meus interesses.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou no sábado, 19 de junho, um dia de orações em memória dos 500 mil mortos pelo novo coronavírus, para manifestar solidariedade, esperança e consolo.
Com o mote de que “Toda vida importa“, as Igrejas também foram convocadas a repicarem seus sinos às 15h, como uma forma de manifestação e solidariedade e conforto às famílias impedidas de vivenciar o luto.
Pe. Giovanni Pontarolo