O papel dos catequistas na construção da igreja doméstica

Desde a vinda de Cristo tivemos os apóstolos para nos transmitir os ensinamentos Dele. Diante de tantos discípulos deixados, também tivemos vários dons recebidos por eles, dom da cura, dom das línguas, dom da profecia, e alguns ministérios como os da Palavra e da Eucaristia, foram também instituídos.

A catequese também tem seu lugar como ministério, para difundir a alegria do Evangelho de Jesus e o Amor do Pai em comunhão com o Espirito Santo. Quando assumimos esse ministério, sabemos o compromisso que temos com a comunidade, com a Igreja, e acima de tudo com o compartilhar a Palavra de Deus.

Quando saímos em missão para evangelizar em nossa comunidade, é como dizer sim a Deus, e um sim também a quem tem sede de conhecer a Boa Nova na mensagem de Jesus Cristo, com isso podemos possibilitar que essa sede seja saciada através da descoberta da própria vocação pessoal, dando assim uma direção, um sentido à vida cristã, tendo o Cristo como modelo a ser seguido.

O dom de dividir o conhecimento da Palavra, faz parte da aceitação do chamado de Jesus para sermos seus discípulos. Como catequistas nós proclamamos nossa fé e testemunhamos a Boa Nova com histórias de nossa própria vida, tentando assim preparar os catecúmenos para a vida cristã em comunidade. Esse processo de transmissão da Palavra tem sentido de mão dupla, porque ao mesmo tempo em que ensinamos, também aprendemos, e essa é outra graça que a Catequese nos concede quando nos dispomos por inteiro em assumir a missão que Cristo nos confiou.

E é com esperança sempre renovada, que acreditamos que a cada Igreja doméstica fundada pela ação de nossos catecúmenos, nossa partilha da Palavra tenha sido frutífera e cheia do vigor que precisamos para transformar nossa realidade, na realidade que Cristo anunciou.

– Sandra Mara de Souza

Leave a comment