11 Comum Sexta f.
Mt 6,19-23
Tesouro do céu; olho são.
Oração invocando: Vinde, Espírito Santo
Leitura: para entender o que o Espírito diz à Igreja.
19 Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. 20 Ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem as traças nem a ferrugem não os consomem, e os ladrões não furtam nem roubam. 21 Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração. 22 O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado. 23 Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas!
Meditação: refletir sobre esta palavra para ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo.
Nesta vida terrena tudo muda, tudo é transitório. As riquezas deste mundo ficam aqui. Elas podem nos dar conforto, segurança material, mas quando estes bens materiais se tornam grande atração, obscurecem o sentido de Deus e se tornam fonte de preocupação e geram competição egoísta e orgulho. Quem se apoia nos bens terrenos liga a ele seu coração, viverá preocupado e perderá a paz, perderá o Reino de Deus. O coração deve preocupar-se com o tesouro do céu. Quem se apoia em Deus, considera tudo na luz de Deus, então o olhar da pessoa generosa é límpido, luminoso. Deus é o nosso tesouro, a caridade entre nós nunca passa porque vem de Deus. Quem se apoia nos bens terrenos liga a eles seu coração, viverá preocupado e perderá a paz, perderá o Reino de Deus: O olhar da pessoa mesquinha é escuro, mau porque cheio de egoísmo, orgulho, ressentimentos.
Os pais justamente se preocupam para dar estabilidade e segurança à própria família. Porém a segurança mais importante não está em acumular muitos bens, mas está no amor que liga pais e filhos, e na Providência de Deus que nos ajudará a ter o pão nosso de cada dia.
Oração: é a minha resposta a Deus é louvor e adoração, é intercessão e ação de graças.
Jesus, você até os trinta anos viveu na família ajudando a ganhar o pão de cada dia. Mas seu coração estava preocupado com “as coisas do Pai do céu”. Ensina-nos a trabalhar confiando na providência divina, porque a segurança está no tesouro que Deus guarda para nós no céu. Que nossa amizade com Deus nunca seja obscurecida pela procura da prosperidade.
Contemplação: perceber a ação do Espírito nos fatos, nas pessoas, nas criaturas, no mundo, e participar da construção do mundo segundo Deus.
Oração final:
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me. Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, ouvi-me. Dentro de vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de vós. Do espírito maligno defendei-me. Na hora da morte, chamai-me, e mandai-me ir para Vós, para que com todos os santos vos louve. Por todos os séculos dos séculos. Amém.
Pe. Giovanni Pontarolo